5 atividades em família para a interrupção letiva da Páscoa

Com celebrações e deslocações limitadas, esta será uma Páscoa bem diferente, por isso reunimos algumas ideias para pôr em prática com os mais novos, em casa.

1 – Fazer caminhadas ao ar livre

Sabemos que os hábitos e as brincadeiras das crianças mudaram bastante ao longo dos últimos anos. Atualmente, os jovens passam mais tempo à frente de ecrãs (televisão, jogos de vídeo, tablet) do que a praticar atividades físicas regulares.

É importante incentivar as crianças a deslocarem-se a pé desde cedo, de forma a garantir um crescimento harmonioso e a iniciá-las na prática regular de uma atividade física.

Nesta fase em que passamos tanto tempo fechados em casa, fazer caminhadas em família é muito importante para a saúde mental de cada um e para estreitar laços entre todos.

 

2 – Cozinhar em família

Cozinhar com as crianças promove o trabalho em equipa e desenvolve o seu sentido de responsabilidade, bem como alguns conceitos matemáticos, pela necessidade de fazer medições. Adapte as tarefas na cozinha às suas idades, mas não deixe de incluir as crianças nestas atividades. Elas costumam adorar!

Se quiser escolher uma receita especial para a Páscoa, o livro Doces, de Cristina Manso Preto, dedica um capítulo inteiro a sugestões para esta época festiva.

Nós oferecemos-lhe uma receita deste livro: o pão de ló sem glúten.

Doces

 

3 – Ler um livro e ver o filme 

Ler é fundamental, para crianças e adultos. O clássico Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, é a nossa sugestão para esta altura do ano, pois permitirá que o imaginário da criança ganhe vida com a visualização posterior do filme.

Revisite um mundo tão maravilhoso (e tão louco!) como o de Alice, que caiu pela toca de um coelho apressado… e a sua vida mudou para sempre!

Alice no País das Maravilhas    Trailer "Alice no País das Maravilhas"

 

4 – Decorar a casa e organizar uma caça ao ovo

Criar elementos decorativos para enfeitar a casa nesta época pode ser uma atividade muito gratificante para a criança, por ser divertida e por ver exposto o resultado de algo que ela própria fez ou construiu. Para isso, deixamos-lhe algumas propostas.

Assim que a casa estiver decorada, organize uma caça ao ovo. Será muito mais divertido para a criança descobrir onde estão os ovos do que simplesmente lhe serem oferecidos.

E fica a dica: esconda os ovos quando ela estiver a dormir.

Descarregar Atividades Páscoa

5 – Reforçar algumas aprendizagens

Se notar que, devido ao Ensino a Distância, alguns conteúdos necessitam de ser reforçados antes do regresso à escola, aproveite para investir num livro de apoio escolar com exercícios para praticar essas aprendizagens. Veja as nossas sugestões, organizadas por ano de escolaridade.

Porém, estabeleça uma altura do dia para esse reforço: algo que demore pouco tempo, que sirva apenas para relembrar. Afinal, as crianças também estão de férias!