Férias de verão: 8 atividades para fazer com os mais novos

As desejadas férias de verão chegaram e com elas o dilema de todos os anos: como ocupar o tempo livre dos mais novos? Se está sem ideias sobre o que pode fazer com os seus filhos, continue a ler e aproveite as nossas sugestões para dias de diversão e brincadeiras, em família.

1 - Brincar, brincar e brincar

Brincar em família ajuda a estreitar laços, estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, promove a empatia e proporciona oportunidades para que os pais e as crianças possam passar momentos agradáveis e divertidos juntos. A pensar nisso, partilhamos três jogos para fazer em casa com toda a família!

 Jogo da mímica 

Todos os participantes selecionam uma categoria (filmes, desportos, celebridades, títulos de livros, etc.) e escrevem palavras relacionadas com cada uma das categorias em papéis separados. Depois, à vez, cada um dos participantes retira um papel e tem de mimar essa palavra. O jogador que adivinhar mais rápido vence!

 

 Jogo do STOP! 

Quem nunca jogou ao STOP? Cada jogador precisa de um papel e uma caneta. Dividem o papel em colunas e, em cada uma delas, escrevem categorias como: Nomes, Cidades/Países, Animais, Cores, Objetos, Frutos/Plantas e Personalidades. Em cada ronda será escolhida uma letra, e todos os jogadores devem escrever o mais rápido possível palavras que comecem com a letra sorteada. Quem terminar primeiro, diz alto e bom som: STOP! Inicia-se a contagem: 10 pontos para cada resposta certa; 5 pontos se alguém escrever a mesma palavra que outro jogador; 0 se não escreveu nada. No final, quem tiver mais pontos ganha!

 

 Quem é quem? 

Junte toda a família e vá buscar os álbuns de fotografias antigas. Explorem o álbum e tentem adivinhar quem são os parentes e amigos que aparecem nas fotografias. Ganha quem identificar o maior número de pessoas!

 

2 – Passeio na Natureza

Manter o contacto com a Natureza é uma atividade repleta de benefícios em qualquer idade. Além de apurar os sentidos, permite um crescimento mais saudável, previne problemas de saúde, desenvolve a consciencialização ambiental, promove a criatividade e aumenta a sensação de bem-estar.

A forma mais prática de desfrutar das maravilhas que a Natureza tem para oferecer pode ser com um passeio pelos parques da sua cidade, mas há outras opções. Visitar quintas pedagógicas, planear um piquenique noturno para observar as estrelas, fazer caminhadas ou planear um passeio de bicicleta em família são outras das sugestões que deixamos.

Pode encontrar diversas sugestões de trilhos e roteiros na Natureza no livro Próximo Destino – Portugal.

 

3 – Passatempos e atividades, jogos de lógica e puzzles

Sudokus e outros desafios matemáticos, xadrez, palavras cruzadas, sopas de letras, puzzles ou livros de atividades didáticas são excelentes opções para as férias e contribuem para o desenvolvimento do raciocínio mental.

Há um unicórnio no meu labirinto!Há um dinossauro no meu labirinto!Vamos jogar?Jogos de animais

 

4 – Recordar conteúdos escolares

Um exercício entre um mergulho ou um passeio ajuda a manter alguns conteúdos na memória e a não esquecer o que aprenderam durante o ano letivo.

Se notar que alguns conteúdos necessitam de ser reforçados antes do regresso às aulas, aproveite para investir num livro de apoio escolar com exercícios para praticar essas aprendizagens. Porém, estabeleça uma altura do dia para esse reforço: algo que demore pouco tempo, que sirva apenas para relembrar. Afinal, as crianças também estão de férias!

 

5 – Programas culturais em família

Visitar monumentos e museus, conhecer o passado histórico local e participar em eventos culturais são atividades enriquecedoras que estimulam a curiosidade e ajudam a desenvolver o pensamento crítico e criativo. Sabemos que estes programas nem sempre são a primeira opção dos mais novos, por isso é importante que eles façam parte do processo de escolha. Comece com uma visita virtual e deixe a criança decidir qual o local a visitar.

Partilhamos algumas sugestões de locais com visitas virtuais: Palácio Nacional de SintraMosteiro dos JerónimosPalácio Nacional de MafraTorre dos ClérigosFundação de Serralves.

 

6 – Ler é sempre uma boa opção

Ler é uma excelente atividade em qualquer momento do ano. É ótima para relaxar, desenvolve a criatividade, permite melhorar a escrita e aumentar o vocabulário.

Entre as brincadeiras na areia e um pezinho na piscina, há sempre tempo para uma divertida leitura com os mais pequenos.

 

Sugestões de LIVROS para...

… OS CURIOSOS (ATÉ AOS 3 ANOS)

... OS AVENTUREIROS (3-6 ANOS)

... OS EXPLORADORES (6-12 ANOS)

... OS AUTÊNTICOS (+12 ANOS)

 

7 – Sessões de cinema temáticas

As férias podem ser o momento ideal para incentivar a veia cinéfila. Organize sessões de cinema em família fora dos ambientes habituais. Prepare as almofadas e o lençol e crie uma sala de cinema no jardim ou no parque de estacionamento, recriando uma verdadeira experiência de cinema “drive-in”. Para facilitar a escolha do filme, deixamos-lhe 10 opções que vão agradar a miúdos e graúdos. Só terá de preparar as pipocas.

 

8 – Ponha as mãos na massa

Aproveite para dar descanso aos smartphones e aos tablets e dê espaço à criatividade com a realização de trabalhos manuais. Desafie os mais pequenos a juntarem-se a si para recriarem uma receita de bolachas para o lanche ou umas deliciosas pizzas para o jantar. Podem também fazer colares e pulseiras com missangas ou aprender a fazer origami. E como dica extra: tire muitas fotos das atividades ao longo das férias e façam um livro de recortes com as memórias deste verão.