Idas à praia: 5 cuidados a ter com os mais novos

Ir à praia é sinal de tempo em família, férias e diversão. No entanto, existem vários cuidados a ter com as crianças para garantir a sua saúde e a sua segurança.

 1 – Exposição solar 

Evite uma exposição solar demasiado prolongada e/ou desprotegida e entre as 11:00 e as 17:00 horas.

Nos restantes períodos, deve ser sempre usado um protetor solar com fator de proteção contra os raios ultravioleta (UVA e UVB) elevado (FPS 50 ou 50+), com aplicação em todo o corpo, 30 minutos antes da exposição ao sol e, posteriormente, com intervalos de duas horas ou após qualquer ida ao mar.

As crianças também deverão utilizar roupas largas, leves e frescas, um chapéu com abas e óculos de sol com proteção contra os UVA e UVB, mesmo estando protegidas com sombra.

 

2 – Hidratação 

Enquanto permanecem na praia, as crianças sofrerão uma maior exposição ao calor. A ingestão de líquidos deverá ser aumentada, através do consumo de água, fruta e legumes, em quantidades superiores ao consumo habitualmente da criança, de forma a evitar a desidratação causada pela perda de líquidos através da transpiração.

As crianças mais novas podem ficar desidratadas mais rapidamente. É, portanto, importante prestar atenção aos primeiros sinais de desidratação para intervir o mais rápido possível.

Desidratação leve: boca um pouco seca; sensação de sede; diminuição da urina ou urina concentrada.

Desidratação moderada: boca seca; diminuição ou ausência de urina; olhos encovados; aumento das pulsações; irritabilidade.

Desidratação grave:  ausência de lágrimas;  aumento da frequência respiratória;  pele reticulada; prostração.  

Fonte: Primeiros socorros pediátricos, de José Coentrão

 

3 – Supervisionar os banhos

Os banhos devem ser supervisionados por um adulto e realizados numa praia vigiada e com bandeira verde porque o afogamento é uma causa frequente de morte em idade pediátrica.

Não nos devemos esquecer, ainda, do uso de braçadeiras e de coletes salva-vidas adequados ao peso da criança e de acordo com as normas de segurança em vigor.

 

4 – Segurança

Todos os anos há um número elevado de crianças que se perdem nas praias. É importante ter alguns cuidados para evitar esta situação, nomeadamente:

  • vestir a criança com roupa de cor chamativa. Assim será mais fácil identificá-la ao longe, mesmo em zonas mais frequentadas;
  • selecionar um local na praia junto a um ponto de referência de fácil identificação (bandeira da praia, posto do nadador-salvador);
  • utilizar a pulseira disponibilizada pela PSP através do Programa “Eu estou aqui” (disponível para crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 10 anos de idade). Através desta pulseira, é possível, de forma simples e rápida, promover o reencontro entre os pais e a criança perdida.

 

5 – Repelentes

Durante o verão e nos dias com temperaturas mais elevadas, as picadas de insetos são muito frequentes, por isso, a aplicação de um repelente específico para o corpo das crianças está altamente recomendada.

Quando termina o 3.º período

Fonte: Primeiros socorros pediátricos, de José Coentrão

 

Se seguirmos todos estes cuidados, é possível ter uma ida à praia proveitosa e sem incidentes.

 

Juntos no desafio da parentalidade!
Juntos no desafio da parentalidade!
Juntos no desafio da parentalidade!
Receba em primeira mão os conselhos dos nossos especialistas.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Editar subscrição
Imagem Com Link