noticiaFLL20-6

Boas razões para aproveitar o último fim de semana da Feira do Livro de Lisboa

2020-09-11
Um reconhecido escritor que regressa ao contacto com os leitores, sessões de autógrafos e até um workshop inspirado num livro de primeiros socorros pediátricos — eis as propostas para uma derradeira visita ao Espaço Porto Editora | Bertrand Editora
Partilhar:
O final de tarde de hoje dá o tom para um excelente fim de semana: José Eduardo Agualusa vai estar, a partir das 19:00, no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora para uma derradeira sessão de autógrafos, tendo em destaque o seu recente romance Os vivos e os outros.

Lançando um olhar atento para a agenda de amanhã, sobressai o regresso, há muito esperado, de Miguel Sousa Tavares à Feira do Livro de Lisboa e ao contacto com os leitores. Como foi noticiado em agosto, Miguel Sousa Tavares confiou a sua obra à Porto Editora e Rio das Flores deu início à reedição dos seus marcantes títulos, com novas capas e uma identidade gráfica própria. O escritor estará em sessão de autógrafos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora às 17:00, ao mesmo tempo que José Riço Direitinho, Mónica Bello e Alberto S. Santos.

No entanto, as sessões de autógrafos começam duas horas antes: às 15:00, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora vai acolher Bruno Vieira Amaral, Nuno Pinto Martins e Sara Almeida Leite. À mesma hora, mas exclusivamente online (na página de Facebook de «Autores que nos unem»,) a astróloga e terapeuta Dulce Regina protagoniza uma tertúlia sobre karmas de família.

O último dia da Feira do Livro de Lisboa arranca às 12:00, no Auditório APEL-Sul, com um workshop da responsabilidade de José Coentrão, enfermeiro de serviço de urgência pediátrica e autor do livro Primeiros Socorros Pediátricos. José Coentrão vai estar em sessão de autógrafos às 15:00, partilhando o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora com Alberto S. Santos, Paulo Azevedo, Bruno Sena Martins, Cristina Roldão e Francisco Louçã. Às 17:00, sobem ao palco, para as últimas sessões de autógrafos, André Carrilho, Jacinto Lucas Pires, Mário Augusto e Teolinda Gersão.


O BALANÇO POSSÍVEL

A 90.ª Feira do Livro de Lisboa realizou-se num tempo e em circunstâncias excecionais, que influenciaram a organização e o planeamento da presença do Grupo Porto Editora e do Grupo BertrandCírculo, reunidos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora.

A principal preocupação desta presença foi salvaguardar a saúde e a segurança dos visitantes, dos autores e dos trabalhadores, concebendo-se um plano de regras que foi escrupulosamente cumprido.

O principal objetivo foi proporcionar o melhor ambiente para o regresso dos leitores ao contacto com os livros e autores, numa altura em que o setor atravessa a mais grave crise de que há memória. Objetivo alcançado, com presença assinalável e constante dos leitores no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, mas em menor número em relação aos anos anteriores, consequência das limitações de acesso ao perímetro da Feira do Livro de Lisboa.

No fecho de cortinas desta edição, o desejo é que os sinais positivos que a Feira do Livro de Lisboa originou se materializem, nos próximos meses, numa recuperação do setor editorial e livreiro, fundamental para a divulgação do conhecimento, da criação intelectual e para a promoção da língua e da cultura portuguesas.

Toda a informação relativa à presença dos grupos Porto Editora e BertrandCírculo na Feira do Livro de Lisboa 2020 está disponível em www.autoresquenosunem.pt, e no Facebook «Autores que nos unem».
Ver Mais
noticiaFLL20-5

Dias úteis e com boas razões para ir à Feira do Livro de Lisboa

2020-09-08
José Eduardo Agualusa em dose tripla, receitas de pastelaria em direto e um workshop sobre Educação são as propostas do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora
Partilhar:

Para esta semana de calor, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora tem excelentes sugestões para os visitantes da Feira do Livro de Lisboa, e não só.

Se não tem a oportunidade de se deslocar ao Parque Eduardo VII ao longo dos próximos dias, a solução passa por se ligar ao Facebook «Autores que nos unem» e acompanhar os eventos online e as entrevistas aos autores. Já esta tarde, pelas 18:30, Rita Nascimento orienta um workshop online para partilhar as melhores dicas de doçaria e pastelaria, a partir da sua cozinha. A chefe de pastelaria e criadora da famosa página de YouTube La Dolce Rita, é autora de Um bolo por semana, Uma pastelaria em casa, Sobremesas 555 e A vida secreta dos gelados caseiros.

