A Metacognição, um Apoio ao Trabalho dos Alunos

A Metacognição, um Apoio ao Trabalho dos Alunos

Michel Grangeat
ISBN:978-972-0-34154-9
Edição/reimpressão:11-1999
Editor:Porto Editora, S.A.
Código:34154
ver detalhes do produto
21,00€
18,90€
-20%
PORTES
GRÁTIS
COMPRAR
-20%
PORTES
GRÁTIS
21,00€
18,90€
COMPRAR
I10% DE DESCONTO IMEDIATO + 10% EM CARTÃO
IEsgotado ou não disponível
IPORTES GRÁTIS

SINOPSE

Nos nossos dias, tanto os formadores como os pais empenham-se legitimamente na aquisição de "métodos de trabalho" pelos alunos. Mas, muitas vezes, as aprendizagens metodológicas são apresentadas como um "suplemento para a alma", sem qualquer relação directa com os conteúdos de ensino, sem articulação com a construção da inteligência do aluno... e isto quando os alunos não são reenviados para os trabalhos de casa ou mesmo para a frequência de "ateliers" privados.

O conceito de "metacognição" pretende acabar radicalmente com todas essas derivações e reintroduzir a "tomada de consciência" no seio do próprio acto de aprender como uma dimensão essencial deste. Propõe treinar sistematicamente o aluno a compreender o que faz quando trabalha, a estabilizar procedimentos eficazes, a distanciar-se para adquirir novos conhecimentos transferíveis e a melhorar a sua eficácia cognitiva. É, portanto, durante e não depois dos ensinos que a formação metodológica se inscreve. Aí reside a garantia da sua eficácia.

A presente obra apresenta os resultados de uma investigação sobre esse mesmo tema efectuada no laboratório de investigação em Ciências da Educação na Universidade Lumière-Lyon 2. Põe em evidência o enorme interesse da prática da metacognição, analisa os diferentes significados e aplicações deste conceito; por fim, propõe instrumentos directamente utilizáveis nas aulas.

Quatro estudos completam-se, assim:
  • o primeiro mostra como, na escola primária, a prática da metacognição pode influenciar a motivação dos alunos e favorecer o seu sucesso;
  • o segundo liga-se, mais precisamente, à tomada de consciência pelos alunos dos seus métodos de pensamento e à melhoria destes;
  • uma terceira investigação, conduzida no ciclo pós-primário, mostra como a metacognição favorece a realização e a melhoria da eficácia da pedagogia diferenciada, ao tornar os alunos mais autónomos;
  • uma última reflexão debruça-se sobre os alunos com grandes dificuldades e determina as condições para que a criança deixe de submeter-se passivamente às situações de aprendizagem e se considere capaz de agir face aos saberes.

    Testadas em condições variadas e em meios difíceis, estas investigações podem adaptar-se a todas as situações escolares. Com efeito, graças ao desenvolvimento da metacognição, todas elas situam o aluno como sujeito das suas aprendizagens e visam melhorar a sua motivação, a sua autonomia, a sua implicação e o domínio das suas aprendizagens... em resumo, confiar-lhe a chave do seu próprio sucesso.


    Colecção Ciências da Educação - Século XXI

    Nunca como hoje a investigação e a reflexão foram tão necessárias à Educação. Nunca como hoje a acção educativa necessitou tanto de uma fundamentação rigorosa e multirreferenciada.

    Esta é a perspectiva em que se situa esta colecção, enquanto espaço de debate e divulgação de problemáticas actuais.

  • Ver Mais

    DETALHES DO PRODUTO

    A Metacognição, um Apoio ao Trabalho dos Alunos
    de Michel Grangeat
    ISBN:978-972-0-34154-9
    Edição/reimpressão:11-1999
    Editor:Porto Editora, S.A.
    Código:34154
    Idioma:Português
    Dimensões:165 x 244 x 9 mm
    Encadernação:Capa mole
    Páginas:176
    Tipo de Produto:Livro
    Classificação Temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo

    Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

    OK