fll21_fotografia

Grandes autores presentes no último fim de semana da Feira do Livro de Lisboa

2021-09-09
José Luís Peixoto, Laurentino Gomes e Miguel Sousa Tavares estarão no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora. Conversa «Ler É Essencial» fecha com chave de ouro a participação na maior festa do livro
Partilhar:
Estes são os últimos dias da 91.ª Feira do Livro de Lisboa, uma edição que se está a revelar muito positiva a todos os níveis, nomeadamente no que diz respeito à presença de leitores. Para os Grupos Porto Editora e BertrandCírculo, que estão reunidos no mesmo espaço, a aposta na presença de um vasto leque de autores e na definição de uma agenda de eventos para todos os gostos e idades verificou-se acertada, tendo-se registado uma elevada participação dos visitantes.

É o que se espera que aconteça, também, neste último fim de semana da Feira do Livro de Lisboa.

No sábado, das 15:00 às 16:30, estarão, no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, António Avelar de Pinho e João Vaz de Carvalho (Formiga duma Figa), José Luís Peixoto (Almoço de Domingo), Julieta Monginho (Volta ao Mundo em Vinte Dias e Meio), Laurentino Gomes (Escravidão) e Nuno Artur Silva e Pierre Pratt (Síul, Epilif e o Grande Zigomático). Das 17:00 às 18:30, será a vez de Ana Cristina Silva (Bela), Bruno Vieira Amaral (Integrado Marginal - Biografia de José Cardoso Pires), Carlos Vale Ferraz (Angoche – Os fantasmas do império), Maria Teresa Maia Gonzalez (Coleção Grandes Amigos e Lê lá, Lara!), Teolinda Gersão (O regresso de Júlia Mann a Paraty) e José Carlos Almeida Nunes (O Médico da Casa).

Pelo meio, espaço para uma sessão muito aguardada: a apresentação de Almoço de Domingo, de José Luís Peixoto, com a presença do Comendador Rui Nabeiro. Será às 18:00, no Auditório Sul da APEL, seguida de sessão de autógrafos do autor no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora.

No domingo, último dia da Feira do Livro de Lisboa, sobram motivos para ir até ao Parque Eduardo VII. Das 15:00 às 16:30, estarão em sessão de autógrafos André Carrilho (A Menina Com os Olhos Ocupados), Joaquim Miranda Sarmento (Portugal - Liberdade e Esperança), José Luís Peixoto (Almoço de Domingo), Mário Silva Carvalho (Robim de Campanhã), Paulo Azevedo (Não Há Impossíveis) e Pedro Strecht (O Corpo é que Paga). Miguel Sousa Tavares, que, ao fim de oito anos, regressa ao romance com o seu novo livro Último Olhar, estará em sessão de autógrafos das 15:30 às 17:00.

Às 16:00, o Auditório Poente da APEL acolhe a sessão de lançamento da nova coleção infantojuvenil da autoria de Sara de Almeida Leite, Os Mega B.A.Y.T.E.S, e, uma hora depois, inicia-se, no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, a derradeira ronda de sessões de autógrafos, na qual participarão os autores António Cabrita (Tristia), António Marujo (A Caixa de Correio de Nossa Senhora), Carlos Neto (Libertem as Crianças), Luísa Castel-Branco (Quando Eu Era Pequenina) e Richard Zimler (Insubmissos e Na Terra dos Animais Falantes).

Para fechar a agenda de eventos da melhor forma, e em jeito de desafio lançado a toda a sociedade, realiza-se às 17:30, no Auditório Sul da APEL, a conversa sobre a importância dos livros e da leitura para uma sociedade saudável, no âmbito da iniciativa «Ler É Essencial», da responsabilidade da Bertrand Editora e da Fundação Círculo de Leitores, que conta com a moderação do editor Francisco José Viegas.

Toda a informação está disponível e sempre atualizada em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook "Autores que nos unem".
Ver Mais
fll21_foto

Há excelentes motivos para ir (e voltar) à Feira do Livro de Lisboa

2021-09-02
Espaço Porto Editora | Bertrand Editora acolhe sessões de autógrafos no próximo fim de semana e vários eventos nos dias seguintes
Partilhar:
A primeira semana de Feira do Livro de Lisboa levou milhares de visitantes ao Parque Eduardo VII e até dia 12 de setembro, último dia da Feira, a agenda do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora oferece múltiplas razões para (re)visitar a maior festa do livro realizada no nosso país.

