Duarte

Duarte é magro, tem um 1m70 de altura, é loiro, tem olhos azuis e usa óculos de aros finos de tartaruga. E óculos de sol, que lhe dão um estilo muito próprio, juntamente com o blusão de cabedal castanho. Usa uma bolsa (...)

Marta

Marta é morena, tem cabelo castanho e comprido (até ao ombro), estatura média (1m60), e é elegante e muito feminina. Anda sempre com uma mala a tiracolo, uma carteira, um porta-moedas... Uma bolsinha para tudo.

 

Duarte e Marta encontram-se à saída de um concerto noturno de rock, próximo do Pavilhão de Portugal, e, quando reparam num vulto masculino que se movimenta sobre a cobertura do edifício, decidem investigar o que se passa.
Começa assim uma das muitas aventuras e mistérios que podes encontrar nos livros da coleção Duarte e Marta.

 

Mistério no Pavilhão
de Portugal

Ameaça no Vale
do Douro

O caso da Aluna
Desaparecida

O Golpe dos
Traficantes

Incêndio na Escola

O Casarão
Assombrado

 
 

Plano Nacional de Leitura
Os livros da coleção Duarte e Marta estão recomendados para leitura autónoma pelo Plano Nacional de Leitura.

Já leste todos os livros da coleção Duarte e Marta?

Já leste todos os livros da coleção "Duarte e Marta"? :)

Posted by Duarte e Marta on Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015
 
Duarte

Duarte é magro, tem um 1m70 de altura, é loiro, tem olhos azuis e usa óculos de aros finos de tartaruga. E óculos de sol, que lhe dão um estilo muito próprio, juntamente com o blusão de cabedal castanho. Usa uma bolsa a condizer com o chapéu. Tem um ar de Brad Pitt, mas ele nada quer com as câmaras, só com as palavras.

Tem o perfil de um herói. Discreto e muito sensível; mas destemido quando é preciso. Tem uma irmã de três anos que insiste em fazer desaparecer coisas do seu quarto. De qualquer forma, é muito atencioso com a sua maninha (como a designa). Aliás, as meninas da sua escola quando o veem com a irmã ao colo derretem-se. É o amigo (e não só…) que todas as raparigas da escola querem ter por perto. Inteligente e atencioso, leva para os amigos bolinhos que a avó faz quando ele vai ao Porto, mostra e partilha o que descobre de novo no mundo da arquitetura e é o delegado de turma por unanimidade. Os amigos dizem que ele pode um dia mudar o país. Ele acha que o país já não muda. Tem ideias muito concretas: acha que é preciso lutar pelas causas em que uma pessoa acredita. E também evitar gastos inúteis. Importante é ajudar os outros e cultivar a solidariedade.

Vence os concursos de poesia da escola e procura estar sempre informado da atualidade. Tem saudades do Porto, cidade onde nasceu e até onde há bem pouco tempo vivia. Na escola chamam-lhe Anjo Gabriel. Os colegas acham que ele e Marta são o casal perfeito, mas eles são apenas amigos. Poderão vir a ser mais do que amigos e vizinhos? O tempo o dirá. Para já, ambos sabem que uma amizade é tão forte como um primeiro amor.

Marta

Marta é morena, tem cabelo castanho e comprido (até ao ombro), estatura média (1m60), e é elegante e muito feminina. Anda sempre com uma mala a tiracolo, uma carteira, um porta-moedas... Uma bolsinha para tudo. Começou cedo a gostar de sapatos e tem-nos para todas as ocasiões. Possui uma bicicleta cor-de-rosa com um cestinho à frente. Quer um dia criar e trabalhar numa ONG. Os amigos não acreditam... E perguntam-lhe se ela pensa trabalhar em África com todos aqueles sapatos. Para além de ser consumidora assídua de todo o género de revistas, gosta muito de ler, coleciona moedas que já pertenciam ao seu pai e costuma ir aos CTT fazer selos personalizados. O que significa que gosta de escrever cartas e postais. Do lugar onde está partem sempre vários envelopes. Passaria horas na net à procura de novos sapatos e não só, mas os pais (que vivem separados) controlam as horas que passa em frente ao computador.

Usa sempre brincos diferentes. E relógios. E gosta de pôr ténis de cores diferentes. Acha uma canseira duas coisas iguais. Tem uma certa tendência para coisas muito femininas. As malas, as malinhas, os malões. O que não pode faltar dentro de uma mala de adolescente é um dos seus temas com as amigas… que ainda não usam mala. De qualquer forma, se pensam que Marta é consumista… nada disso! Compra tudo em lojas de artigos em segunda mão ou nos saldos.

No Facebook, é fã de todos os seus ídolos musicais. Marta gosta também muito de cantar. Já pensou concorrer a vários concursos de televisão mas nunca teve coragem para realmente passar à ação. Costuma participar nas maratonas a favor de causas. Essa é a única altura em que faz desporto. E quando anda de bicicleta, claro. Apesar de receber vários pedidos de namoro com alguma regularidade, nunca teve um namorado. Esse é o seu maior segredo.

 
 

AUTORES

Maria Inês Almeida

MARIA INÊS ALMEIDA

Maria Inês Almeida nasceu em Lisboa, em 1978. Jornalista e escritora dedicada à literatura infantojuvenil, Maria Inês Almeida licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Católica.

Em 2006 recebeu o Prémio Revelação do Clube de Jornalistas. Sempre foi freelancer. Publicou Contos Pouco Políticos, recolhendo histórias para crianças escritas por políticos, e, como autora, Sabes que também podes ralhar com os teus pais?, Sabes onde é que os teus pais se conheceram? e Quando eu for… Grande (nomeado em 2011 como um dos três candidatos ao prémio do melhor livro infantojuvenil da Sociedade Portuguesa de Autores). Os dois últimos títulos figuraram na lista “100 livros para o futuro” apresentada por Portugal como convidado de honra na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha de 2012. Escreveu cinco biografias (Amália Rodrigues, Almeida Garrett, Michael Jackson, Amélia Rey Colaço e Almada Negreiros) para a coleção juvenil Chamo-me…, o texto das bandas desenhadas O estranho caso da 3 professoras e Festival de Verão em risco!, para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, e ainda Vicente em viagem... a caminho do Rally de Portugal, publicado pelo Automóvel Club de Portugal como o seu primeiro livro de prevenção rodoviária infantil. Tem um filho, José, nascido em 2008.

Joaquim Vieira

JOAQUIM VIEIRA

Joaquim Vieira (n. 1951), coautor, com Maria Inês Almeida, da coleção juvenil de aventuras Duarte e Marta (de que já foram publicados seis volumes), é jornalista, ensaísta e documentarista.

ver mais »

Ocupou funções de direção em vários órgãos de comunicação social – Expresso, RTP (onde foi diretor de Programas) e Grande Reportagem – e foi provedor do leitor do Público. Assinou para o Círculo de Leitores a série em 10 volumes Portugal Século XX – Crónica em Imagens e dirigiu para a mesma editora uma coleção de 18 fotobiografias de personalidades do século XX, de que escreveu os volumes sobre Salazar, Marcello Caetano, Almada Negreiros e Joshua Benoliel, assim como a obra em cinco volumes Crónica de Ouro do Futebol Português. Dirigiu também A Nossa Telefonia – 75 anos de rádio pública em Portugal (Tinta da China). Entre outros livros, escreveu Só um Milagre nos Salva (sobre a mais recente crise financeira em Portugal – Objectiva), Mocidade Portuguesa – Homens para um Estado Novo (Esfera dos Livros), A Governanta (Esfera dos Livros), Mário Soares – Uma Vida (Esfera dos Livros), Álvaro Cunhal – O Homem e o Mito (Objectiva) e De Abril à Troika – Quatro décadas de democracia que transformaram Portugal (Objectiva). Foi coautor de Os Meus 35 Anos com Salazar (Esfera dos Livros), Mataram o Rei! – O Regicídio na imprensa internacional (Pedra da Lua), República em Portugal! – O 5 de Outubro visto pela imprensa internacional (Pedra da Lua) e Nas Bocas do Mundo – O 25 de Abril e o PREC na Imprensa Internacional (Tinta da China). O seu mais recente documentário, Lá vamos, cantando e rindo…, produzido para a RTP, debruça-se sobre a Mocidade Portuguesa, organização juvenil do salazarismo. Um outro documentário seu, Maior que o Pensamento (também para a RTP), acaba de ser editado em DVD.

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!

Conheça as nossas novidades

Seja o primeiro a conhecer os livros que acabaram de chegar, notícias sobre autores, conteúdo exclusivo e muito mais!