O MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles® é um método fónico e multissensorial de desenvolvimento das competências fonológicas, de ensino e reeducação da leitura e da escrita.
Os diversos materiais educativos que o constituem foram elaborados com base nos resultados da investigação desenvolvida pela recém designada “Ciência da Leitura”, no estudo e na minha experiência profissional, como professora e psicóloga educacional, no ensino e reeducação de crianças e jovens com dislexia, perturbações de leitura e da escrita e outras perturbações do desenvolvimento. A inexistência de livros que refletissem esses conhecimentos, e que pudessem ser utilizados no ensino e na reeducação da leitura e da escrita, a solicitação da publicação dos materiais que ia elaborando e partilhando com as crianças, professores e pais, impôs-se como uma necessidade incontornável a que não podia ficar indiferente.
Assim foram surgindo os materiais que integram o MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®, cuja utilização tem provado ser um contributo válido no ensino e reeducação das crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
Apresentação da autora
MARIA PAULA CAMPANTE CARVALHO FERREIRA TELES
Psicóloga Educacional, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, ISPA.
Mestre em Psicologia Educacional, Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, ISPA.
Especialista em Psicologia da Educação, pelo Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais, pelo Colégio de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Formadora Certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Área e Domínio B06, Educação Especial.
Curso Superior de Educação pela Arte, Conservatório Nacional de Lisboa.
Curso do Magistério, Escola do Magistério Primário de Évora.
Autora do MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®, um método fónico-silábico e multissensorial de desenvolvimento das competências fonológicas, de ensino e reeducação da leitura e da escrita e tem sido usado, com muito sucesso, no ensino e na reeducação de crianças disléxicas. Foi elaborado com base nos resultados dos recentes estudos neurocientíficos sobre dislexia e na sua experiência profissional.
É Diretora da Equipa de Psicólogos da Clínica de Dislexia Dra. Paula Teles onde realiza avaliação cognitiva e psicoeducacional e reeducação neuropsicológica a crianças e jovens com Dislexia, Disortografia, Disgrafia e outras Perturbações do Desenvolvimento.
Desenvolveu a sua atividade profissional, como Professora e Psicóloga Educacional, no Ministério da Educação.
Os seus interesses são a investigação e estudo dos processos neurocognitivos que se encontram na génese da leitura e da escrita, o desenvolvimento de métodos de ensino que proporcionem um maior sucesso nestas aprendizagens, o desenvolvimento das competências fonológicas, o ensino e reeducação da leitura e da escrita.
Tem realizado diversos Cursos de Pós-graduação, Apresentações em Fóruns, Congressos, Conferências e Seminários em Portugal e no Estrangeiro.
Oradora convidada no II Fórum Mundial de Dislexia, na Universidade Federal de Minas Gerais, promovido pela Unesco e pela Dyslexia Internacional.
Membro da “International Dyslexia Association” e de outras associações científicas.
Consultora do Centro de Desenvolvimento Diferenças, na área de Dislexia.
Webinars sobre o MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®
Neurociência da leitura
Como é que o cérebro aprende a ler.
O MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®
Apresentação da coleção A Magia da Leitura - parte I.
O MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles®
Apresentação da coleção A Magia da Leitura - parte II.
A coleção de livros Magia da Leitura
Cartões Fonomímicos
Adequado ao 1.° ciclo / 2.° ciclo / 3.° ciclo
Os Cartões Fonomímicos são utilizados para ensinar as competências fonológicas básicas necessárias à aprendizagem da leitura. São utilizados ao longo das diferentes fases da aprendizagem em conjunto com os vários materiais que integram o MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles® e sempre que estas competências não estejam ainda automatizadas.
Abecedário e Silabário
Adequado ao Pré-Escolar / 1.° ciclo
O livro Abecedário e Silabário é utilizado para ensinar a ler conjuntamente dois, ou mais, fonemas, ou seja, ensinar a realizar a operação mental de fusão fonémica e treinar até conseguir a sua automatização. Auxilia no ensino da leitura de várias sílabas em sequência, isto é, a realizar as fusões silábicas sequenciais, competência necessária à leitura das palavras e textos.