Mas as novidades no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora não faltam: acompanhe José Eduardo Agualusa em dose tripla. A 8, 9 e 11 de setembro, o romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil estará em sessão de autógrafos, celebrando a publicação do seu mais recente livro. José Eduardo Agualusa nunca foi tão longe no lirismo da sua prosa como no romance Os Vivos e os Outros e estará na Feira do Livro de Lisboa para receber os seus leitores.

A 10 de setembro, quinta-feira, às 18:00, Nuno Pinto Martins, antigo jornalista e atual formador certificado pela Positive Discipline Association (EUA), orienta um workshop com base no seu livro Educar pela positiva. Com estratégias simples e eficazes, e com recurso a exemplos práticos e reais para superar os desafios da educação, Nuno Pinto Martins responderá às questões mais comuns dos cuidadores.

Todas as recomendações da DGS, OMS e ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças) foram implementadas no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora nesta Feira do Livro de Lisboa e estão a ser escrupulosamente respeitadas, de forma a prevenir o contágio da COVID-19.

Toda a informação relativa à presença dos grupos Porto Editora e BertrandCírculo na Feira do Livro de Lisboa 2020 está disponível e em atualização em www.autoresquenosunem.pt, e no Facebook «Autores que nos unem».


A PENSAR NOS LEITORES COM PROBLEMAS DE VISÃO

De acordo com o Census de 2011, 10% da população portuguesa tem problemas de visão e a maioria tem dificuldade em ler, mesmo usando óculos ou lentes. O que significa que há milhares pessoas, de todas as idades, para quem a leitura é uma atividade difícil.

No caso das crianças e jovens, especialmente as que têm Necessidades Educativas Especiais, enfrentam a dificuldade acrescida nas suas aprendizagens, no acesso à cultura, à informação e ao conhecimento.

O Grupo Porto Editora (GPE) está atento a esta realidade e, desde há várias anos, contribui para a inclusão dessas crianças na escola e para a diminuição daquelas desigualdades. Com a proliferação dos equipamentos eletrónicos (nomeadamente os dispositivos móveis), o GPE disponibiliza na plataforma de e-learning Escola Virtual as versões digitais dos manuais escolares, bem como centenas de recursos complementares, com possibilidade de ampliação até 400%.

Também as edições literárias de todas as chancelas do Grupo Porto Editora estão disponíveis em formato digital (epub), acessível através da Wook.pt ou da app WookReader. As ampliações até 300% são fundamentais para os leitores amblíopes ou com outras dificuldades visuais e, tal como já acontecia com as edições impressas, a atenção às questões de legibilidade – como o espaçamento ou o tamanho do texto – tem contribuído para que a literatura em Português esteja progressivamente ao alcance de todos.

Mais informações aqui.

Ver Mais
fll20-noticia3

Espaço Porto Editora | Bertrand Editora com propostas irresistíveis na Feira do Livro de Lisboa

2020-09-03
Após um arranque muito positivo, em que foi notória a preocupação pelo respeito das regras de segurança sanitária, os próximos dias reservam momentos de encontro de leitores com autores que, a par das promoções e da Hora H, continuam a ser dos principais atrativos da maior festa do livro realizada no país
Partilhar:
Entre hoje e domingo, são inúmeros os eventos agendados para o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na Feira do Livro de Lisboa: desde lançamentos, a workshops, tertúlias e sessões de autógrafos, não faltam bons motivos para ir ao Parque Eduardo VII por estes dias ou, se for o caso, acompanhar alguns momentos importantes através da Internet.

Exemplo disso é o lançamento online do livro A Última Odisseia, com a participação do autor, James Rollins, e da editora Sofia Ribeiro sob a moderação da jornalista Ana Daniela Soares. Celebra-se, pois, a publicação de mais um livro da Força Sigma em Portugal, numa conversa que será transmitida hoje, às 20:00, na página de Facebook «Autores que nos unem». Antes disso, para quem vai visitar a Feira do Livro de Lisboa, às 17:00 decorre a tertúlia sobre saúde no feminino com a Dra. Andreia de Almeida, autora do recente Saúde para Elas, médica certificada em medicina funcional e medicina anti-aging.

