Acompanhe o seu filho: contacte frequentemente o Diretor de Turma
Hoje há uma maior consciência da necessidade da participação dos pais na vida escolar dos alunos, o que se tem traduzido na organização dos pais e encarregados de educação em associações e grupos de reflexão. Por outro lado, os professores sentem cada vez mais a necessidade de partilhar, de corresponsabilizar os pais na educação dos jovens.
Hoje há uma maior consciência da necessidade da participação dos pais na vida escolar dos alunos, o que se tem traduzido na organização dos pais e encarregados de educação em associações e grupos de reflexão. Por outro lado, os professores sentem cada vez mais a necessidade de partilhar, de corresponsabilizar os pais na educação dos jovens.
É comum ouvir os alunos lamentarem-se porque estudam e não obtêm os resultados esperados. A falta de rendimento escolar deve-se, frequentemente, às dificuldades que grande parte dos estudantes tem em organizar o seu trabalho.
Os pais têm um papel importante a desempenhar, reforçando a ideia que é transmitida pelos professores de que há todo um trabalho que se tem de desenvolver fora das aulas. O trabalho que o aluno desenvolve em casa é fundamental para que a aprendizagem se possa realizar de forma estruturada e consistente.
Se há alunos que não estudam regularmente em casa, há outros que despendem muitas horas a estudar e não obtêm o resultado equivalente ao seu esforço. É frequente os pais testemunharem junto dos diretores de turma que os seus filhos estudam muito e que o seu esforço não é compensado.
Ora, na maior parte dos casos, esse facto deve-se, de facto, à ausência de organização. Planificar o trabalho poupa energia, conseguindo produzir-se mais e melhor com menos esforço.
A planificação passa pela organização do tempo: fazer um horário de trabalho é um bom princípio. O horário é um orientador de trabalho cujo valor formativo vai muito para além da vida escolar: desenvolve hábitos de organização e planificação, úteis para todas as atividades futuras.
Na elaboração deste horário, como em quase tudo relativo à vida na e da escola, é fundamental a relação dos pais com o diretor de turma, já que este é o elemento privilegiado da relação dos pais com a escola.
É no horário semanal de atendimento que os pais têm a oportunidade de obter informações de forma individualizada sobre o aproveitamento, a assiduidade e o comportamento do seu filho ou da sua filha, ao mesmo tempo que devem transmitir ao diretor de turma o que de mais importante se passa na vida dos jovens.
São dados que permitem compreender determinadas situações, ajudando a resolvê-las. É, aliás, nesta troca que se constrói a colaboração entre a família e a escola.
Por isso, não hesite: faça chegar ao diretor de turma dados que considere relevantes, como o estado de saúde do aluno, de familiares e amigos, crises entre pessoas da família, assim como outros acontecimentos que possam afetar o normal rendimento escolar dos alunos.
Se tiver dificuldade em se deslocar à escola com regularidade, pode solicitar, por escrito, informações ao diretor de turma, através da caderneta do aluno, ou manter com ele um diálogo via e-mail, já que alguns se disponibilizam para o fazer dessa forma.
Hoje há uma maior consciência da necessidade da participação dos pais na vida escolar dos alunos, o que se tem traduzido na organização dos pais e encarregados de educação em associações e grupos de reflexão. Por outro lado, os professores sentem cada vez mais a necessidade de partilhar, de corresponsabilizar os pais na educação dos jovens.
É comum ouvir os alunos lamentarem-se porque estudam e não obtêm os resultados esperados. A falta de rendimento escolar deve-se, frequentemente, às dificuldades que grande parte dos estudantes tem em organizar o seu trabalho.
Os pais têm um papel importante a desempenhar, reforçando a ideia que é transmitida pelos professores de que há todo um trabalho que se tem de desenvolver fora das aulas. O trabalho que o aluno desenvolve em casa é fundamental para que a aprendizagem se possa realizar de forma estruturada e consistente.
Se há alunos que não estudam regularmente em casa, há outros que despendem muitas horas a estudar e não obtêm o resultado equivalente ao seu esforço. É frequente os pais testemunharem junto dos diretores de turma que os seus filhos estudam muito e que o seu esforço não é compensado.
Ora, na maior parte dos casos, esse facto deve-se, de facto, à ausência de organização. Planificar o trabalho poupa energia, conseguindo produzir-se mais e melhor com menos esforço.
A planificação passa pela organização do tempo: fazer um horário de trabalho é um bom princípio. O horário é um orientador de trabalho cujo valor formativo vai muito para além da vida escolar: desenvolve hábitos de organização e planificação, úteis para todas as atividades futuras.
Na elaboração deste horário, como em quase tudo relativo à vida na e da escola, é fundamental a relação dos pais com o diretor de turma, já que este é o elemento privilegiado da relação dos pais com a escola.
É no horário semanal de atendimento que os pais têm a oportunidade de obter informações de forma individualizada sobre o aproveitamento, a assiduidade e o comportamento do seu filho ou da sua filha, ao mesmo tempo que devem transmitir ao diretor de turma o que de mais importante se passa na vida dos jovens.
São dados que permitem compreender determinadas situações, ajudando a resolvê-las. É, aliás, nesta troca que se constrói a colaboração entre a família e a escola.
Por isso, não hesite: faça chegar ao diretor de turma dados que considere relevantes, como o estado de saúde do aluno, de familiares e amigos, crises entre pessoas da família, assim como outros acontecimentos que possam afetar o normal rendimento escolar dos alunos.
Se tiver dificuldade em se deslocar à escola com regularidade, pode solicitar, por escrito, informações ao diretor de turma, através da caderneta do aluno, ou manter com ele um diálogo via e-mail, já que alguns se disponibilizam para o fazer dessa forma.