A Magia dos Sons das Letras
Adequado ao Pré-Escolar
A Magia dos Sons das Letras é um livro que foi elaborado segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar e permite às crianças aprender, de modo simples e divertido, desenvolver a consciência fonológica, aprender as correspondências som - letra e desenhar corretamente as letras, depois de passarem os dedos sobre as letras.
A Magia da Leitura 1
Adequado ao 1.° ciclo
O livro A Magia da Leitura 1 tem como objetivo ensinar a ler sequencialmente as diversas sílabas que formam as palavras, as fusões silábicas sequenciais; treinar a leitura sistemática de palavras e de textos, até conseguir realizar uma leitura correta, automática, fluente e compreensiva.
A Magia da Leitura 2
Adequado ao 1.° ciclo
O livro A Magia da Leitura 2 é utilizado no ensino e na reeducação da leitura e da escrita e apresenta os grafemas-fonemas com mais do que uma correspondência fonológica, na forma de sílaba “Consoante-Vogal”, “Vogal-Consoante”, “Consoante-Vogal-Consoante”, as regras contextuais e os dígrafos.
A Magia da Leitura 3
Adequado ao 1.° ciclo
O livro A Magia da Leitura 3 é utilizado no ensino e reeducação das crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Apresenta as diversas correspondências do grafema “x”, e as sequências consonânticas.
Trocas Fonológicas
Adequado ao 1.° ciclo / 2.° ciclo / 3.° ciclo
O livro Trocas Fonológicas tem como objetivo ensinar as crianças e jovens a ler com a fluência – precisão, velocidade e prosódia – adequada ao ano de escolaridade, para que consigam aceder à compreensão do que leem, e a escrever com uma caligrafia cursiva legível e sem erros ortográficos. Apresenta atividades de estimulação e desenvolvimento da consciência fonológica e fonoarticulatória em tarefas de leitura e escrita de letras, sílabas, palavras, pseudopalavras e textos.
O que dizem sobre o método...
FAQ'S
Para todas as crianças.
O MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles® é um método fónico-silábico de desenvolvimento das competências fonológicas, de ensino e reeducação da leitura e da escrita. Foi elaborado com base nos resultados da investigação da “Neurociência da Leitura” sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e escrita. Utiliza uma metodologia multissensorial, sequencial e cumulativa o que facilita a aprendizagem pelo que as crianças aprendem com prazer e alegria, como que “por magia”, a ler, a escrever e a realizar uma caligrafia legível. Destinam-se a todas as crianças independentemente de terem, ou não, dificuldades na aprendizagem da leitura.
A Magia dos Sons das Letras.
Pelos cinco anos de idade as crianças devem pronunciar corretamente a maioria das palavras, pois a sua capacidade articulatória já deverá estar totalmente desenvolvida.
O atraso na aquisição da linguagem, bem como a manutenção de uma “linguagem bebé” ou “trapalhona”, podem ser os primeiros sinais indicadores de possíveis futuras dificuldades na aprendizagem da leitura.
O livro A Magia dos Sons das Letras ajuda no desenvolvimento das competências essenciais para a entrada no 1.º ano de escolaridade. Tem jogos de desenvolvimento da linguagem oral, da consciência fonológica, de rima e de grafismos. Para cada som→letra da língua portuguesa foi criada uma personagem e uma História-Cantilena associadas a um gesto. Utiliza uma metodologia multissensorial que torna a aprendizagem divertida. As crianças observam as imagens das personagens, ouvem, memorizam e cantam as História-Cantilena, imitam os respetivos gestos, tateiam as letras em relevo e cobrem os grafismos das mesmas.
Cartões Fonomímicos.
Para aprender a ler é necessário saber que a linguagem oral é formada por frases, as frases por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por fonemas e que as letras do alfabeto são os desenhos que foram inventados para representar os sons da fala.
