Sugestões para gerir a ansiedade numa altura de exames
Em situações de avaliação é comum sentirmos algum nervosismo ou tensão. Quando a situação são os exames do secundário, o peso dado a estes exames aumenta este nervosismo e ansiedade.
Ana Rodrigues da CostaEstes exames não são apenas mais uma avaliação; implicam uma carga emocional maior em virtude das implicações que têm para o percurso posterior do aluno. Os seus resultados podem afetar as escolhas vocacionais e, consequentemente, a vida futura do adolescente.
A ansiedade em níveis normais é benéfica para a motivação e a eficácia do estudo e ajuda a combater o cansaço, dado que mobiliza a energia necessária para superar eficazmente uma situação considerada pelo organismo como exigente. Quanto mais cedo alguém começar a estudar, mais tempo terá para o fazer e sentir-se-á satisfeito por estar a cumprir as metas que traçou, entrando num ciclo saudável: estudar – sentir-se bem – estudar mais e melhor – ficar mais confiante e menos ansioso.
A ansiedade é um problema quando na preparação do exame ocorrem algumas destas situações:
- — Pensamentos recorrentes acerca da possibilidade da matéria que menos se percebe sair no exame.
— Recordar exames que correram menos bem.
— Lembrar de inúmeras tarefas que ficaram por fazer, por mais irrelevantes que sejam (arrumar o quarto, estar com amigos, conversar com um familiar...).
— Arranjar desculpas para não estudar.
— Pôr em causa os conhecimentos que se tem acerca da disciplina (“não me lembro de nada”).
— Reorganizar o plano de estudos/horário mas não o cumprir.
— Desistir no dia anterior por achar que não se está bem preparado ou porque "ainda não se sabe tudo".
Durante o exame, a ansiedade pode manifestar-se das seguintes formas:
— Desconforto físico e mal-estar (suores, dores de cabeça, dores de barriga, tonturas, etc.).— "Brancas".
— Pensamentos negativos e de incompetência (“não sou capaz”; “não sei nada”; “sou burro(a)”).
— Decisão de desistir do exame.
Para que a ansiedade não vença, antes do exame sugerimos que o estudante:
1. Prepare o exame com antecedência.2. Faça um plano de estudo com um horário pormenorizado contemplando toda a matéria e com metas exequíveis.
3. Não tome medicação para a ansiedade sem que a mesma lhe tenha sido receitada por um médico.
4. Faça exames de anos anteriores.
5. Estude num local iluminado e arejado.
6. Tenha tempo para estar com os seus amigos.
7. Na véspera do exame reveja toda a matéria, mas não faça “diretas”.
8. Coma e durma adequadamente.
9. Não estude até de madrugada e durma de dia.
10. Faça pausas entre as horas de estudo e pratique algum exercício físico.
11. Tenha expectativas realistas.
12. Seja positivo (“eu sou capaz”; “vai correr bem porque vou estudar”).
13. Mantenha a concentração e a atenção.
14. Se a ansiedade for demasiada, procure a ajuda de um psicólogo.
Durante o exame:
1. No dia do exame, chegue cedo e evite situações que gerem ansiedade (colegas ansiosos, a tirarem dúvidas, a memorizarem matéria…).2. Leia cuidadosamente todo o enunciado do exame.
3. Comece por responder às questões que sabe melhor e às mais fáceis.
4. Controle adequadamente o tempo de que dispõe para cada questão.
5. Faça pequenos esquemas das respostas para que fiquem mais organizadas e para não se esquecer de nada.
6. Seja honesto, não copie.
7. Concentre-se na tarefa, procure não se distrair com o que se passa à volta.
8. Utilize técnicas de relaxamento e de gestão de stress (ex. respirar/expirar; parar os pensamentos negativos e substituí-los por pensamentos positivos; monitorizar o pensamento e argumentar as razões para se concentrar; repetir “calma, calma…” e respirar profundamente; levar um objeto de “transição” e tocar-lhe; pensar em situações felizes; autoinstruções positivas).
9. Quando acabar o exame, releia-o e clarifique o que não estiver muito claro.
Convém não esquecer que sem uma preparação adequada não há estratégia de controlo da ansiedade que permita um bom desempenho!