No fim de semana que se avizinha, o destaque vai para a presença de inúmeros autores em sessões de autógrafos. No sábado, dia 4, das 15:00 às 16:30, estarão Ana Valente, Isabel Moiçó e Paulo Silva (Coleção Mistérios e Aventuras), João Pedro Marques (A Aluna Americana e Uma Fazenda em África), Luís Costa Dias e Paulo Barata (História do Sporting Clube de Portugal) e Paulo Neves da Silva (Citações e Pensamentos de José Saramago); das 17:00 às 18:30, será a vez de João Carlos Melo (Reféns das Próprias Emoções), João Paulo Oliveira e Costa (A Estreia do Auto da Índia), Francisco Louçã (O Futuro Já Não é o Que Nunca Foi), José Eduardo Agualusa (Milagrário Pessoal), Manuel Jorge Marmelo (Tropel), Sara de Almeida Leite (O Mundo da Inês) e Teolinda Gersão (O regresso de Júlia Mann a Paraty).

No domingo, dia 5, os leitores terão a oportunidade de se encontrar, das 15:00 às 16:30, com Alberto S. Santos (Amantes de Buenos Aires), Gustavo Santos (Casa), Joana Rato (Neuromitos), José Eduardo Franco e Carlos Fiolhais (História Global de Portugal), José Rodrigues (Dias de Outono), Luís Osório (Ficheiros Secretos) e Mário de Carvalho (O homem do turbante verde e outras histórias); e das 17:00 às 18:30, com André Tecedeiro (A axila de Egon Schiele), Bruno Vieira Amaral (Integrado Marginal - Biografia de José Cardoso Pires), José Eduardo Agualusa (Milagrário Pessoal), Pedro Andersson (Contas-Poupança - Vença a Crise com Inteligência e Aprenda Tudo sobre os seus Direitos), Rita Costa (Pais e Filhos), Rui Miguel Tovar (Ver para Crer) e Virginia López (Supervendedora, Supervencedora). Às 18:00, no Auditório APEL – Sul, realiza-se a sessão de apresentação de O Novelo de Emoções, de Elizabete Neves e Natalina Cóias, que ajuda pais e educadores a trabalhar as emoções com as crianças.

María Dueñas em Lisboa a abrir uma semana de grande fôlego

Autora do enorme sucesso literário O Tempo entre Costuras, María Dueñas estará no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na próxima segunda-feira, às 18:30, para uma sessão de autógrafos especial e que serve de antecâmara à chegada do seu novo livro Sira às livrarias.

Nos dias seguintes, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora será palco para diferentes iniciativas que vão envolver muitos leitores. Na terça-feira, 7 de setembro, às 21:00, terá lugar uma sessão do Clube de Leitura Robert Jordan, que reúne os leitores da série de fantasia épica «A Roda do Tempo»; no dia seguinte, quarta-feira, às 18:30, será a vez da tertúlia «Falar sobre poesia», uma iniciativa realizada no âmbito do Prémio Livro do Ano Bertrand 2020, na qual leitores e livreiros distinguem as obras que se destacaram ao longo do ano; na quinta-feira, 9 de setembro, às 18:00, no Auditório APEL – Poente, realiza-se o workshop «Educar pela positiva», com Nuno Pinto Martins, autor do livro com o mesmo título, que servirá para explorar estratégias simples e eficazes, com exemplos práticos e reais, para ajudar as famílias em apuros; meia-hora mais tarde, no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, Hernâni Carvalho estará em sessão de autógrafos (Avé-Marias e Matadores). No fim de tarde de sexta-feira, às 18:30, o destaque vai para a presença de Maria do Rosário Pedreira (Adeus, Futuro) e Clara de Almeida (A numerologia da nova era).

Na próxima semana será divulgada a agenda do último fim de semana da 91.ª Feira do Livro de Lisboa. Até lá, toda a informação está disponível e sempre atualizada em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook "Autores que nos unem".
Ver Mais
Img_AQNU_notícia

Bruno Vieira Amaral, Leonardo Padura, Luísa Ducla Soares e José Eduardo Agualusa em destaque nos primeiros dias da Feira do Livro de Lisboa

2021-08-26
Começa hoje a maior festa do livro realizada em Portugal e o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora terá sessões de autógrafos, apresentações, workshops e promoções para os primeiros visitantes.
Partilhar:

Quando, às 17:00, se anunciar a abertura oficial da 91.ª Feira do Livro de Lisboa, já muitos leitores estarão dentro dos pavilhões, com um olhar atento nas novidades, nas promoções e, claro, nas agendas de eventos – e o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora será um dos pontos de passagem obrigatória.

Logo neste primeiro dia, a partir das 18:00, Eduardo Madeira (O Infame Dicionário Cómico de Língua Portuguesa) estará em sessão de autógrafos, contando com a companhia, uma hora depois, de José Carlos Almeida Nunes (O Médico da Casa).

Amanhã, merecerá especial atenção a presença, às 18:00, do escritor, guionista e jornalista cubano Leonardo Padura, para a apresentação, em conversa com o escritor e ensaísta Miguel Real, de Quarteto de Havana – Volume I e Quarteto de Havana – Volume II, este último publicado precisamente hoje, 26 de agosto. À noite, a partir das 21:00, Dulce Regina promove o workshop «A Pandemia e os Ciclos Astrológicos e a Verdade sobre a Era de Aquário» (ambos os eventos a terem lugar no Auditório APEL – Sul).

Chegados ao fim de semana, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora proporciona uma agenda para todos os gostos. No sábado, estarão em sessão de autógrafos Ágata Roquette, Dulce Regina, Inês Meneses, João Rasteiro, Maria João Fialho Gouveia, Pedro Seromenho e Rita Nascimento (das 15:00 às 16:30) e Bruno Vieira Amaral, José Eduardo Agualusa, Irene Flunser Pimentel, Luís M. Vicente, Luísa Ducla Soares, Manuela Gonzaga e Rui Zink (das 17:00 às 18:30).

No mesmo dia, destaque para a conversa entre Luís M. Vicente e Manuela Gonzaga à volta do livro Touro como Nós (16:00, Auditório APEL – Poente), para o lançamento do novo livro de Francisco Louçã, O Futuro Já Não é o que Nunca Foi, com apresentação do jornalista Paulo Pena (18:30, Auditório APEL – Poente, seguido de sessão de autógrafos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora) e para o debate entre Leonardo Padura e a historiadora Raquel Varela a propósito do tema «Utopia, Internacionalismo e Solidariedade» (19:20, Auditório APEL – Nascente).

No domingo, dia 29 de agosto, das 15:00 às 16:30, Gabriela Oliveira, Joana Menezes Nunes e José Carlos Almeida Nunes estarão em sessão de autógrafos, estando também confirmadas as presenças de Adérito Tavares, Ana Bárbara Pedrosa, António Costa Silva, Hugo Rodrigues, João Céu e Silva e José Eduardo Agualusa (das 17:00 às 18:30).

Paralelamente, estão agendados eventos que, por regra, atraem bastantes participantes: o workshop «Suporte básico de vida pediátrico», a cargo do enfermeiro e autor José Coentrão (15:00, Auditório APEL – Sul); a apresentação de Outra História, Outras Estórias, de Adérito Tavares e com a participação do Professor António Araújo e do Professor José Miguel Sardica (16:10, Auditório APEL – Poente); o workshop «O sono e outros desafios dos pais», dado pelo médico e autor Hugo Rodrigues (16:00, Auditório APEL – Sul); assim como a apresentação interativa de Fiona & Lucifera, da autoria de Sónia Cântara, em que os participantes poderão criar a sua própria ilustração com os protagonistas do livro (17:50, Auditório APEL – Poente).

Ainda antes do calendário assinalar a chegada de setembro, haverá um sprint de leitura orientado por alguns dos principais bloggers literários nacionais. Decorrerá a 31 de agosto, pelas 19:00, no Auditório APEL – Sul.

Toda esta informação está disponível e sempre atualizada em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook "Autores que nos unem".