Os Cartões Fonomímicos, com as suas Cantilenas do Abecedário, ensinam as competências fonológicas básicas necessárias à aprendizagem da leitura e as correspondências som→letra. As letras vogais são apresentadas por cinco amigos e as letras consoantes são apresentadas por Animais-Fonema. Os nomes dos amigos e dos Animais-Fonema começam com a mesma letra, o mesmo som. A cada um foi associado uma História-Cantilena e um gesto. As crianças observam os desenhos dos amigos e dos Animais-Fonema, ouvem e cantam as suas Histórias-Cantilenas e mimam os respetivos gestos. Estas atividades multissensoriais são ótimas auxiliares da memorização dos nomes e sons das letras.
Estas competências deverão ser consolidadas e complementadas com os conteúdos dos livros Abecedário e Silabário e A Magia da Leitura 1.
Abecedário e Silabário.
Muitas crianças identificam os nomes das letras, algumas sabem os seus sons, mas não conseguem fazer a sua leitura conjunta, isto é, fazer a fusão fonémica.
A operação mental de fusão fonémica é uma das competências mais difíceis de adquirir. As sílabas não são fonemas adjacentes, resultam de uma operação de fusão que tem que ser aprendida, pronunciar “guê” e “a” não conduz a ler “ga”, qualquer que seja a rapidez desta união.
O Abecedário e Silabário contém todas as sílabas da língua portuguesa, é o “livro base” a que as crianças recorrem sempre que têm dificuldades na leitura de algumas sílabas e casos de leitura.
Apresenta um Abecedário ilustrado, um quadro com as diferentes correspondências som↔letra, todas as sílabas da língua portuguesa, autocolantes para cada letra e para cada caso especial de leitura e autocolantes prémio.
É um material apelativo que facilita uma reeducação multissensorial, sistemática e cumulativa que proporciona um progresso significativo e quantificável das competências de leitura e de escrita.
Esta competência deverá ser consolidada e complementada com os conteúdos do livro A Magia da Leitura 1.
A Magia da Leitura 1, 2 e 3. Aprender a ler e a escrever, numa escrita alfabética é uma aprendizagem complexa que exige a aquisição, e automatização, de uma hierarquia de competências que necessitam de ser explicitamente ensinadas.
As crianças têm que saber ler com a fluência leitora correspondente ao seu ano de escolaridade para poderem compreender o que leem e aprender os conteúdos curriculares.
A fluência leitora integra três dimensões – velocidade (número de palavras lidas corretamente por minuto), precisão (percentagem de palavras lidas corretamente) e prosódia (ler com expressividade e ritmo).
Estas competências desenvolvem-se através de exercícios de leitura repetida, isto é, lendo várias vezes o mesmo texto a fim de construir um “modelo neurológico” de cada palavra para que a possam ler automaticamente, sem atenção consciente e sem esforço.
Os livros A Magia da Leitura 1, 2 e 3 foram concebidos com o objetivo de desenvolver estas capacidades. Contêm exercícios de leitura repetida, de compreensão, de ortografia e de caligrafia, na forma de listas de palavras, textos controlados e perguntas de interpretação, autocolantes com os desenhos dos Animais-Fonem” e autocolantes prémio.
A escolha do livro adequado depende do nível de competência leitora.
Destinam-se a todas as crianças que não leem com a fluência leitora, correspondente ao seu ano de escolaridade, que têm dificuldades em compreender os textos escritos, que trocam letras e dão erros ortográficos.
Abecedário e Silabário/Trocas Fonológicas/A Magia da Leitura 1, 2 e 3. Escrever sem erros é um desafio ainda maior do que ler com fluência. Ortografar não é o inverso de ler, exige uma dupla descodificação, a realização de várias operações sequenciais e o recurso a modelos ortográficos previamente memorizados, sendo que muitos deles não obedecem a regras definidas.
Para escrever corretamente é necessário saber identificar as palavras constituintes das frases (consciência de palavra), saber segmentar as palavras em sílabas (segmentação silábica), saber segmentar as sílabas em fonemas (segmentação fonémica), e saber quais as correspondências fonema-grafema corretas que devem ser utilizadas (princípio alfabético).
