10 locais educativos para visitar com os mais novos

Descubra museus, bibliotecas e outros espaços incríveis para aprender enquanto se divertem!

1. World of Discoveries – Interactive Digital Exhibition (Porto)

Neste museu interativo e parque temático, são retratadas as fantásticas histórias dos navegadores portugueses, que cruzaram os mares à descoberta de um mundo desconhecido, com exposições imersivas e atividades educativas que vão cativar os mais novos.

Mais informações: https://www.worldofdiscoveries.com/

Museu interativo Porto World of discoveries

Crédito imagem: Joseolgon

 

2. Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra (Coimbra)

Construída sobre uma prisão medieval, que mais tarde foi prisão académica, na Biblioteca Joanina pode encontrar milhares de livros, alguns bastante raros, com destaque para obras de medicina, geografia, história, estudos humanísticos, ciências, direito civil e canónico, filosofia e teologia.

! Curiosidade: No cofre da Biblioteca Joanina encontram-se exemplares raríssimos, como uma primeira edição de Os Lusíadas.

Mais informações: https://www.uc.pt/

Biblioteca Joanina (Coimbra)

Crédito imagem: xiquinhosilva

 

3. Oceanário de Lisboa (Lisboa)

É um dos maiores aquários da Europa e é uma excelente opção para atividades educativas para todas as idades. Desde visitas guiadas a workshops, o Oceanário de Lisboa dispõe de atividades educativas que proporcionam uma aprendizagem interativa sobre os oceanos e a biodiversidade marinha.

Mais informações: https://www.oceanario.pt/ 

Oceanário de Lisboa

Crédito imagem: dirk.olbertz

 

4. Dino Parque (Lourinhã)

É um parque temático dedicado ao fantástico mundo e época dos dinossauros e animais pré-históricos. Com mais de 180 modelos de espécies de dinossauros à escala real, divididos pelos quatro mais importantes períodos da História da Terra e da evolução da vida, o Dino Parque proporciona uma verdadeira viagem de milhões de anos à descoberta de outros mundos.

Mais informações: https://www.dinoparque.pt/pt/

Dino Parque em Lourinhã Portugal

Crédito imagem: Joseolgon

 

5. Badoca Safari Park (Vila Nova de Santo André, Alentejo)

O Badoca Safari Park é um parque temático com uma área de 90 hectares e cerca de 600 animais, de mais de 80 espécies distintas, que convida toda a família a passar um dia diferente e a conhecer a beleza da vida animal, em plena liberdade. O parque conta com várias atividades, passeios, apresentações de animais e zonas de restauração, para que possa passar um dia em cheio em contacto com a Natureza e vários animais.

Mais informações: https://badoca.com/

Badoca Safari Park

Crédito imagem: Tiago Lima

 

6. Museu do Dinheiro (Lisboa)

Um museu que explora a história do dinheiro em Portugal e no mundo, e a sua relação com a sociedade, com exposições interativas e atividades educativas para crianças e jovens.

Mais informações: https://www.museudodinheiro.pt/

Museu do Dinheiro

Crédito imagem: Chester

 

7. Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva (Lisboa)

Um museu educativo de ciência, com uma grande variedade de exposições, atividades e eventos especiais para famílias, onde é possível aprofundar conhecimentos em áreas específicas, nomeadamente, na tecnologia, na engenharia, na matemática, entre outras, de forma divertida e interativa.

Mais informações: https://www.pavconhecimento.pt/

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Crédito imagem: GualdimG

 

8. Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Lisboa)

Dedicado à história natural e às ciências, com coleções de zoologia, botânica, geologia e paleontologia, no MUHNAC pode encontrar diversas exposições e atividades que vão estimular a curiosidade sobre a Natureza e a Ciência, e auxiliar na sua compreensão.

Mais informações: https://museus.ulisboa.pt

Crédito imagem: Jorge Brazil

 

9. Zoomarine (Albufeira)

O Zoomarine é um parque temático que promove uma participação ativa no campo da conservação da vida dos oceanos, das suas espécies e dos seus habitat. As diversas atrações garantem muita diversão em família e momentos de aprendizagem também!

Mais informações: https://www.zoomarine.pt/pt/

Crédito imagem: William Warby

 

10. Zoo Santo Inácio (Vila Nova de Gaia)

Os amplos espaços verdes, que recriam os habitat de origem e os mais de 600 animais dos cinco continentes, ajudam a criar uma atmosfera natural que torna o Zoo Santo Inácio um espaço único. Não se admire se achar que está na selva!

Mais informações: https://zoosantoinacio.com/

Crédito imagem: dpa/picture alliance

 

 

 SUGESTÕES DE LEITURA 

Acompanhe os passeios educativos em família com um bom livro sobre o tema. Partilhamos algumas sugestões:

Os LusíadasO Top de Factos CuriososO magnífico livro dos dinossaurosEnciclopédia dos Curiosos - Planeta TerraA minha História dos DescobrimentosTudo o que deves saber! Planeta TerraEspreita - Perguntas e Respostas sobre AnimaisEnciclopédia dos Curiosos - Corpo Humano