Estas receitas foram criadas com o apoio de médicos e de nutricionistas, depois de viagens às regiões do globo em que a população apresenta maior esperança e qualidade de vida. Por isso, este é o livro perfeito para quem quer comer de uma forma saudável, mas que não sabe por onde começar. Receitas Saudáveis é fácil de utilizar e ensina receitas que fazem da comida saudável uma iguaria. Dividido em capítulos – Pequeno- Almoço, Almoço e Jantar –, contém propostas para todos os dias, que são saborosas e equilibradas em termos nutricionais, pois podem ser combinadas ao longo do dia de modo a não ultrapassar o limite calórico diário de cada pessoa.
JAMIE APRESENTA O LIVRO
Eu quero que este livro seja uma porta para uma relação mais percetível e aberta com a comida, ajudando-o a vê-la como aquilo que o alimenta, estimula, restabelece e nutre, mas também como um medicamento. Quero transmitir-lhe conhecimentos, que o leve a entender melhor o que é a comida e mostrar-lhe como preparar uma refeição equilibrada. É um lugar-comum, mas de facto saber é poder – é isso que deve retirar deste livro. Não digo que faça estas receitas todos os dias, nem para o resto da sua vida, mas espero que encontre aqui as ferramentas para fazer as escolhas certas para enfrentar a vida no seu próprio ritmo, misturando estas refeições equilibradas com algumas gulodices, quando não resiste a portar-se mal – creio que sem essas pequenas infrações não é possível desenvolver uma relação saudável e sustentável com a comida.
O AUTOR
Jamie Oliver é um fenómeno global em matéria de alimentação e promoção de campanhas. Com uma carreira de mais de 16 anos na televisão e na edição de livros, Jamie já inspirou milhões de pessoas a gostarem de cozinhar e a comerem alimentos frescos e deliciosos. A obra social que patrocina, a Jamie Oliver Food Foundation, e o Food Revolution Day (Dia Anual da Revolução Alimentar) têm por objetivo melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas em todo o mundo através de uma melhor educação alimentar.
Jamie começou a cozinhar aos 8 anos no pub dos pais, o Cricketers, em Clavering, no Essex. Quando terminou os estudos iniciou uma carreira profissional como chef que o levou até ao River Café, onde foi descoberto por uma empresa produtora de televisão, e assim nasceu The Naked Chef.
Em 2001, Jamie deixou The Naked Chef quando abriu em Londres o restaurante Fifteen, que continua a dar formação a jovens desempregados na área da restauração. Alguns anos mais tarde, liderou um movimento que reivindicava mais qualidade na alimentação das cantinas escolares do Reino Unido e que trouxe grandes mudanças ao sistema alimentar das escolas britânicas. A sua Fundação dirige o restaurante Fifteen e os seus cursos de formação em Londres, com restaurantes homólogos na Cornualha e em Amesterdão, e promove cursos de competências práticas de cozinha através dos centros do Jamie’s Ministry of Food, tanto no Reino Unido como na Austrália. Criou também o Jamie’s Home Cooking Skills, um curso BTEC (Business and Technology Education Council), para as escolas secundárias, e The Kitchen Garden Project, para as escolas primárias, um projeto que torna realidade a magia de cultivar e cozinhar os alimentos. A Fundação estende também a sua atividade aos Estados Unidos, visando promover uma melhor educação alimentar nas escolas, empresas e comunidades através de parcerias que permitem levar este programa a mais pessoas.
Entre os famosos restaurantes de Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é mundialmente reconhecida.
Jamie colabora no Jamie Magazine, a sua revista de culinária, aparece nos seus canais do YouTube Jamie Oliver’s Food Tube and Drinks Tube, tem 5 apps premiadas, e publicou até à data 16 livros de cozinha que são campeões de vendas; tudo isto, além dos seus programas na televisão. Jamie vive em Londres e no Essex, com Jools, a sua mulher, e com os filhos, Poppy, Daisy, Petal e Buddy.
jamieoliver.com | youtube.com/jamieoliver