Em consequência desta dificuldade muitas crianças conseguem ler, com alguma fluência e correção, mas mantêm dificuldades ortográficas, muitas vezes persistentes, e de difícil eliminação.
A palavra com erro deve ser, o mais rapidamente possível, eliminada do campo visual da criança para que esta não memorize a ortografia incorreta. A identificação/marcação do erro deve ser feita escrevendo a letra, ou letras, com uma cor diferente, por cima do erro tapando a escrita incorreta. A correção dos erros não deve consistir na cópia repetida da palavra errada e deve realizar-se com a participação ativa da criança, sendo ensinadas, passo a passo, as estratégias adequadas à correção de cada tipo de erro.
Os livros Abecedário e Silabário, Trocas Fonológicas e os livros A Magia da Leitura 1, 2 e 3 contêm todas as formas ortográficas das palavras da língua portuguesa e ensinam estratégias específicas para corrigir os diversos tipos de erros: por trocas de fonemas, por não aplicação de regras dependentes do contexto e por irregularidades da língua.
A escolha do livro depende do tipo de erro. O livro Abecedário e Silabário é comum a todos os tipos de erro, pois inclui todas as sílabas da língua portuguesa, o livro Trocas Fonológicas, dirige-se especificamente para a correção dos erros resultantes de trocas fonológicas (f/v, t/d, p/b, c/g, x/j, s/z, m/n, b/d, n/d, nh/lh) e os livros A Magia da Leitura 1, 2 e 3 por erros resultantes da não aplicação de regras dependentes do contexto (casos de leitura) e por irregularidades da língua (máximo, gelado, casa…).
SIM. A escola atual caracteriza-se pela heterogeneidade dos seus alunos, deixando de ser possível continuar a defender a ideia que educar é ensinar a todos de igual modo, e ao mesmo ritmo, como se todos fossem um só.
O Decreto-Lei n.º 54/2018, aposta numa escola inclusiva, onde todos e cada um dos alunos encontram respostas que lhes possibilitam a aquisição de um nível de educação e formação facilitadoras da sua inclusão social.
Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão que visa responder à diversidade das necessidade e potencialidades de todos e de cada um dos alunos criando medidas de níveis diferentes (universais, seletivas e adicionais) de suporte à aprendizagem e à inclusão com a finalidade de adequar o ensino às necessidades e potencialidades de cada aluno.
Ser constrangido a seguir um livro que não consegue ler, a cujas perguntas não consegue responder, não contribui para melhorar os seus conhecimentos, desvaloriza a sua autoestima e autoconceito e, com frequência, conduz a uma enorme frustração que pode originar comportamentos disruptivos.
De acordo com estes princípios, se um aluno não consegue ler os manuais do seu ano de escolaridade, deverá ser elaborado um programa reeducativo que utilize livros, e materiais específicos, que partam das competências que o aluno já adquiriu e gradualmente, passo a passo, de modo sistemático e cumulativo, vá introduzindo as competências de maior complexidade até atingir os objetivos do seu ano de escolaridade.
O webinar da DGE, que pode ser consultado aqui, trata este tema com rigor.
SIM. Os livros A Magia da Leitura 1, 2 e 3 foram elaborados com base nos resultados da investigação neurocientífica sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escrita, no estudo, na minha experiência profissional como professora e mestre em Psicologia Educacional.
Cada livro é específico para o ensino de cada uma das competências implicadas na aprendizagem da leitura e escrita e não se dirige a um ano ano de escolaridade concreto.
Não se destinam a anos específicos, destinam-se a ser usados pelos alunos que tem dificuldades específicas, independentemente do ano de escolaridade que frequentam.
Gostar de ler não acontece naturalmente, está associado à capacidade de ler com fluência e compreensão, a fazer uma leitura automática, isto é sem atenção consciente e sem esforço. Ler sem compreender o que lê, equivale a ver um filme de olhos fechados!
Para melhorar estas competências deverão ser realizados exercícios de leitura repetida, ler várias vezes o mesmo texto a fim de memorizar o “modelo neurológico” de cada palavra, dependendo da avaliação do seu nível de leitura, deverá usar um dos livros A Magia da Leitura 1, 2 ou 3.
