2021-10-22

Arranca a segunda edição do concurso «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa»

Até 28 de fevereiro, alunos de todo o mundo são convidados a expressar a sua voz literária em português através de um conto inédito

Partilhar:

Depois do sucesso do ano passado, com mais de uma centena de participações além-fronteiras, chega a hora de anunciar a nova edição do prémio «Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa». Esta iniciativa, da responsabilidade da Porto Editora, em colaboração com o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e o Plano Nacional de Leitura, visa celebrar a data consagrada pela UNESCO e promover a língua portuguesa no mundo através do estímulo à escrita criativa.

 


O concurso dirige-se aos milhares de estudantes que frequentam cursos de língua portuguesa, na rede de Ensino Português no Estrangeiro, em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP). Nesta segunda edição, apadrinhada pelo escritor Manuel Jorge Marmelo, o desafio é escrever um conto inédito (entre uma e três páginas) que se enquadre num dos seguintes temas: «Centenário de nascimento de José Saramago» ou «Os Oceanos».
 

Manuel Jorge Marmelo

Para garantir abrangência da iniciativa, é possível concorrer em cinco categorias, consoante o nível de proficiência do idioma e a idade do candidato. Todos os trabalhos deverão ser supervisionados por um professor, que atestará, por escrito, a autoria e originalidade dos mesmos.

O período de submissão das obras termina a 28 de fevereiro de 2022 e os vencedores serão anunciados no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio de 2022. Tal como na primeira edição, a Porto Editora publicará os contos premiados na página oficial de Ensino Português no Estrangeiro. O livro digital que reúne os contos vencedores de 2021 pode ser consultado aqui.