A Escola Vista pelas Crianças
Livro 12
SINOPSE
A escuta, tal como a observação, deve ser um processo contínuo no quotidiano educativo, um processo de procura de conhecimento sobre as crianças, seus interesses, motivações, relações, saberes, intenções, desejos, mundos de vida, realizada no contexto da comunidade educativa procurando uma pedagogia da participação. Assim, a escuta deve ser um porto seguro para conhecer as crianças e contextualizar a ação educativa.
Este livro apresenta um conjunto de estudos que mostram a escuta como centro da Pedagogia no quotidiano da educação de infância.
COLEÇÃO INFÂNCIA
Alguns chamaram ao século passado o século da infância; de facto, o século XX viu nascer investigação significativa sobre a criança, sobre a infância e sobre a educação.
A pedagogia da infância, num movimento de sinal contrário a crenças prevalecentes na sociedade, cedo desenvolveu uma imagem de criança como ser competente e com agência e com direito à participação.
Esta coleção foi lançada na última década do século XX para apoiar o desenvolvimento de uma educação de infância baseada nesta imagem.
Mais de dez anos volvidos, no dealbar do século XXI, o objetivo é agora desenvolver um conceito mais alargado de infância que abranja a fase do nascimento até aos dez anos.
Em consequência, a Coleção Infância passa a organizar-se em cinco séries:
O novo desafio é o de desenvolver uma conceção abrangente de educação da infância, continuada ao longo dos diversos níveis em que se espartilha o sistema educativo, promovendo uma Pedagogia da Participação nos contextos sociais e nos contextos escolares de educação das crianças.
COMENTÁRIOS DOS LEITORES