2018-10-02

Luísa Ducla Soares conta Histórias com História

14 textos originais e divertidos para viajar pela História de Portugal.

Partilhar:

No dia 4 de outubro, véspera de um dos mais significativos episódios da História de Portugal, a Porto Editora faz chegar às livrarias o mais recente livro de Luísa Ducla Soares, Histórias com História.


Escrito por um dos mais importantes nomes da literatura infantil e juvenil em Portugal, este livro apresenta os principais episódios da História de Portugal lecionados em Estudo do Meio, sob um ponto de vista original e divertido.

A partir de 14 textos de diferentes tipologias – texto narrativo, dramático, poético, epistolar ou diarístico – Luísa Ducla Soares percorre oito séculos de História, com jovens de hoje e de outros tempos a serem “testemunhas” de eventos como O achamento do Brasil (numa peça em 3 atos), o Terramoto de 1755, o 25 de Abril de 1974 e também o Portugal no séc. XXI.

SINOPSE

A História de Portugal com os seus eventos reais, lendas e mitos serve de fundo a este livro.

Dele constam 14 textos muito diferentes - sérios, trágicos, curiosos, divertidos – de diversas tipologias - narrativo, dramático, em forma de poema, carta, fábula, página de diário – e para todos os gostos.

Viajando através dos séculos, os jovens de hoje vão conviver com jovens de outros tempos e dos tempos modernos também, porque, afinal, a História não acabou, e nós estamos a vivê-la, dia a dia.

SOBRE A AUTORA

Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa a 20 de julho de 1939. É licenciada em Filologia Germânica pela Universidade Clássica de Lisboa. Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa e poesia, publicou mais de uma centena de obras neste domínio. Muitos dos seus poemas foram musicados, tendo sido editados em diversos CD.

Desenvolve regularmente ações de incentivo à leitura junto de escolas e bibliotecas. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemáticas relacionadas com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos.

Recusou, por motivos políticos, o Grande Prémio de Literatura Infantil com que o Serviço Nacional de Informação pretendeu distinguir o seu livro História da Papoila, em 1973. Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-1985 por Seis Histórias às Avessas e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra, em 1996. Foi candidata de Portugal ao Prémio Andersen.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!