90 mil alunos aceitaram o desafio do LITERACIA 3D

O desafio pelo conhecimento está de volta e a primeira fase de provas decorre de 21 a 25 de novembro.

Partilhar:

Na segunda edição do LITERACIA 3D – o desafio pelo conhecimento vão participar cerca de 90 mil alunos, provenientes de mais de 750 estabelecimentos de ensino público e privado de todo o país. Trata-se de um aumento de 50% em relação à primeira edição do LITERACIA 3D, que assim vê reconhecido, pela comunidade escolar, o contributo que pode dar para a elevação dos índices educacionais e culturais dos alunos e a consolidação das aprendizagens.


O LITERACIA 3D é um desafio nacional dirigido aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de todo o país, envolvendo os respetivos professores e estabelecimentos de ensino, com o propósito de avaliarem as suas competências em três dimensões do saber: Leitura, Matemática e Ciência.

Neste ano letivo 2016/ 2017, os alunos do 5.º ano testam as suas competências de Leitura, os do 6.º ano de Matemática e os do 7.º ano de escolaridade colocam à prova as competências de Ciência.

Da responsabilidade da Porto Editora, o LITERACIA 3D é uma iniciativa única em Portugal que conta com o apoio de importantes instituições ligadas à Educação e à Cultura – o Ministério da Educação, o Conselho Nacional de Educação, a Confederação Nacional das Associações de Pais, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de Leitura, o Observatório dos Recursos Educativos, o Conselho de Escolas, o Centro Nacional de Cultura, a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo, a Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas e o Grace – e de personalidades de reconhecido mérito académico e científico: António Sampaio da Nóvoa, Carlos Reis, Eduardo Marçal Grilo ou Júlio Pedrosa.

A primeira fase de provas decorre de 21 a 25 de novembro na sede de cada agrupamento escolar. Os alunos com melhor classificação em cada uma das áreas de literacia são apurados para a fase distrital, que se realiza de 6 a 10 de março de 2017. Na grande final, marcada para o dia 26 de maio, os melhores alunos de cada distrito competem para obter o título de campeão nacional de literacia.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK