3 recomendações de segurança nas idas à praia com crianças

Todos os anos um número elevado de crianças perdem-se nas praias portuguesas. Conheça as sugestões do Enfermeiro José Coentrão para evitar esta situação.

Curiosidade, imprevisibilidade, distração e energia infindável são sinónimos de crianças e férias, por isso existem alguns cuidados essenciais que não pode descurar este verão.

Não! Não vou falar da necessidade absoluta de hidratação, do uso de proteção solar ou da evicção da exposição solar direta, principalmente nas horas de maior calor. Vou falar de segurança!

Existe um número elevado de crianças que se perdem nas praias todos os anos. Felizmente, a maior parte destes casos termina bem, mas não deixam de ser situações de muito stress para os pais e, principalmente, para as crianças.

Para evitar estas situações, sugiro:

1 - Adira ao Programa da PSP e restantes parceiros Eu estou aqui, em que, através de uma pulseira, é possível, de forma simples e rápida, promover o reencontro entre os pais e a criança perdida;

2 - Vista a criança com calção ou fato de banho de cor chamativa. Assim será mais fácil identificá-la ao longe, mesmo em zonas mais frequentadas;

3 - Selecione um local para permanecer na praia que fique junto a algum ponto de referência, como, por exemplo, o posto do nadador-salvador ou a bandeira de praia.

Porque queremos que verão rime com diversão, previna-se!

Boas Férias!

 

OBRAS DO AUTOR 

Primeiros socorros pediátricos

As crianças, pela sua vivacidade, curiosidade e espontaneidade, são muito suscetíveis a acidentes. E estes acontecem quando menos esperamos.

Sabe como reagir se presenciar uma convulsão febril? Sabe quais são as prioridades nos primeiros socorros à criança com queimaduras? E se a criança se engasgar? Sabe como intervir da forma mais correta?

Primeiros socorros pediátricos é um livro obrigatório para todos os cuidadores de bebés e crianças – pais, avós, profissionais de educação, e não só!

 

José António Silva Coentrão é enfermeiro especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com atividade diária no Serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde. Exerce também funções na ambulância de suporte imediato de vida do Instituto Nacional de Emergência Médica. É fundador e formador da Escola Pediatria, um projeto inovador dedicado exclusivamente à formação certificada na área de pediatria, com atividade em todo o território nacional. Formou centenas de pais, professores, educadores de infância e auxiliares de ação educativa, um processo altamente enriquecedor que permitiu recolher as principais dúvidas, erros e mitos associados à prestação de primeiros socorros em pediatria, transpondo-os para este livro