


Investimento na literacia é fundamental para o futuro das novas gerações
Os desafios que os nossos jovens enfrentam exigem uma aposta forte na educação e nas competências do domínio da literacia. Esta foi uma das mensagens deixadas pela Porto Editora no IV Encontro Transfronteiriço Espanha – Portugal de Responsabilidade Social Empresarial, promovido pelas associações GRACE e Forética, realizado hoje, em Badajoz, Espanha.
Neste evento, em que participaram instituições públicas e empresas líderes de diferentes setores de atividade em Espanha e Portugal, discutiram-se possibilidades e propostas de exercício da responsabilidade social das empresas, que podem ser concretizadas em benefício do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, sendo dado especial enfoque às iniciativas dirigidas à educação e formação dos jovens.
A Porto Editora foi convidada para este encontro para apresentar a iniciativa LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento, apontada como referência a nível europeu de uma ação de responsabilidade empresarial de grande impacto. Presentemente na sua segunda edição, o LITERACIA 3D tem como objetivo promover a literacia dos alunos, ajudando a consolidar aprendizagens e a desenvolver competências nas áreas de Leitura, Matemática e Ciência, através de provas que estão ao nível das avaliações internacionais.
Após uma primeira edição em que participaram cerca de 60.000 (sessenta mil) alunos, neste ano letivo, o desafio pelo conhecimento registou um crescimento de 50%. Mais de 750 estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de todo o país aceitaram o desafio, envolvendo a participação de cerca de 90.000 (noventa mil) alunos, mil professores e pais e centenas de diretores escolares e municípios.
Paulo Rebelo Gonçalves, que representou a Porto Editora neste fórum, apontou como objetivo fundamental na área da responsabilidade social o combate ao insucesso e abandono escolar e a implementação de iniciativas de promoção da inclusão social e de estratégias direcionadas para o sucesso educativo dos alunos portugueses, nas quais se enquadra o LITERACIA 3D.
“O LITERACIA 3D está a registar um envolvimento da comunidade educativa nacional verdadeiramente excecional, sendo de destacar a forte participação de pais, professores e alunos, bem como de instituições e personalidades de relevo na área da cultura e educação. Acreditamos que, a médio prazo, os índices de literacia dos nossos alunos vão ser ainda melhores, fruto do impacto deste projeto.”