4 dicas para recordar durante mais tempo os textos lidos
Regra geral, a finalidade das leituras escolares é que os alunos consigam guardar na memória pelo menos o essencial daquilo que leram. Assim, é importante que recorram a estratégias que os ajudem a fixar as principais ideias dos textos, quer sejam informativos, quer sejam literários. E os pais podem ter uma função adjuvante nesse processo, sobretudo se mostrarem aos filhos alguns “truques” que eles podem usar para recordar durante mais tempo os textos lidos.
Regra geral, a finalidade das leituras escolares é que os alunos consigam guardar na memória pelo menos o essencial daquilo que leram. Assim, é importante que recorram a estratégias que os ajudem a fixar as principais ideias dos textos, quer sejam informativos, quer sejam literários. E os pais podem ter uma função adjuvante nesse processo, sobretudo se mostrarem aos filhos alguns “truques” que eles podem usar para recordar durante mais tempo os textos lidos.
Nestas, como noutras situações, é fundamental dar bons exemplos e orientar a criança com serenidade e paciência. Nem sempre é fácil, mas procure mostrar-se entusiasmado e otimista relativamente às leituras escolares do seu filho, transmitindo-lhe a ideia de que aprender é sempre útil e pode ser divertido.
Não encare os momentos em que tem de o ajudar a estudar como uma obrigação penosa, mas como ocasiões importantes para o educar no melhor sentido: dando-lhe orientações e ferramentas para que ele venha a ser cada vez mais autónomo e confiante.
1. Incentive o seu filho a escrever enquanto lê.
Sublinhar partes importantes, escrever comentários e ideias nas margens, tomar notas num caderno ou manter um diário de leitura são hábitos que deve incentivar, pois ajudam a perceber melhor os textos e a recordar o seu conteúdo durante mais tempo. Se possível, cultive esses hábitos também, para dar o exemplo. Não leve as mãos à cabeça porque o seu filho “estragou” um livro rabiscando as suas páginas, pois essa pode ter sido a sua forma de dialogar com o texto, tornando mais significativas e memoráveis as ideias que leu.
2. Ajude-o a esquematizar o conteúdo.
Com um pouco de imaginação e tempo, é sempre possível adaptar o conteúdo dos textos a esquemas com “caixas”, nas quais se podem inserir as ideias-chave, e setas que permitam perceber as relações entre essas ideias. Explique ao seu filho como se pode transformar o conteúdo de um texto numa representação gráfica e depois incentive-o a fazer o mesmo com outros textos, pois essa é uma forma muito eficaz de compreender e interiorizar melhor a informação principal.
3. Peça-lhe que fale sobre o texto.
Ao contar-lhe o assunto do texto e as suas ideias principais, o seu filho terá de recuperar na memória o que leu, reorganizando a informação e tornando-a o foco da sua necessidade de expressão. Isso fará com que as ideias permaneçam na sua mente durante muito mais tempo, porque não foram apenas recebidas passivamente, tornaram-se também ideias que ele quis transmitir, nas quais pensou ativamente.
4. Descubram aplicações práticas para a teoria.
Aplicar, na prática, o conhecimento que adquirimos é a forma mais eficaz de o manter vivo na memória. Se o texto era sobre sobre História de Portugal, uma visita a um monumento ou museu pode ajudar a visualizar melhor e a recordar por mais tempo a informação lida, se esta for relacionada com o que vai sendo observado. Se o texto era sobre Geografia, um passeio ou viagem a um local relevante pode ter o mesmo efeito. Se era literatura, uma adaptação teatral, musical ou cinematográfica da obra também será estimulante nesse sentido. E por aí fora!
Na página da Educação Literária da Porto Editora encontra um conjunto de títulos recomendados pelas Metas Curriculares, e pelo Plano Nacional de Leitura, que são excelentes sugestões para treinar esta recordação dos textos lidos.
Regra geral, a finalidade das leituras escolares é que os alunos consigam guardar na memória pelo menos o essencial daquilo que leram. Assim, é importante que recorram a estratégias que os ajudem a fixar as principais ideias dos textos, quer sejam informativos, quer sejam literários. E os pais podem ter uma função adjuvante nesse processo, sobretudo se mostrarem aos filhos alguns “truques” que eles podem usar para recordar durante mais tempo os textos lidos.
Nestas, como noutras situações, é fundamental dar bons exemplos e orientar a criança com serenidade e paciência. Nem sempre é fácil, mas procure mostrar-se entusiasmado e otimista relativamente às leituras escolares do seu filho, transmitindo-lhe a ideia de que aprender é sempre útil e pode ser divertido.
Não encare os momentos em que tem de o ajudar a estudar como uma obrigação penosa, mas como ocasiões importantes para o educar no melhor sentido: dando-lhe orientações e ferramentas para que ele venha a ser cada vez mais autónomo e confiante.
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1. Incentive o seu filho a escrever enquanto lê.
Sublinhar partes importantes, escrever comentários e ideias nas margens, tomar notas num caderno ou manter um diário de leitura são hábitos que deve incentivar, pois ajudam a perceber melhor os textos e a recordar o seu conteúdo durante mais tempo. Se possível, cultive esses hábitos também, para dar o exemplo. Não leve as mãos à cabeça porque o seu filho “estragou” um livro rabiscando as suas páginas, pois essa pode ter sido a sua forma de dialogar com o texto, tornando mais significativas e memoráveis as ideias que leu.
2. Ajude-o a esquematizar o conteúdo.
Com um pouco de imaginação e tempo, é sempre possível adaptar o conteúdo dos textos a esquemas com “caixas”, nas quais se podem inserir as ideias-chave, e setas que permitam perceber as relações entre essas ideias. Explique ao seu filho como se pode transformar o conteúdo de um texto numa representação gráfica e depois incentive-o a fazer o mesmo com outros textos, pois essa é uma forma muito eficaz de compreender e interiorizar melhor a informação principal.
3. Peça-lhe que fale sobre o texto.
Ao contar-lhe o assunto do texto e as suas ideias principais, o seu filho terá de recuperar na memória o que leu, reorganizando a informação e tornando-a o foco da sua necessidade de expressão. Isso fará com que as ideias permaneçam na sua mente durante muito mais tempo, porque não foram apenas recebidas passivamente, tornaram-se também ideias que ele quis transmitir, nas quais pensou ativamente.
4. Descubram aplicações práticas para a teoria.
Aplicar, na prática, o conhecimento que adquirimos é a forma mais eficaz de o manter vivo na memória. Se o texto era sobre sobre História de Portugal, uma visita a um monumento ou museu pode ajudar a visualizar melhor e a recordar por mais tempo a informação lida, se esta for relacionada com o que vai sendo observado. Se o texto era sobre Geografia, um passeio ou viagem a um local relevante pode ter o mesmo efeito. Se era literatura, uma adaptação teatral, musical ou cinematográfica da obra também será estimulante nesse sentido. E por aí fora!
Na página da Educação Literária da Porto Editora encontra um conjunto de títulos recomendados pelas Metas Curriculares, e pelo Plano Nacional de Leitura, que são excelentes sugestões para treinar esta recordação dos textos lidos.