Nas tardes de sábado e domingo, os leitores têm a oportunidade de participar num variado leque de eventos. Com todas as medidas de segurança asseguradas, decorrem sessões de autógrafos com Ágata Roquette, Ana Valente e Isabel Moiçó e Paulo Silva, Eduardo Madeira, Filipa Leal, Francisco José Viegas, Gabriela Oliveira, Gustavo Santos, Hugo Rodrigues, Inês Pedrosa, José Luís Peixoto, José Rodrigues, Louise Fannon, Virginia López e Inês Balinha Carlos.

Para quem acompanha Gustavo Santos, coach e um dos autores de maior sucesso em Portugal no campo do desenvolvimento pessoal, o lançamento do seu novo livro, Reencontra-te, está marcado para 6 de setembro, domingo, às 17:00, no Auditório APEL-Sul. Uma hora depois, os seus leitores vão ter direito a uma sessão de autógrafos no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora.

Também para essa tarde, após a sessão de autógrafos marcada para as 16:00, o pediatra Hugo Rodrigues, autor de O livro do seu bebé, orienta um workshop para responder às dúvidas dos pais nos primeiros 1000 dias de vida do seu bebé. Será às 17:30, no Auditório APEL-Poente.

O Espaço Porto Editora | Bertrand Editora continua a dar particular atenção à prevenção de contágio da COVID-19. O plano desenhado a partir das orientações e boas práticas recomendadas pela DGS, OMS e ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças) está a ser escrupulosamente respeitado, sendo de saudar a forma como os visitantes da feira têm cumprido as recomendações divulgadas.

Toda a informação relativa à presença dos grupos Porto Editora e BertrandCírculo na Feira do Livro de Lisboa 2020 está disponível e em atualização em www.autoresquenosunem.pt, e no Facebook "Autores que nos unem".
Ver Mais
FLL20-noticia1

Agenda completa do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na Feira do Livro de Lisboa

2020-08-26
Sessões de autógrafos, lançamentos, tertúlias e workshops, presenciais e online, e as sempre aguardadas promoções diárias – razões de sobra para visitar um dos maiores espaços da feira, preparado com medidas de prevenção anti-COVID-19
Partilhar:
A partir de amanhã e durante 18 dias, a Feira do Livro de Lisboa regressa ao Parque Eduardo VII para levar felicidade a milhares de leitores e visitantes. A pensar em todos estes, o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora apresenta uma agenda de eventos diversificada, procurando chegar aos diferentes públicos, conciliando momentos presenciais com sessões online – é, aliás, em ambiente virtual que se realiza o primeiro evento, uma tertúlia protagonizada pelo chef Rúben Pacheco Correia, com os convidados Luís Filipe Borges e Frederico Amaral, a propósito do seu livro Comer à Moda dos Açores, que será emitida a partir da página de Facebook de «Autores que nos unem», como acontecerá com todos os eventos online.

No primeiro fim de semana de Feira, 29 e 30 de agosto, as atenções estarão centradas no contacto com os autores em sessão de autógrafos (com todas as medidas de segurança). Eduardo Madeira, Inês Meneses, José Luís Peixoto, Ricardo Dias Felner, Ricardo Fonseca Mota, Richard Zimler, Rui Miguel Tovar, Rui Zink, Paula Delecave e também Rúben Pacheco Pereira são as presenças confirmadas durante estes dois dias.

Nos dias seguintes, o primeiro destaque vai para a muito aguardada sessão de lançamento do novo livro (e primeiro livro infantojuvenil) de Dan Brown, A Sinfonia dos Animais, que se realiza na terça-feira, 1 de setembro, às 19:00, no auditório APEL-Sul da Feira do Livro de Lisboa.

Na quarta-feira, 2 de setembro, haverá dois eventos online: o workshop sobre cozinha vegetariana com Gabriela Oliveira (18:00); e um clube de leitura dedicado a James Rollins (19:00). No dia seguinte, quarta-feira, dia 3, às 20:00, James Rollins participará no lançamento de A Última Odisseia, o seu novo livro, com moderação da jornalista Ana Daniela Soares, num evento que terá transmissão online. Nesse dia, às 17:00, realiza-se ainda a tertúlia "Saúde para elas", com a Dra. Andreia de Almeida, que terá lugar no Auditório APEL-Sul.


José Eduardo Agualusa em dose tripla

Nos dias 5 e 6 de setembro (sábado e domingo), Ágata Roquette, Ana Valente e Isabel Moiçó, Filipa Leal, Francisco José Viegas, Gabriela Oliveira, Hugo Rodrigues, Inês Pedrosa, José Rodrigues, Louise Fannon, Virginia López e Inês Balinha Carlos, a par dos "repetentes" Eduardo Madeira e José Luís Peixoto, esperam pelos seus leitores para as habituais sessões de autógrafos. Destaque ainda o lançamento do novo livro de Gustavo Santos, Reencontra-te (domingo, dia 6, 17:00, no Auditório APEL-Sul, seguido de sessão de autógrafos) e o workshop com o pediatra Hugo Rodrigues, com base no seu livro O Livro do seu Bebé (domingo, dia 6, 17:30, no Auditório APEL-Poente).

Outra boa notícia é, também, a presença de José Eduardo Agualusa na Feira do Livro de Lisboa e logo em três dias consecutivos: de 8 a 10 de setembro, sempre à mesma hora (17:00), no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora. Na terça-feira, dia 8, às 18:00, realiza-se um workshop online com Rita Nascimento (a propósito do livro Um bolo por semana), e na quinta-feira, dia 10, à mesma hora mas no Auditório APEL-Sul, Nuno Pinto Martins conduzirá um workshop dedicado ao tema "Educar pela positiva".


Miguel Sousa Tavares no último fim de semana da Feira do Livro de Lisboa

Poucas semanas após o anúncio oficial da entrada no catálogo da Porto Editora, Miguel Sousa Tavares estreia-se no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora em sessão de autógrafos a propósito da reedição de Rio das Flores, sucesso de vendas há muito esgotado e ausente nas livrarias. Será no sábado, 12 de setembro, dia em que estarão também presentes Bruno Vieira Amaral, José Riço Direitinho, Mónica Bello e Nuno Pinto Martins. No mesmo dia, realiza-se, às 15:00, um evento exclusivamente online com Dulce Regina, dedicado ao tema "Karmas de família".

No domingo, a fechar a 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa, merece destaque o workshop sobre os primeiros socorros pediátricos conduzido por José Coentrão (12:00, Auditório APEL); à tarde, estarão em sessões de autógrafos os autores André Carrilho, Bruno Sena Martins, Cristina Roldão e Francisco Louçã, Jacinto Lucas Pires, José Coentrão, Mário Augusto, Mário de Carvalho, Paulo Azevedo e Teolinda Gersão.

Toda a informação relativa ao Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na Feira do Livro de Lisboa 2020 está disponível e em atualização em www.autoresquenosunem.pt, e no Facebook "Autores que nos unem".

Uma última nota importante: o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora contempla um plano cuidadoso de prevenção de contágio da COVID-19, desenhado a partir das orientações e boas práticas recomendadas pela DGS, OMS e ECDC (Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças).


VEJA A AGENDA COMPLETA EM www.autoresquenosunem.pt/agenda.
Ver Mais
FLL20-noticia2

Autores e eventos confirmados, com os devidos cuidados

2020-08-19
Prevenção de contágio por COVID-19 determina organização da agenda do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, mas nomes como José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Miguel Sousa Tavares e Rui Zink estão confirmados
Partilhar:

Aproxima-se a 90.ª Feira do Livro de Lisboa e ultimam-se os preparativos para que, dentro das circunstâncias, haja boas razões para os leitores participarem no maior evento dedicado ao livro, com a maior segurança.

A agenda do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora ainda não está fechada, mas pode-se avançar desde já a realização de sessões de autógrafos com autores como Ágata Roquette, Eduardo Madeira, Gustavo Santos, Jacinto Lucas Pires, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Louise Fannon, Mário de Carvalho, Miguel Sousa Tavares, Paulo Azevedo, Richard Zimler ou Rui Zink.

As sessões de autógrafos decorrerão sob regras claras de prevenção de contágios pela COVID-19, nomeadamente o distanciamento físico obrigatório entre leitor e escritor, o uso de máscara, o número limitado de pessoas na fila de autógrafos e a impossibilidade de autografar livros não adquiridos no respetivo dia.

