Como melhorar os resultados escolares: a resposta em 7 perguntas

A melhoria dos resultados escolares passa, geralmente, pelo desenvolvimento de estratégias concertadas, em que o envolvimento do aluno na motivação para a melhoria dos seus resultados é uma peça fundamental de um puzzle constituído por muitas peças: do próprio aluno, do contexto familiar e do contexto escolar.

| 20-04-2022

1. O tempo que o seu filho dedica ao estudo é o adequado?

O estabelecimento de um horário de estudo paralelo às atividades escolares e extraescolares revela-se, por vezes, uma importante estratégia na adoção de hábitos de estudo regulares. É importante que o aluno interiorize a importância do estudo regular, mesmo na ausência de trabalhos de casa. Tenha em conta que:

  • é importante que este horário de estudo seja feito com o seu filho, para que se envolva na sua realização e lhe faça sentido;
  • esteja num local visível, preferencialmente no próprio local de estudo;
  • identifique no horário as disciplinas prioritárias (de maior necessidade de estudo);
  • contemple, com maior carga de tempo, as disciplinas prioritárias;
  • na ausência de trabalhos de casa, sejam escolhidas disciplinas para reforço do estudo;
  • o fim de semana deve ser usado no sentido de, igualmente, reforçar o estudo.

 

2. As disciplinas em que tem maiores dificuldades correspondem àquelas de que gosta menos?

É frequente haver um desinvestimento nas disciplinas em que o nível de interesse é mais baixo. É muito importante ajudar as crianças a lidarem com a frustração e a aprenderem que é nas coisas mais difíceis que precisamos de investir mais. Isto passa por começar o estudo pelas disciplinas em que há mais dificuldades, pois, se deixadas para o fim, o nível de cansaço poderá ser maior e o nível de atenção menor, dificultando a aquisição dos conteúdos. Ao mesmo tempo, os períodos de estudo dedicados a estas disciplinas devem ser maiores, no sentido de “tentar, tentar, até conseguir!”. Este aspeto deve estar muito bem contemplado no horário de estudo.

 

3. Qual a carga horária dedicada a atividades extraescolares?

As atividades extraescolares do seu filho são ajustadas às suas necessidades e tempo de descanso? Qual é o grau de satisfação para com as mesmas? Discuta com ele as eventuais necessidades de ajustamento destas atividades em prol da necessidade de um maior tempo de estudo.

 

4. O local de estudo é adequado?

É importante que o local de estudo seja adequado, isento de estímulos exteriores significativos e com o material necessário para o estudo reunido previamente, evitando interrupções constantes da concentração necessária para um estudo eficaz.

 

5. O que dizem as fichas de avaliação?

Analise sempre com o seu filho as fichas de avaliação, no sentido de compreender os motivos subjacentes aos resultados mais baixos e se se relacionam mais com falta de aquisição dos conteúdos ou com dificuldades de concentração.

Enquanto o seu filho estuda, é natural que surjam dúvidas. Para além dos manuais escolares e materiais fornecidos pelos professores, os livros de apoio escolar são essenciais para consolidar as aprendizagens adquiridas em sala de aula e permitem que os alunos se preparem, autonomamente, para os vários momentos de avaliação.

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6. Qual é o grau de satisfação com a escola e com a turma?

Dialogue com o seu filho no sentido de perceber se o contexto da escola e o grupo-turma lhe permitem a tranquilidade emocional para que desenvolva o gosto pelo estudo.

 

7. Como estão as emoções?

O desempenho cognitivo é fortemente influenciado pelas emoções. Se existirem fatores de ordem emocional que estejam a afetar o seu filho, é fundamental atuar primeiro sobre eles, caso contrário, qualquer estratégia sugerida anteriormente pode revelar-se infrutífera, com prejuízo das dificuldades se agravarem, dado o crescendo no aumento de complexidade das tarefas escolares.

 

Já levou a cabo todas estas estratégias e os resultados escolares do seu filho são baixos? Tem dúvidas acerca das suas capacidades cognitivas? Neste caso, será importante recorrer a um psicólogo, no sentido de ser realizada uma avaliação especializada que esclareça as suas questões e ajude o seu filho a progredir.

 

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