2016-10-17

O autismo em imagens

Sara Correia acompanhou João Carlos da Costa, O Menino de Deus, durante um ano.

Partilhar:

No dia 19 de outubro, às 22:00, é inaugurada no Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural (Porto), a exposição fotográfica A Minha Voz, da autoria de Sara Correia.


Durante um ano, a fotógrafa acompanhou a vida de João Carlos da Costa e foi testemunha da sua vontade, da sua escrita e dos seus pensamentos. Dessa vivência surgiu este projeto, que reúne 16 fotografias, com o objetivo último de dar voz à problemática do autismo.

João Carlos da Costa tem agora 20 anos e foi diagnosticado com autismo aos 3. Para surpresa de familiares e terapeutas, comunica recorrendo à escrita, sempre com papel e lápis, com a ajuda da mãe que lhe ampara o braço. Em 2014 publicou, pela Porto Editora, o livro O Menino de Deus.

A exposição estará patente no Maus Hábitos até dia 13 de novembro.

SOBRE JOÃO CARLOS DA COSTA

Eu sou o João Carlos da Costa, nasci a 6 de março de 1996 e quero que o mundo olhe o outro com amor. Vivo na Maia e frequento o ensino secundário. Sofro da problemática do autismo mas os olhos veem e o coração sente.

Escrevo contos e textos sobre o autismo e o Universo. Tenho um texto publicado no blogue da Casa Fernando Pessoa.

Apesar do pouco que verbalizo, adoro escrever e quero dizer-vos que o mundo interior existe em cada um de nós e que o meu é tão rico quanto o vosso.


SOBRE O MENINO DE DEUS

Sinto que tenho de dizer ao mundo que, na verdade, os olhos veem, os ouvidos ouvem e o coração sente.


O João Carlos é um menino com autismo que, para surpresa de muitos, incluindo familiares e terapeutas, comunica recorrendo à escrita. Fá-lo sempre com papel e lápis, e com a ajuda da mãe que lhe ampara o braço. Se a escrita do João em si já é surpreendente, as suas palavras tornam-na ainda mais especial: dão a conhecer na primeira pessoa o que sente quem vive com autismo e transmitem uma mensagem de amor, luz e esperança. O Menino de Deus, o livro com que o João sempre sonhou, é mais uma vitória no caminho que quer percorrer: dar voz aos que como ele sofrem em silêncio e fazer com que a Humanidade desperte para um mundo melhor.

As palavras de amor que o João quer partilhar não deixarão ninguém indiferente.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK