10 regras para a utilização da internet

A adolescência é um tempo de descoberta, de curiosidade, de querer saber mais e de, por vezes, ultrapassar limites. A utilização da internet facilita tudo isto.

De forma gradual, pode dar-se alguma independência ao adolescente na utilização desta ferramenta, dado que é difícil estar presente quando ele a usa. Assim sendo, podem estabelecer-se algumas regras, de forma clara e objetiva, sobre o uso da mesma.

De qualquer forma as ferramentas de controlo parental devem continuar a ser usadas assim como o computador conectado à internet deve ser colocado num local de utilização comum, o que facilita poder continuar a supervisionar as atividades dos seus filhos, na internet. É importante sabermos onde, por onde e com quem andam os nossos filhos, ainda que digitalmente. Mais uma vez, o controlo que exercemos no dia a dia deve estender-se à internet.

Um dos motivos de conflito entre pais e filhos quanto ao uso da internet tem a ver com o tempo gasto pelos adolescentes especialmente nas redes sociais. Para evitar essa situação, é importante definir muito bem em que circunstâncias e quanto tempo pode ser dedicado à pesquisa para trabalhos escolares e ao entretenimento.

A comunicação entre pais e filhos é muito importante e os filhos devem ser incentivados a referirem sempre que se sentirem incomodados ou que algo ou alguém os faça sentirem-se ameaçados. Quando isto acontecer, permaneça calmo(a) e escute ativamente o que o adolescente tem para dizer, sem o criticar, e dando-lhe a segurança de que precisa. Se responder de forma adequada a esta situação vai incentivar o seu filho a procurá-lo(a) noutras situações semelhantes.

Algo para que os adolescentes devem ser alertados tem a ver com a colocação de fotografias e/ou vídeos na internet. Quando se coloca algo na internet é para sempre. Mesmo que seja retirado alguém pode ter partilhado, guardado e pode publicar quando quiser. Estas imagens podem ainda dar indicações sobre a vida de quem as publica, como por exemplo, os locais que frequenta, onde passa férias, qual a escola, daí que seja importante serem os pais a decidir as imagens que podem ser disponibilizadas.

É fundamental mostrar aos adolescentes que a internet tem muitos aspetos positivos mas também alguns negativos e que eles, se não tomarem as devidas precauções, estão expostos aos mesmos.

10 regras para a utilização da internet

Faça este contrato com o seu filho:

CONTRATO

Eu (nome do(a) adolescente) comprometo-me utilizar a internet segundo as regras que os meus pais estabeleceram, e com as quais eu concordo, e que são as seguintes:

1. Posso usar a internet das…… às ….h, (tempo) por dia/semana para entretenimento (jogos, consulta de sítios, redes sociais).
2. A senha das redes sociais é do conhecimento dos meus pais mas nunca dos meus amigos.
3. Só visitarei sítios autorizados pelos meus pais.
4. Se quiser comprar algo online, peço aos meus pais para efetuarem a compra.
5. Comunico aos meus pais se for abordado(a) de forma inapropriada por alguém (palavrões, convites, conversas intimas, fotografias ou imagens de conteúdo sexual) ou se me sentir incomodado(a) com alguma coisa.
6. Tenho noção de que os amigos das redes sociais são só amigos virtuais e podem não ser quem dizem. Só marcarei encontro com alguém, excecionalmente, se os meus pais souberem e autorizarem.
7. O meu endereço, número de telefone/telemóvel, escola e locais que frequento ou a minha senha de acesso não são para partilhar na net.
8. Só posso colocar fotografias autorizadas pelos meus pais.
9. Devo respeitar os outros e não fazer comentários depreciativos ou maldosos sobre ninguém.
10. Estas regras também se aplicam ao meu … (telemóvel, tablet, etc.).

Data:…………………………………………………………………………………………………………………………

Assinatura do(a) adolescente:………………………………………………………………………………………

Assinatura dos pais:……………………………………………………………………………………………………


Como podemos observar, são regras que utilizamos no quotidiano; elas têm só que ser transferidas para quando utilizamos esta ferramenta.

Sensibilizar os adolescentes para a aceitação e uso das boas práticas e regras de utilização da internet deve ser uma tarefa quer dos pais quer dos agentes educativos.