5 atividades para manter o cérebro “ativo” durante as férias

O verão chegou. Acabaram os TPC. Podemos arrumar os livros e os cadernos. Os alunos despedem-se das aulas e os pais procuram atividades divertidas para ocupar algum do tempo livre das férias. Este ano, mantenha o cérebro dos mais novos (e de toda a família) ativo com as nossas 5 sugestões de atividades para as férias.

1 - Ler, ler e ler

Ler é uma excelente atividade em qualquer momento do ano, mas nas férias há uma maior predisposição para tal. É ótimo para relaxar, desenvolve a criatividade, permite melhorar a escrita e aumentar o vocabulário. Nesta fase, para promover o gosto pelos livros, procure descobrir os temas de maior interesse das crianças, motivando-as, desta forma, para a leitura.

Conheça algumas das histórias mais adoradas pelos mais novos:

Trincas - O Monstro dos Livros

 

 

 

 

 

 

 

Trincas - O Monstro dos Livros

 

Os Mauzões - Episódio 1

 

 

 

 

 

 

 

 

Os Mauzões - Episódio 1

 

O Estranhão - Socorro, a minha mãe está avariada!

O Estranhão - Socorro, a minha mãe está avariada!

 

As Aventuras de Tom Sawyer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As Aventuras de Tom Sawyer

 

2 – Resolver passatempos e jogos de lógica

Sudokus e outros desafios matemáticos, palavras cruzadas, sopas de letras ou atividades para encontrar as diferenças são excelentes passatempos para as férias e contribuem para o desenvolvimento do raciocínio mental. Encontramo-los na maioria dos jornais, revistas e em alguns blocos de atividades.

 

3 – Recordar e reforçar conteúdos escolares

Um exercício entre um mergulho ou um passeio ajuda a manter alguns conteúdos na memória, mas opte por um único livro com atividades multidisciplinaresAfinal, as crianças estão de férias! 

 

4 – Conhecer o espaço que as rodeia

Quer vá de férias para algum destino quer fique em casa, é sempre possível ir a um parque natural para usufruir do contacto com a Natureza ou visitar um monumento para conhecer o passado histórico local. Estas são atividades enriquecedoras que estimulam a curiosidade e fomentam o conhecimento baseado na pesquisa e na descoberta.

 

5 – Jogar em família

Depois de jantar, é preferível optar por jogos em família e deixar a tecnologia de lado.

A união familiar será maior e os momentos para recordar no futuro também serão muitos. Além disso, este tipo de atividade estimula múltiplas competências estratégicas.

Jogos pequenos e fáceis de transportar são excelentes opções para levar nas férias.