Investimento na literacia é fundamental para o futuro das novas gerações

Porto Editora participa em encontro ibérico dedicado à promoção da empregabilidade e emprego jovem.

Os desafios que os nossos jovens enfrentam exigem uma aposta forte na educação e nas competências do domínio da literacia. Esta foi uma das mensagens deixadas pela Porto Editora no IV Encontro Transfronteiriço Espanha – Portugal de Responsabilidade Social Empresarial, promovido pelas associações GRACE e Forética, realizado hoje, em Badajoz, Espanha.

Neste evento, em que participaram instituições públicas e empresas líderes de diferentes setores de atividade em Espanha e Portugal, discutiram-se possibilidades e propostas de exercício da responsabilidade social das empresas, que podem ser concretizadas em benefício do desenvolvimento das comunidades em que se inserem, sendo dado especial enfoque às iniciativas dirigidas à educação e formação dos jovens.

A Porto Editora foi convidada para este encontro para apresentar a iniciativa LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento, apontada como referência a nível europeu de uma ação de responsabilidade empresarial de grande impacto. Presentemente na sua segunda edição, o LITERACIA 3D tem como objetivo promover a literacia dos alunos, ajudando a consolidar aprendizagens e a desenvolver competências nas áreas de Leitura, Matemática e Ciência, através de provas que estão ao nível das avaliações internacionais.

Após uma primeira edição em que participaram cerca de 60.000 (sessenta mil) alunos, neste ano letivo, o desafio pelo conhecimento registou um crescimento de 50%. Mais de 750 estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de todo o país aceitaram o desafio, envolvendo a participação de cerca de 90.000 (noventa mil) alunos, mil professores e pais e centenas de diretores escolares e municípios.

Paulo Rebelo Gonçalves, que representou a Porto Editora neste fórum, apontou como objetivo fundamental na área da responsabilidade social o combate ao insucesso e abandono escolar e a implementação de iniciativas de promoção da inclusão social e de estratégias direcionadas para o sucesso educativo dos alunos portugueses, nas quais se enquadra o LITERACIA 3D.

“O LITERACIA 3D está a registar um envolvimento da comunidade educativa nacional verdadeiramente excecional, sendo de destacar a forte participação de pais, professores e alunos, bem como de instituições e personalidades de relevo na área da cultura e educação. Acreditamos que, a médio prazo, os índices de literacia dos nossos alunos vão ser ainda melhores, fruto do impacto deste projeto.”

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK