Ler para lá das redes sociais

A globalização contemporânea gira em torno da internet e das redes sociais, o que, apesar dos inúmeros benefícios, pode provocar uma distração constante com o telemóvel e um afastamento progressivo do mundo real. Para contrariar esta tendência, é fundamental envolver os jovens em momentos de convívio familiar e em atividades que estimulem a criatividade e o pensamento crítico.

| 03-06-2025

Na atualidade, a globalização faz-se em torno da internet e das redes sociais e, embora isso traga os seus benefícios, uma das consequências é o afunilamento da atenção para o telemóvel e a desassociação do que acontece à volta. Uma boa maneira de integrar os jovens nas experiências do mundo físico é convidá-los para o convívio em família ou à estimulação da mente criativa.
E como poderemos fazê-lo através da leitura, quando o ato de ler é visto como algo tão monótono? Por que não apresentar aos jovens as comunidades apaixonadas pelos livros e tudo o que as envolve?

Em Portugal, há já uma grande variedade de feiras, festivais e outros eventos literários, especialmente planeados para toda a família, onde não só se tem acesso a uma grandiosa quantidade de livros, apresentações e lançamentos, como se pode participar em workshops, jogos de tabuleiro e cartas, larping (Live Action Role-Playing - é uma forma de jogo de RPG onde os jogadores interpretam personagens num espaço físico e real, interagindo entre si e com o ambiente para desenvolver uma história) e cosplay, sessões de ilustração ou até competições inspiradas em livros infantojuvenis, como as Corridas de Bules de Chá organizadas pela associação Imaginauta.

O Feiticeiro da Montanha de FogoA Masmorra Infernal

Iniciativas como a Feira do Livro de Lisboa, a Feira do Livro do Porto, o Fórum Fantástico ou o Festival Contacto, dão a oportunidade a todos os elementos da família para se divertirem, ao verem e experienciarem coisas novas num mundo sem os filtros e sem a influência dos algoritmos digitais, com direito a explorar os gostos pessoais de cada um, sem se sentirem deslocados.
Pelo contrário, o mundo literário é uma comunidade que acolhe com entusiasmo e onde miúdos e graúdos poderão fazer novas amizades e criar hobbies saudáveis, como a paixão pela leitura, sem ser necessário colocar, necessariamente, um livro à frente. Será como testar a piscina com a ponta do pé. Mais tarde ou mais cedo, o jovem ganhará o hábito de querer entrar a pés juntos e espalhar água por todo o lado, cativando todos à sua volta para um amplo leque de histórias.

E se esse entusiasmo se desenvolver, pode até inscrever-se na biblioteca mais próxima, onde não só pode ler livros de forma gratuita, como também terá conhecimento da agenda cultural da mesma. Quem sabe, pode até desenvolver o gosto pela escrita? E, se assim for, há, também, muitos prémios literários aos quais participar, como os prémios Ataegina.

A globalização contemporânea gira em torno da internet e das redes sociais, o que, apesar dos inúmeros benefícios, pode provocar uma distração constante com o telemóvel e um afastamento progressivo do mundo real. Para contrariar esta tendência, é fundamental envolver os jovens em momentos de convívio familiar e em atividades que estimulem a criatividade e o pensamento crítico.

Juntos no desafio da parentalidade!
Juntos no desafio da parentalidade!
Juntos no desafio da parentalidade!
Receba em primeira mão os conselhos dos nossos especialistas.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Editar subscrição