A Porto Editora tem um espaço para esclareceres todas as dúvidas da língua portuguesa

O Espaço da Língua Portuguesa reúne todos os recursos linguísticos disponibilizados pela Porto Editora e é dirigido também a ti. Os conteúdos estão em constante atualização e são totalmente gratuitos.

Lançado há mais de um ano, no sítio da Porto Editora, o Espaço da Língua Portuguesa surgiu como forma de celebrar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP (5 de maio) e dar início às comemorações dos 60 Anos dos Dicionários Porto Editora.

Este espaço é dedicado ao esclarecimento de dúvidas e dificuldades do português, particularidades ortográficas, incorreções e confusões linguísticas de vários tipos, procurando também esclarecer o significado e a origem de palavras e outras curiosidades da língua portuguesa.

O Espaço da Língua Portuguesa reúne os principais recursos linguísticos da Porto Editora, disponibilizando o Dicionário online da Língua Portuguesa, uma referência a nível nacional, e o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, a maior e mais completa base lexical da variedade portuguesa da língua. A evolução dos Dicionários Porto Editora e a sua história é apresentada em vídeo.

Também o tema do Acordo Ortográfico tem destaque no Espaço da Língua Portuguesa, com os conversores de palavras e ficheiros, publicação de documentação oficial, esclarecimento de dúvidas e o Guia do Acordo Ortográfico da Porto Editora que apresenta as 100 questões mais frequentes sobre a nova ortografia.

O uso correto da língua levanta alguns problemas de pronúncia, de escrita, de flexão de vocábulos ou de ordem de elementos na frase. Existem também muitas expressões usadas diariamente que funcionam como um todo mas que não podem ser entendidas de forma literal, as chamadas expressões idiomáticas.

São estes os assuntos abordados na área Dúvidas da Língua Portuguesa, que ajuda os utilizadores a selecionar os termos corretos e as construções mais adequadas em português de forma clara e objetiva.

As respostas consistem em textos explicativos, algumas vezes enriquecidos com vídeos apresentados pelas linguistas do Departamento de Dicionários e vídeos da rubrica Bom Português, uma parceria da Porto Editora com a RTP.

Cada dia que passa há mais utilizadores a recorrer a este espaço e os dados estatísticos são reveladores das dúvidas mais consultadas: com certeza/concerteza; bem-vindo/benvindo; há/à; tinha matado/morto; hesitar/exitar?

E na eventualidade de não encontrares uma explicação para a tua dúvida, poderás sempre enviar a questão para o Departamento de Dicionários, preenchendo um formulário disponível online.

Visita, por isso, este espaço, em www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa, e desvenda os segredos da nossa língua, um património que é de todos e que todos devem preservar.