Para melhorar a ortografia deverá usar os livros Abecedário e Silabário e Trocas Fonológicas. A escolha do livro depende do tipo de erro a corrigir. O livro Abecedário e Silabário é comum a todos os tipos de erro, pois inclui todas as sílabas da língua portuguesa. O livro Trocas Fonológicas, dirige-se especificamente à correção dos erros resultantes de trocas fonológicas. Os livros A Magia da Leitura 1, 2 e 3 dirigem-se aos erros resultantes da não aplicação de regras dependentes do contexto e por irregularidades da língua.
Foram concebidos com o objetivo de desenvolver estas capacidades. Contêm exercícios de leitura repetida, de compreensão, de ortografia e de caligrafia, na forma de listas de palavras, textos controlados e perguntas de interpretação, autocolantes com os desenhos dos Animais-Fonema e autocolantes prémio.
NÃO. Cada livro não se destina a um ano específico, foram pensados para serem usados pelos alunos que necessitam aprender os conteúdos apresentados em cada livro, independentemente do ano de escolaridade que frequentam.
Foram concebidos com o objetivo de desenvolver cada uma das capacidades que necessitam de ser aprendidas sequencialmente. Contêm exercícios de leitura repetida, de compreensão, de ortografia e de caligrafia, na forma de listas de palavras, textos controlados e perguntas de interpretação, autocolantes com os desenhos dos Animais-Fonema e autocolantes prémio.
O livro A Magia da Leitura 1 está indicado para as crianças que necessitam aprender as letras vogais, os ditongos e as letras consoantes com apenas um som - p, t, m, d, l, v, b, j, n, f, z, h - e as sílabas inversas - al, an, am, az.
O livro A Magia da Leitura 2 está indicado para as crianças que necessitam aprender as letras consoantes com mais de um som - r, s, c, ç, g, q - e os dígrafos – ch, nh, lh.
O livro A Magia da Leitura 3 está indicado para as crianças que necessitam aprender as diversas correspondências fonológicas da letra “x”, as sílabas triplas - pl, tl, bl, fl, cl, gl, pr, tr, dr, vr, br, fr, cr, gr – e as sequências consonântica.
Com esta metodologia multissensorial, sequencial e cumulativa as crianças aprendem com alegria e prazer, como que “por magia”, a ler, a escrever e a realizar uma caligrafia legível.
Em simultâneo. Aprender a ler não é um processo natural. Contrariamente à linguagem oral, a leitura não emerge naturalmente da interação com os pais e os outros adultos, por mais estimulante que seja o meio a nível cultural, a leitura requer a aquisição, e automatização, de uma hierarquia sequencial de competências.
O MÉTODO FONOMÍMICO Paula Teles® é composto por vários livros, que se destinam ao ensino/desenvolvimento de cada uma das competências implicadas na aprendizagem da leitura e da escrita iniciando nas mais simples e progredindo até às mais complexas.
Os Cartões Fonomímicos ensinam as correspondências som-letras através da audição e memorização das Cantilenas do abecedário.
A Magia dos Sons da Letras, tem atividades de desenvolvimento da consciência fonológica, das correspondências sons-letras e da grafomotricidade. As crianças ouvem, cantam e mimam as Cantilenas do Abecedário.
O Abecedário e Silabário ensina o princípio alfabético e a leitura de sílabas, fusão fonémica.
Os livros A Magia da Leitura 1, 2 e 3 desenvolvem a fluência leitora, a compreensão, a ortografia e a caligrafia.
O livro Trocas Fonológicas tem atividades de desenvolvimento da consciência fonológica e fonoarticulatória. As crianças ouvem e cantam as Cantilenas dos pares de letras que se confundem: f/v, t/d, p/b, c/g, x/j, s/z, m/n, b/d, n/d, nh/lh, b/d, n/d, nh/lh.
Em cada aula, ou sessão reeducativa, poderão ser utilizados sequencialmente diversos livros dependendo das competências que cada criança necessita aprender.