Ver Mais
AQNU - FLL2021

Grupos Porto Editora e BertrandCírculo levam mais de 80 autores à Feira do Livro de Lisboa

2021-08-23
A poucos dias da abertura do evento, é revelada a agenda completa, preenchida por uma centena de eventos que inclui sessões de autógrafos, lançamentos de novidades, debates, tertúlias e workshops.
Partilhar:

A maior festa do livro realizada em Portugal começa esta quinta-feira, dia 26, em Lisboa. Durante as próximas semanas, espera-se a visita de centenas de milhares de pessoas à procura dos seus livros e autores preferidos, saber das novidades e aproveitar as promoções. Para todas elas, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora oferece uma agenda diversificada, com uma centena de eventos, e a presença de mais de 80 autores portugueses e estrangeiros.

Ana Luísa Amaral, Ana Bárbara Pedrosa, António Cabrita, Carlos Vale Ferraz, Manuel Jorge Marmelo, Maria João Fialho, Richard Zimler e Rui Zink, bem como Adérito Tavares, Inês Meneses, José Carlos Almeida Nunes e Luís M. Vicente são alguns dos autores a merecerem atenção, numa lista em que contam os já anunciados André Carrilho, Bruno Vieira Amaral, Dulce Regina Francisco Louçã, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Leonardo Padura, Manuela Gonzaga, Maria Dueñas, Mário de Carvalho, Miguel Sousa Tavares e Teolinda Gersão.

Nos 28 pavilhões do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, estarão reunidos dezenas de milhares de livros para todos os gostos e públicos, e, todos os dias, estarão selecionados mais de 50 (cinquenta) «Livros do Dia» com 50% de desconto. Ainda em relação a promoções, de segunda a quinta-feira, realiza-se a «Hora H» (promoções na última hora da Feira do Livro).

Toda esta informação está agora disponível em www.autoresquenosunem.pt e na página de Facebook "Autores que nos unem".

Ver Mais
espacoFLL21

Conhecidos os primeiros destaques para a Feira do Livro de Lisboa

2021-08-19
A celebração dos livros e da literatura está de regresso ao Parque Eduardo VII e a agenda do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora está repleta de autores nacionais e estrangeiros
Partilhar:

A uma semana da abertura da 91.ª Feira do Livro de Lisboa, os grupos Porto Editora e BertrandCírculo divulgam alguns dos (muitos) escritores com presença confirmada no evento.

Aos portugueses Miguel Sousa Tavares (com novo romance), José Luís Peixoto, André Carrilho, Bruno Vieira Amaral, Francisco Louçã, Manuela Gonzaga, Mário de Carvalho e Teolinda Gersão – os dois últimos assinalam 40 anos de vida literária em 2021 – juntam-se o cubano Leonardo Padura, a espanhola María Dueñas, os brasileiros Dulce Regina e Laurentino Gomes e o angolano José Eduardo Agualusa, nomes bem conhecidos dos leitores portugueses.
 

 


Leonardo Padura estará na Feira do Livro a 27 de agosto, sexta-feira, pelas 18:00, para a sessão de apresentação de Quarteto de Havana (o segundo volume chega às livrarias precisamente na véspera) e regressa, no dia seguinte, às 19:20, para um debate com Raquel Varela subordinado ao tema «Utopia, Internacionalismo e Solidariedade».

Ainda na sexta-feira, às 21:00, Dulce Regina dará um workshop sobre a pandemia e os Ciclos Astrológicos e no sábado, dia 28, estará em sessão de autógrafos. Nessa data, pelas 18:30, Francisco Louçã apresenta o seu novo livro O Futuro Já Não é o Que Nunca Foi (e regressa à Feira no dia 12 de setembro, para uma sessão de autógrafos).

Ainda no dia 28, estarão presentes para sessões de autógrafos os escritores Manuela Gonzaga, José Eduardo Agualusa (que repetirá a presença no domingo, 29) e Bruno Vieira Amaral com o recém-lançado e elogiado pela crítica Integrado Marginal – Biografia de José Cardoso Pires (regressando a 5 e 11 de setembro).

Teolinda Gersão (4 e 11 de setembro) e Mário de Carvalho (5 de setembro, na antecâmara do lançamento do seu novo livro) vão estar no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora para celebrar com os leitores 40 anos dedicados aos livros. À lista de autores confirmados junta-se María Dueñas, autora do bestseller O tempo entre costuras, que terá em breve novo livro a chegar às livrarias.

O último fim de semana da Feira do Livro promete ser imperdível: José Luís Peixoto estará em sessão de autógrafos a 11 e 12 de setembro (com uma apresentação especial de Almoço de Domingo, no sábado, às 18:00); Laurentino Gomes, com o recentemente publicado Escravidão em destaque, tem presença confirmada no sábado; André Carrilho estará em sessão de autógrafos no domingo; e, neste último dia do evento, destaca-se também a presença de Miguel Sousa Tavares com o seu novíssimo (e muito aguardado) romance Último Olhar, que chegará às livrarias nos primeiros dias do próximo mês.

A partir de hoje já é possível consultar no site www.autoresquenosunem.pt a lista de Livros do Dia – uma seleção de títulos que, diariamente, estarão com 50% de desconto. Ainda antes da abertura da Feira, será divulgada a informação completa sobre a agenda de eventos e o elenco de autores que estarão no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, com atualização permanente no referido site e na página de Facebook "Autores que nos unem".

 

Ver Mais
fll21_thumbnail

Grupos Porto Editora e BertrandCírculo a postos para a Feira do Livro de Lisboa

2021-08-13
Mais de uma centena de eventos para os leitores encontrarem os seus livros e autores favoritos, de 26 de agosto a 12 de setembro
Partilhar:
A 26 de agosto arranca a 91ª edição da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII. Sob o mote Autores que nos Unem, os Grupos Porto Editora e BertrandCírculo prometem excelentes momentos para os leitores, através de sessões de autógrafos, lançamentos de livros, workshops, conversas entre autores e sprints de leitura.

Até 12 de setembro, passarão pelo Espaço Porto Editora | Bertrand Editora dezenas de escritores, que serão anunciados nas próximas semanas. Em destaque, um pavilhão dedicado aos autores portugueses, celebrando marcos que se assinalam em 2021: Mário de Carvalho e Teolinda Gersão completam 40 anos de carreira, Rui Zink soma 35 e Valter Hugo Mãe e Manuel Jorge Marmelo registam 25 anos de vida dedicada à escrita.

Uma das grandes novidades será a integração do Círculo de Leitores no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora. Assim, pela primeira vez, estas edições passarão a estar disponíveis a todos os leitores, dando continuidade à missão de fomento dos hábitos de leitura e de divulgação da cultura portuguesa.

Ao longo de 28 pavilhões, os visitantes encontrarão dezenas de milhares de livros das chancelas Porto Editora, Bertrand Editora, Círculo de Leitores, Temas e Debates, Quetzal, Assírio & Alvim, Livros do Brasil, Sextante Editora, Pergaminho, Contraponto, Areal Editores, Raiz Editora, GestãoPlus, ArtePlural, 11x17, 5 Sentidos, Ideias de Ler e Albatroz. Este é o local ideal para encontrar e explorar os mais variados géneros literários, para todos os gostos e idades. E como, por vezes, se torna difícil escolher, haverá uma equipa de livreiros dedicados a auxiliar os leitores em todas as possíveis questões.

Diariamente, estarão selecionados mais de 50 (cinquenta) Livros do Dia com 50% de desconto, o que, a par da iniciativa Hora H (promoções na última hora da Feira do Livro, de segunda a quinta-feira), constitui uma boa oportunidade para adquirir excelentes títulos a preços imbatíveis.

À semelhança da última edição, haverá transmissões online de eventos e todas as recomendações de higiene e segurança estarão devidamente acauteladas: além da disponibilização de dispensadores de álcool-gel e da desinfeção constante das superfícies, deverá ser utilizada máscara e respeitada uma distância mínima entre autores, leitores e funcionários (existirão áreas delimitadas, para garantir a segurança de todos). O plano de prevenção e sensibilização anti-COVID-19 prevê ainda que só possam ser autografados livros que tenham sido adquiridos no momento.

Toda a informação relacionada com a presença dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo na Feira do Livro de Lisboa estará disponível em www.autoresquenosunem.pt, e na página de Facebook "Autores que nos unem".
Ver Mais
Mais Notícias