Sandie Mourão
Desde 2002 que a aprendizagem de duas línguas estrangeiras numa idade precoce faz parte das recomendações do Conselho Europeu para o desenvolvimento das competências linguísticas. Contribuiu para isso o reconhecimento de que a competência em mais do que uma língua impulsiona a vida profissional e assegura a integração social e o reconhecimento por parte de comunidades distintas do ponto de vista social e cultural daquelas com as quais nos identificamos.
Armanda Zenhas
A prática musical desenvolve múltiplas competências nos jovens, melhorando a sua articulação, motricidade, atenção e concentração, além de promover o bem-estar e a autorrealização.
Manuela Queirós
Não podemos ignorar que a aprendizagem, também para os pais e para as mães, assenta na construção de conhecimento, na tomada de decisão de pôr as ideias em prática. É fundamental que os pais e mães aprendam propostas práticas para desenvolver a inteligência emocional dos seus filhos.
Clementina Almeida
As birras são comuns nas crianças pequenas; são a forma que elas têm de lidar com sentimentos complexos. Por isso, é importante compreender o que a criança está a viver e, claro, evitar certas situações que lhes possam dar origem.
Mário Cordeiro
Será que as crianças mentem? Será que seres supostamente tão inocentes e ingénuos têm a habilidade, o engenho e a premeditação suficientes para mentir?
Maria Natália Cabral
Seria naturalmente redutor afirmar que a questão do acesso dos nossos filhos ao ensino superior, onde completarão a sua educação/formação, apenas se começa a colocar para eles — e para nós — quando concluem o ensino básico e ingressam no ensino secundário. De facto, esse desafio, a conclusão desejada de um longo processo, começa a construir-se logo bem cedo, ciclo de ensino após ciclo de ensino.