O enorme cuidado em relação a estas regras está a determinar o agendamento de eventos, que será divulgado, na sua versão definitiva, nas vésperas da Feira. Por exemplo, os workshops, sessões de lançamentos e tertúlias que vierem a acontecer decorrerão no auditório da APEL, com limitação de presenças na plateia. Assim, a aposta dos Grupos Porto Editora e BertrandCírculo passará, também, pela organização de uma agenda de eventos online como parte integrante da programação, de que são exemplo o lançamento do novo livro James Rollins, com a presença do autor, e os showcookings de Gabriela Oliveira e de Rita Nascimento.

 


Simulação da vista aérea do Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na Feira do Livro de Lisboa


Alterações no Espaço Porto Editora | Bertrand Editora

Doseadores de gel desinfetante, higienização constante, sinalética dedicada: são várias as medidas tomadas para a prevenção e sensibilização em relação à COVID-19. O objetivo é proporcionar as melhores condições para que os visitantes possam usufruir, com comodidade e segurança, dos muitos milhares de livros que estarão nos 29 pavilhões que compõem o Espaço Porto Editora | Bertrand Editora, reunindo 19 chancelas.

Outra das medidas tomadas é, também, a libertação parcial do eixo central para uma melhor circulação do público, respeitando o distanciamento físico. Nesta edição, o eixo central será ocupado apenas por duas tendas para as sessões de autógrafos, não existindo o tradicional espaço infantil. Nos topos, estarão colocadas as tendas para o pagamento, com as caixas mais afastadas e sinalização para ajudar a manter a distância de segurança.

Toda a informação relativa ao Espaço Porto Editora | Bertrand Editora na Feira do Livro de Lisboa 2020 estará disponível em www.autoresquenosunem.pt, e no Facebook "Autores que nos unem".

Ver Mais
FLL20-noticia1

GRUPOS PORTO EDITORA E BERTRANDCÍRCULO ACELERAM PREPARATIVOS PARA A FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

2020-08-12
Atenção especial dada à segurança dos visitantes, autores e funcionários, com medidas de prevenção e sensibilização anti-COVID-19
Partilhar:

A 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai realizar-se num contexto excecional, por força da pandemia que obrigou ao seu reagendamento de maio para as últimas semanas de verão e, naturalmente, influenciará a organização do próprio evento.

A par de uma agenda de autores e eventos atrativa para os leitores, a anunciar nas próximas semanas e que não irá esquecer também as transmissões online, os Grupos Porto Editora e BertrandCírculo definiram um plano de prevenção e sensibilização anti-COVID-19 a pensar na segurança dos visitantes, autores e funcionários. O objetivo é assegurar, desde já, a confiança e a tranquilidade necessárias para que os leitores que aguardam pela realização da Feira do Livro de Lisboa não deixem de a visitar.

No Espaço Porto Editora | Bertrand Editora – em regra, um dos mais visitados da Feira – haverá sinalética na entrada e em vários pontos do interior com as recomendações fundamentais da DGS: a higienização das mãos (existirão dispensadores com solução antisséptica para o efeito), a utilização de máscara, o distanciamento físico e a etiqueta respiratória (como tossir ou espirrar para a face interna do cotovelo).

Todos os funcionários do espaço vão utilizar equipamento de proteção individual e os diferentes locais serão limpos e desinfetados várias vezes ao longo de cada dia da Feira, nomeadamente na zona onde decorrerão as sessões de autógrafos. Aqui, deverá ser respeitada uma distância mínima entre autor e leitores, sendo que só poderão ser autografados livros que tenham sido adquiridos no mesmo dia. Para evitar aglomeração de pessoas, existirá um especial cuidado na delimitação do espaço nas filas para os balcões de faturação e será eliminada a zona de lazer dedicada às crianças.

Haverá também o cuidado por parte dos funcionários em orientar a circulação dos visitantes dentro do espaço, facilitando a procura dos livros pretendidos, ajudando no acesso aos autores e esclarecendo todas as dúvidas para se usufruir da melhor forma de toda a oferta que os Grupos Porto Editora e BertrandCírculo irão disponibilizar.

Toda a informação relativa às medidas de prevenção e sensibilização, bem como sobre os autores presentes, os eventos a realizar, as promoções e os livros do dia, estará disponível em www.autoresquenosunem.pt, e no Facebook "Autores que nos unem".

Ver Mais
Mais Notícias

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK