2019-05-02

Maria Teresa Maia Gonzalez na Porto Editora

Os destrava-línguas de Lê lá, Lara! marcam a estreia da consagrada autora no catálogo.

Partilhar:

Hoje, dia 2 de maio, chega às livrarias de todo o país Lê lá, Lara! Destrava-línguas com a Natureza, o livro que marca a estreia de Maria Teresa Maia Gonzalez no catálogo da Porto Editora.


É uma das mais conceituadas autoras de literatura infantojuvenil, com dezenas de títulos nas recomendações do Plano Nacional de Leitura, e escreveu livros icónicos para várias gerações de leitores, como A lua de Joana ou ainda a série O Clube das Chaves, criada em coautoria com Maria do Rosário Pedreira.

Neste livro recomendado para os leitores mais jovens, Maria Teresa Maia Gonzalez constrói brincadeiras com a sonoridade e o sentido das palavras, incentivando um desafiante treino de leitura.

Uma divertida abordagem à linguagem poética, com muitas curiosidades sobre o mundo natural para descobrir.

SINOPSE

Neste livro, brincando com a sonoridade das palavras e com o seu sentido, Lara e as crianças são convidadas à leitura e a deixar-se encantar pela Natureza. A linguagem poética e o sentido de humor são as marcas destes textos, que constituem um desafio para os que ainda têm pouco treino de leitura e visam, também, proporcionar um exercício divertido, em casa e na escola.

A AUTORA

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Franceses e Ingleses – pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.

Da sua obra constam sobretudo romances juvenis, sendo também da sua autoria histórias infantis, fábulas, poesia, contos, crónicas, ficção para adultos e uma coleção juvenil de peças de teatro. São temáticas recorrentes nos seus livros os direitos das crianças e dos adolescentes, a espiritualidade e os problemas da adolescência, nomeadamente, a solidão, as perdas, a depressão, os conflitos familiares, as dependências químicas, a violência em meio escolar, a violência doméstica, a sexualidade e a afetividade.

Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio ALMA 2016, 2017, 2018 e 2019 (estas duas últimas nomeações foram feitas pelo próprio Júri Internacional do Prémio Alma). Foi a autora portuguesa nomeada para o Prémio Ibero-Americano de Literatura Infantojuvenil, em 2017.

Várias dezenas de títulos desta autora constam do Plano Nacional de Leitura.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK