2019-03-01

Gonçalo M. Tavares finalista do Prix Jean Monnet

O romance Uma menina está perdida no seu século à procura do pai está nomeado para melhor livro europeu publicado em França

Partilhar:
Gonçalo M. Tavares é finalista do Prix Jean Monnet para o melhor livro europeu publicado em França, com Uma Menina está Perdida no seu Século à Procura do Pai, publicado em Portugal pela Porto Editora em 2014. Na sua companhia estão outros grandes nomes da literatura europeia, como o alemão Bernard Schlink e os ingleses Julian Barnes e Graham Swift. O vencedor será conhecido dia 16 de novembro, em França.

Traduzido por Dominique Nédellec e editado pela Viviane Hamy, Uma Menina Está Perdida no seu Século à Procura do Pai foi desde logo recebido de forma muito entusiástica em França. O mesmo livro já havia sido finalista do Prémio Oceanos, no Brasil, e havia recebido o Prémio Tabula Rasa em Portugal, em 2015.

Gonçalo M. Tavares é atualmente um dos escritores europeus mais traduzidos e premiados. Está a ser editado em mais de cinquenta países e já recebeu vários prémios internacionais, o último dos quais no final de 2018, na Roménia, pelo conjunto da sua obra.

Em França recebeu e foi finalista de alguns dos mais importantes prémios, como o Prix du Meilleur Livre Étranger, com o livro Aprender a rezar na Era da Técnica – Prémio que foi atribuído a autores como Elias Canetti, Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez e é visto, por muitos, como uma antecâmara do Nobel.

Em 2015 já havia sido finalista deste mesmo Prix Jean Monnet com os livros Um homem: Klaus Klump e A Máquina de Josepeh Walser.

Em França, Gonçalo M. Tavares recebeu ainda o Prix Littéraire Européen 2011 com O Senhor Kraus, e o Grand Prix Littéraire Cultura 2010 (France). Foi duas vezes finalista do Prix Médicis Étranger (com Uma Viagem à India e Aprender a Rezar na Era da Técnica) e duas vezes finalista do Prix Femina (com Matteo perdeu o Emprego e Aprender a Rezar na Era da Técnica) e do Prix Cévennes (com Jerusalém).

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK