Sandra Duarte Tavares
É minha plena convicção de que o sucesso escolar está intimamente relacionado com o domínio da nossa língua materna. Por outras palavras, a competência linguística dos alunos contribui em grande medida para um bom aproveitamento, não só na disciplina de Português mas também em todas as restantes, por ser transversal a todas as áreas curriculares.
Sara de Almeida Leite
Regra geral, a finalidade das leituras escolares é que os alunos consigam guardar na memória pelo menos o essencial daquilo que leram. Assim, é importante que recorram a estratégias que os ajudem a fixar as principais ideias dos textos, quer sejam informativos, quer sejam literários. E os pais podem ter uma função adjuvante nesse processo, sobretudo se mostrarem aos filhos alguns “truques” que eles podem usar para recordar durante mais tempo os textos lidos.
Maria Regina Rocha
Muitos pais e educadores mostram preocupação com os erros de ortografia dados pelos seus educandos, mesmo em palavras de uso corrente.
Sara de Almeida Leite
As leituras obrigatórias são, regra geral, leituras que os alunos não querem fazer. E a falta de motivação, como se sabe, pode ser um entrave à boa compreensão do que se lê, quando não constitui o motivo que impede a própria leitura do texto. Por conseguinte, os pais podem e devem ajudar os seus filhos a encontrarem boas razões para quererem fazer as leituras que lhes são solicitadas pelos professores.
Sara de Almeida Leite
Desde o início do ano letivo que os alunos dos 1.º e 2.º ciclos têm de redigir composições. Estas permitem diagnosticar e aferir o nível de competências de expressão escrita, mas também treinar e desenvolver essas competências. Porém, mesmo quando têm a oportunidade de relatar as suas experiências de vida e de dar asas à imaginação, as crianças resistem muitas vezes a essa tarefa e nem sempre o resultado é o desejável.
Sara de Almeida Leite
Nos primeiros anos de escolaridade, os professores costumam incentivar os alunos a requisitar livros da biblioteca escolar para lerem em casa. No entanto, em muitas ocasiões os pais apercebem-se de que o livro requisitado fica esquecido na mochila ou é “abandonado” em cima da secretária ou numa prateleira, onde fica à espera do dia da devolução. O que é que os pais podem fazer para que os livros não andem a fazer o circuito escola-casa-escola sem serem lidos pelos filhos?