2019-09-27

A perfeição das pequenas coisas

Uma Vida Inteira, de Robert Seethaler, foi Livro do Ano pelas livrarias alemãs e pelo jornal Der Spiegel

Partilhar:

A 3 de outubro a Porto Editora publica Uma Vida Inteira, um livro do austríaco Robert Seethaler que alcançou um enorme – e raro – reconhecimento internacional: depois de eleito Livro do Ano pelas livrarias alemãs e pelo jornal alemão Der Spiegel, foi finalista do Man Booker International e do Dublin Internacional Award, e tem direitos vendidos para mais de 30 países.


Sob forma de biografia, este pequeno mas comovente romance relata o percurso de uma criança que, depois de ficar órfã, vai viver para uma aldeia remota na montanha, onde trabalhará como agricultor. Acompanhando o seu crescimento, e a transformação num homem resiliente e solitário, assistimos também à influência de todas as mudanças do século XX nesse canto inóspito.

«Adorei este romance. Maravilhosamente escrito.», disse Margaret Atwood sobre Uma Vida Inteira, um livro sobre um homem comum, semelhante a tantos outros, mas revelador da essência e vulnerabilidade humana.

SINOPSE

Quando Andreas Egger morre, leva consigo as memórias de uma vida inteira. Uma existência de enorme simplicidade, inocência e beleza, nas montanhas alpinas para onde foi mandado aos quatro anos, depois de ficar órfão.

A seguir ao silencioso espanto que dele se apodera quando vê pela primeira vez a aldeia que passará a ter como sua, conhece os maiores sofrimentos às mãos do agricultor encarregado de tomar conta dele. Embora fisicamente marcado, Egger é resiliente e acaba por encontrar o seu lugar na vertente nevada onde erige a sua vida. É ali que encontra um trabalho que o liga ao mundo e ao progresso e que conhece Marie, a mulher que amará para sempre. Mas é também ali que vê tombar os que constroem a modernidade, manchando com sangue a alvura da neve.

A vida simples de Egger na solidão da montanha acompanha as mudanças que o mundo conheceu ao longo do século XX. De todas ele fez parte, quer enquanto soldado na Segunda Guerra Mundial, quer como espectador da alunagem, quer servindo de guia turístico do lugar que o adotou.

Em Uma Vida Inteira, o leitor encontra isso mesmo: um comovente retrato do que cabe nos anos que passam entre o primeiro sopro de vida e o último fechar de olhos. Com uma prosa simples, mas incrivelmente enternecedora, este pequeno romance é um brilhante passeio pela vida, que não deixará ninguém indiferente.

NA IMPRENSA

«Um livro monumental que pode ser lido de uma assentada.»
Star Tribune

«Nenhum elogio é demasiado bom para Uma vida inteira. A sua intimidante beleza persiste. Este é um romance profundo, sensato e humano que nenhum leitor esquecerá.»
The Irish Times

«O romance de uma vida... um dos livros mais significativos na língua alemã.»
Il Manifesto

«A sua aparente simplicidade deixa à vista a vulnerabilidade da condição humana face às mudanças dramáticas do século XX.»
La Nación

O AUTOR

Robert Seethaler (Viena, 1966) é um conceituado escritor, ator e guionista de cinema, teatro e televisão. Obteve um enorme reconhecimento por parte de críticos e leitores para os seus dois primeiros livros, mas foi Uma Vida Inteira que o catapultou para o sucesso internacional. Nomeado Livro do Ano pelas livrarias alemãs e pelo jornal Der Spiegel em 2014, Uma Vida Inteira foi um fenómeno de vendas na Alemanha com mais de um milhão de exemplares vendidos e finalista do Man Booker International em 2016 e do International Dublin Literary Award em 2017. Os direitos de tradução estão vendidos para mais de trinta países.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK