Porto Editora
Aproxima-se o Natal, uma das festividades mais esperadas do ano. Apesar de ser uma época especial, pode também ser sinónimo de stress e preocupação para muitas famílias que tentam dar resposta às tarefas e às expectativas dos seus filhos. Todos querem ver as suas carinhas de satisfação ao abrirem os presentes, mas nem sempre é possível dar todas as prendas da lista de Natal. Deixamos algumas dicas de como ajudar a gerir as expectativas e as emoções dos mais pequenos nesta quadra.
Joana Nogueira
A oferta alimentar dos bufetes das escolas deve ter em conta uma alimentação saudável, equilibrada e completa para os alunos, desde o 2.º ciclo até ao secundário. O aparecimento de máquinas de venda automática de alimentos (vending machines) promoveu uma maior necessidade por parte dos bufetes de possuírem produtos que competissem com a oferta encontrada nestas máquinas, não privilegiando produtos saudáveis.
Ana Rodrigues da Costa
A adolescência é uma fase da vida em que, simultaneamente, há uma adaptação a mudanças físicas, psicológicas e sociais, sendo por isso, para alguns, uma fase conturbada e, para outros, uma fase tranquila.
Sandra Duarte Tavares
À semelhança da matemática, também a gramática é, para muitos alunos, um autêntico “bicho-papão”. Porque é preciso decorar regras, aprender termos complicados, saber os tempos verbais na ponta da língua... e tudo isso é muito custoso e aborrecido!
Paula Teles
Detetar precocemente dificuldades de leitura é crucial para mitigar este problema e evitar o seu impacto no sucesso escolar e pessoal. Conheça alguns dos sinais que merecem atenção desde tenra idade.
Ana Rodrigues da Costa
A internet faz parte do nosso quotidiano. Ela não é boa nem má, tudo depende do uso que lhe damos. Apresenta muitas vantagens, como contribuir para a educação através do acesso a um mundo infinito de conhecimento.