Ajude o seu filho a valorizar o conhecimento e a cultura
O início do ano letivo é o momento ideal para planear novos hábitos, sobretudo no que respeita à leitura. É sabido que a leitura estimula a criatividade e a imaginação, favorece novas aprendizagens e contribui para que a criança amplie o seu vocabulário, adquira cultura, melhore a escrita e desenvolva a capacidade crítica.
O início do ano letivo é o momento ideal para planear novos hábitos, sobretudo no que respeita à leitura. É sabido que a leitura estimula a criatividade e a imaginação, favorece novas aprendizagens e contribui para que a criança amplie o seu vocabulário, adquira cultura, melhore a escrita, e desenvolva a capacidade crítica.
A leitura melhora o desempenho na escola, por ser algo que se torna fundamental em todas as disciplinas. Se uma criança não souber ler e interpretar um problema matemático, por exemplo, certamente enfrentará dificuldades.
Por isso, o gosto pelas artes tem de ser incutido desde tenra idade, caso contrário ninguém vai tirar grande prazer de assistir a uma peça de teatro ou ir a uma exposição, mesmo que os autores sejam famosos e apreciados. O mesmo se passa com a leitura.
Atualmente, muitos são os pais e educadores a referir que os mais novos não gostam de ler, têm pouco vocabulário, dão muitos erros ortográficos… Certo é que, na maioria das vezes, os mais velhos também não dedicam tempo a esta atividade. Assim, podemos afirmar que a primeira regra para que as crianças apreciem a leitura é que os próprios pais gostem de ler, já que deste modo vão poder estimular este hábito nos mais pequenos.
Como motivar as crianças para a leitura
Para que as crianças se interessem, há que começar por livros com pouco texto e ilustrações apelativas, uma vez que as escolhas têm de respeitar as etapas de desenvolvimento. Sabemos, por exemplo, que, durante a infância, são muito apreciados os contos de fadas, sobretudo antes de dormir. As crianças adoram este mimo e os pais podem proporcionar-lhes um momento único de partilha de afetos, o que vai traduzir-se num acréscimo de bem-estar para ambos. Escolha, por isso, livros adequados à idade das crianças. Numa época em que o tempo escasseia, há que apostar cada vez mais em momentos de qualidade como estes, em que todos estão descontraídos e emocionalmente disponíveis.
Frequentar ambientes de cultura
É fundamental que os mais pequenos tenham acesso a ambientes onde existam livros. Por exemplo, numa ida a uma superfície comercial, há que levá-los não só à secção dos brinquedos mas também à livraria. E aproveitar ainda as apresentações em que o autor está presente, já que, tratando-se de livros infantis, existem sempre atividades lúdicas muito do agrado das crianças. Por seu turno, a possibilidade de contactarem diretamente com o autor e de obterem um autógrafo personalizado podem ser fatores decisivos no que respeita ao aguçar da curiosidade pela obra.
Os sentidos educam-se!
O facto de haver em casa jornais, revistas e livros e de observarem os adultos e os irmãos mais velhos a lerem, vai transmitir uma mensagem poderosíssima à criança acerca do valor da leitura. Deste modo, e desde muito pequena, irá integrando este objeto nas suas brincadeiras, retirando prazer da manipulação do livro e da sua descoberta. Posto isto, importa reter que o gosto pela leitura e pelas artes em geral tem de ser educado e incutido desde tenra idade. Oferecer livros de temáticas diversas e organizar pequenas tertúlias lá em casa pode ser uma oportunidade única para que pais e filhos desfrutem de momentos de elevada qualidade e bem-estar.
Apreciar diversos tipos de arte
Quando são estimuladas nesse sentido, as crianças começam desde cedo a educar os sentidos e a apreciar o que há de melhor em termos de artes, quer seja música, cinema, teatro, dança, pintura, literatura… Cabe aos pais a tarefa de lhes proporcionar experiências culturais diversas, já que quando o estímulo vem de dentro de casa, as crianças são mais recetivas, deixam o medo de lado e deixam-se envolver.
Há também a referir que as atividades culturais têm um outro aspeto muito positivo, já que conseguem tirar, pelo menos por algumas horas, as crianças da frente do computador, dos jogos de vídeo e da televisão, estimulando a criatividade e a socialização.
Em tempo de escola, há ainda que aproveitar as visitas de estudo, uma vez que através delas existe a possibilidade de aceder a novas realidades.
O início do ano letivo é o momento ideal para planear novos hábitos, sobretudo no que respeita à leitura. É sabido que a leitura estimula a criatividade e a imaginação, favorece novas aprendizagens e contribui para que a criança amplie o seu vocabulário, adquira cultura, melhore a escrita e desenvolva a capacidade crítica.
A leitura melhora o desempenho na escola, por ser algo que se torna fundamental em todas as disciplinas. Se uma criança não souber ler e interpretar um problema matemático, por exemplo, certamente enfrentará dificuldades.
Por isso, o gosto pelas artes tem de ser incutido desde tenra idade, caso contrário ninguém vai tirar grande prazer de assistir a uma peça de teatro ou ir a uma exposição, mesmo que os autores sejam famosos e apreciados. O mesmo se passa com a leitura.
Atualmente, muitos são os pais e educadores a referir que os mais novos não gostam de ler, têm pouco vocabulário, dão muitos erros ortográficos… Certo é que, na maioria das vezes, os mais velhos também não dedicam tempo a esta atividade. Assim, podemos afirmar que a primeira regra para que as crianças apreciem a leitura é que os próprios pais gostem de ler, já que deste modo vão poder estimular este hábito nos mais pequenos.
Como motivar as crianças para a leitura
Para que as crianças se interessem, há que começar por livros com pouco texto e ilustrações apelativas, uma vez que as escolhas têm de respeitar as etapas de desenvolvimento. Sabemos, por exemplo, que, durante a infância, são muito apreciados os contos de fadas, sobretudo antes de dormir. As crianças adoram este mimo e os pais podem proporcionar-lhes um momento único de partilha de afetos, o que vai traduzir-se num acréscimo de bem-estar para ambos. Escolha, por isso, livros adequados à idade das crianças. Numa época em que o tempo escasseia, há que apostar cada vez mais em momentos de qualidade como estes, em que todos estão descontraídos e emocionalmente disponíveis.
Frequentar ambientes de cultura
É fundamental que os mais pequenos tenham acesso a ambientes onde existam livros. Por exemplo, numa ida a uma superfície comercial, há que levá-los não só à secção dos brinquedos mas também à livraria. E aproveitar ainda as apresentações em que o autor está presente, já que, tratando-se de livros infantis, existem sempre atividades lúdicas muito do agrado das crianças. Por seu turno, a possibilidade de contactarem diretamente com o autor e de obterem um autógrafo personalizado podem ser fatores decisivos no que respeita ao aguçar da curiosidade pela obra.
Os sentidos educam-se!
O facto de haver em casa jornais, revistas e livros e de observarem os adultos e os irmãos mais velhos a lerem, vai transmitir uma mensagem poderosíssima à criança acerca do valor da leitura. Deste modo, e desde muito pequena, irá integrando este objeto nas suas brincadeiras, retirando prazer da manipulação do livro e da sua descoberta. Posto isto, importa reter que o gosto pela leitura e pelas artes em geral tem de ser educado e incutido desde tenra idade. Oferecer livros de temáticas diversas e organizar pequenas tertúlias lá em casa pode ser uma oportunidade única para que pais e filhos desfrutem de momentos de elevada qualidade e bem-estar.
Apreciar diversos tipos de arte
Quando são estimuladas nesse sentido, as crianças começam desde cedo a educar os sentidos e a apreciar o que há de melhor em termos de artes, quer seja música, cinema, teatro, dança, pintura, literatura… Cabe aos pais a tarefa de lhes proporcionar experiências culturais diversas, já que quando o estímulo vem de dentro de casa, as crianças são mais recetivas, deixam o medo de lado e deixam-se envolver.
Há também a referir que as atividades culturais têm um outro aspeto muito positivo, já que conseguem tirar, pelo menos por algumas horas, as crianças da frente do computador, dos jogos de vídeo e da televisão, estimulando a criatividade e a socialização.
Em tempo de escola, há ainda que aproveitar as visitas de estudo, uma vez que através delas existe a possibilidade de aceder a novas realidades.