3 receitas para introduzir vegetais na alimentação
Convencer os mais pequenos a comerem vegetais e legumes é, provavelmente, o maior desafio de qualquer educador. No entanto, uma alimentação equilibrada inclui vegetais, ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, que são importantes para o crescimento e desenvolvimento adequado de qualquer criança. Para ajudar com este desafio, partilhamos três receitas para introduzir mais vegetais na alimentação dos mais novos e ajudar a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis.
Maria ZamithTodos sabemos da importância de uma alimentação equilibrada, saudável e variada e dos benefícios dos vegetais, mas, apesar das inúmeras iniciativas promovidas nas escolas portuguesas e dos constantes incentivos dos pais, a verdade é que os vegetais, por norma, não são o alimento favorito dos mais novos.
Claro que há imensas estratégias para tentar dar a volta aos miúdos e convencê-los que os vegetais são bons e fazem bem, como envolvê-los no processo de cozinhar ou oferecer-lhes pratos mais coloridos e atrativos, mas o entusiasmo inicial dissipa rapidamente, assim que começam a comer.
Convencer ou influenciar a criança a consumir vegetais resulta, na maior parte das vezes, em pais frustrados e crianças com o nariz torcido. O segredo é simples: a criança tem de gostar genuinamente de comer vegetais.
Tarefa impossível? Claro que não! Basta introduzir receitas simples e deliciosas, nas quais os verdes são “camuflados” por outros sabores mais proeminentes.
Receita 1: Panquecas de espinafres, banana e chocolate
Uma combinação improvável, mas deliciosa!
Receita 2: Paté de Grão-de-bico
Esta receita é uma excelente opção para lanches ou almoços on the go: sandes, wraps ou tostas rápidas. Combina grão-de-bico, pickles e alho-francês com outros ingredientes mais típicos do patê, que é o caso da maionese e da mostarda.
Este patê barrado num wrap e combinado com umas folhas frescas de alface e espinafres consegue convencer qualquer pequenote!
Receita 3: Piza vegetariana
Nenhum miúdo consegue dizer que não a uma bela fatia de piza. Esta é uma versão mais equilibrada, sendo uma receita bastante versátil que pode servir também como ponto de partida para pizas mais elaboradas, com toppings diferentes, como milho, curgete, brócolos ou pimentos.
Os hábitos alimentares contribuem para a saúde de qualquer pessoa e, quanto mais cedo desenvolvermos hábitos saudáveis, melhor.
Ao incorporar receitas divertidas e criativas nas dietas dos mais novos, conseguimos dar aos vegetais um tratamento diferente, em que passam a ser associados ao “saboroso” em vez de “aborrecido”.
Quer mais receitas deliciosas e ricas em vegetais? Siga o Instagram @maumariablog e visite o blogue!