O Grupo Porto Editora manifesta profunda tristeza e pesar pelo falecimento do autor António Mega Ferreira, tornado público pela Presidência da República através de uma nota do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Aos familiares, amigos e leitores enviamos os nossos sentidos pêsames.
António Mega Ferreira, escritor, gestor e jornalista, nasceu em Lisboa em 1949. Estudou Direito e Comunicação Social, foi jornalista no Jornal Novo, no Expresso, em O Jornal e na RTP, onde chefiou a redação da Informação do segundo canal. Foi chefe de redação do JL — Jornal de Letras, Artes e Ideias. Fundou as revistas Ler e Oceanos. Chefiou a candidatura de Lisboa à Expo’98, de que foi comissário executivo. Foi presidente da Parque Expo, do Oceanário de Lisboa e da Atlântico, Pavilhão Multiusos de Lisboa. S.A. De 2006 a 2012, presidiu à Fundação Centro Cultural de Belém. De 2013 a 2019, desempenhou as funções de diretor executivo da AMEC/Metropolitana. Tem cerca de 40 obras publicadas, entre ficção, ensaio, poesia e crónicas.
Crónicas italianas, o seu mais recente livro, editado em outubro de 2021 pela Sextante Editora, chancela do Grupo Porto Editora, venceu o Grande Prémio de Literatura de Viagens Maria Ondina Braga, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores (APE). Crónicas Italianas encerra o tríptico que integra os seus anteriores títulos: Roma, exercícios de reconhecimento e Itália, práticas de viagem. A obra já fora distinguida com o Prémio Roma-Lisboa, atribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional de Itália. Pela Sextante Editora, publicou ainda os livros Mais que mil Imagens, Hotel Lucarno, Cartas de Casanova e Macedo – Uma biografia da infâmia. Na Assírio & Alvim assinou obras como Fotobiografia de Teixeira de Pascoes, O Deserto Ocidental, Por D. Quixote, As Palavras Difíceis, Fazer pela Vida, O Tempo que nos Cabe, O Que Há-de Voltar a Passar, Retratos de Sombra, Amor, As Caixas Chinesas e A Expressão dos Afetos.
2022-12-26