4 motivos para miúdos (e graúdos) lerem José Saramago

Porquê ler José Saramago? Encontre abaixo 4 motivos que o ajudarão a responder a esta questão.

 

E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?

José Saramago, A maior flor do mundo

 

José Saramago é uma figura incontornável, sendo o único Prémio Nobel da Literatura português. O legado deixado por este autor é enorme, tanto para o universo dos adultos, como para os mais pequenos. Há inúmeras obras que não vai querer deixar de ler nem de partilhar com a pequenada.

 

Porquê ler José Saramago?

Encontre abaixo 4 motivos que o ajudarão a responder a esta questão.

1. Ajuda a desenvolver a reflexão crítica e a vontade de transformação

Desenvolver o pensamento crítico ajuda as crianças e os jovens a compreenderem-se a si mesmos, assim como ao ambiente que os rodeia. Estimula ainda outras competências essenciais ao seu desenvolvimento, como a capacidade de socialização e a tomada de decisões.

2. Estilo de escrita único

Saramago possuía um estilo de escrita próprio e demarcado. Muitos dos mais pequenos/jovens acham as suas obras “difíceis” e “aborrecidas”.  Assim, ler este autor ajuda os mais novos a contactarem com outras realidades literárias, e, quanto mais cedo iniciarem esse contacto, mais “fácil” se torna analisar e ler grandes obras.

3. Enredos fantásticos

Nas histórias e livros de Saramago encontramos personagens riquíssimas e enredos fantásticos. Através das suas obras, os jovens são levados a refletir sobre questões da existência humana e da sociedade contemporânea.

4. Defensor dos direitos humanos

Uma das causas defendidas por José Saramago eram os direitos humanos. Ler as obras do autor pode levar os mais pequenos a refletirem sobre as problemáticas sociais e dos direitos humanos.

 

Partilhamos algumas sugestões de livros...

... para os pequenos fãs do autor!

A maior flor do mundoO Conto da Ilha DesconhecidaO Silêncio da ÁguaUma Luz Inesperada

 

... para os graúdos!

Memorial do ConventoAs Intermitências da MorteEnsaio sobre a CegueiraMemorial do Convento