2021-08-30

Como se diz e escreve em Bom Português?

Em setembro, chega o livro que dá a resposta certa para cada dúvida, inspirado na mais antiga rubrica televisiva dedicada à língua portuguesa, da RTP, e com a chancela da Porto Editora.

Partilhar:

Bom Português – o título não deixa dúvidas sobre a proposta deste livro: ajudar a falar e a escrever corretamente, com a resposta certa para cada dúvida.

Com lançamento na Feira do Livro de Lisboa esta quinta-feira, dia 2 de setembro, pelas 18:00, Bom Português – a resposta certa para cada dúvida apresenta centenas de casos ao longo de 200 páginas com uma abordagem bastante direta, estruturada em forma de pergunta e resposta, ou não se inspirasse na rubrica com o mesmo nome que a RTP emite, todas as manhãs, desde 2003 e cujos conteúdos são, desde 2004, da responsabilidade da Porto Editora.

«Devo confessar que é motivo de orgulho e satisfação para mim sentir a adesão das pessoas, na rua, a uma causa tão nobre como a da preservação da língua portuguesa», escreve, no prefácio, a jornalista Carla Trafaria, apresentadora do programa "Bom dia Portugal" e responsável por milhares de entrevistas de rua dedicadas a esta rubrica, destacando que «todas as manhãs, o "Bom Português" entra nas casas de milhares de famílias e, com o passar do tempo, acabou por dar lugar a uma espécie de competição saudável para se ver, afinal, quem melhor domina a língua portuguesa».

É esse espírito que está bem presente no livro Bom Português – a resposta certa para cada dúvida, onde se encontram esclarecidas as questões mais comuns de ortografia, gramática, acentuação ou vocabulário que fazem hesitar até os mais confiantes, sem esquecer os erros de palmatória e os lapsos tão frequentes que chegam a passar por regra.

A consulta deste livro é rápida e simples, destacando-se o índice remissivo muito prático, e as explicações são claras e acessíveis. Para quem tem orgulho em comunicar em Bom Português, este será um livro obrigatório.

Como tudo começou

A rubrica da RTP "Bom Português" começou a ser emitida em 2003, por ideia de Luís Castro, então coordenador do programa "Bom Dia Portugal", com apoio e envolvimento direto de Carlos Albuquerque, que apresentava o programa.

A partir de dezembro de 2004, a rubrica passa a beneficiar da parceria com a Porto Editora, que, desde então, é responsável pelos conteúdos linguísticos emitidos.

Graças a essa parceria, surge a primeira edição do livro Bom Português em 2009 e, dois anos depois, uma segunda edição exclusivamente dedicada ao Acordo Ortográfico. Ambas as edições tiveram um grande sucesso junto do público, que de espetador passou também a leitor.

Bom Português – a resposta certa para cada dúvida é a terceira edição de um projeto que honra o objetivo primordial: promover e valorizar o uso correto da língua portuguesa.

SOBRE O LIVRO

Bom Português – a resposta certa para cada dúvida
A rubrica de sucesso da RTP que continua a desafiar diariamente os portugueses tem agora uma edição atualizada.
Todos nos deparamos com dúvidas sobre a forma correta de escrever ou de falar a nossa língua – mesmo quando julgamos saber a resposta!
Dos erros de palmatória aos lapsos tão frequentes que chegam a passar por regra, nesta obra vai encontrar as dúvidas mais comuns de ortografia, gramática, acentuação ou vocabulário que fazem hesitar até os mais confiantes.
Estruturado em forma de pergunta e resposta, com exemplos, regras gerais e um índice remissivo muito prático, este é um livro de consulta rápida que oferece explicações claras e acessíveis a quem tem orgulho em comunicar em Bom Português.