Resultados da pesquisa para autor "Sara de Almeida Leite"

Sara de Almeida Leite
| Doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português, mestre em Estudos Anglo-Portugueses e licenciada em Línguas e Literaturas modernas, variante de Português e Inglês, Sara Leite é docente do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC Lisboa) e investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado diversos artigos em revistas científicas e é autora de alguns livros sobre gramática, léxico e expressão oral e escrita. É consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e colaborou nos programas radiofónicos Páginas de Português (Antena 2) e Língua de Todos (RDP África).
5 maneiras de levar o seu filho a ler os livros que requisita na biblioteca

5 maneiras de levar o seu filho a ler os livros que requisita na biblioteca

Sara de Almeida Leite
Nos primeiros anos de escolaridade, os professores costumam incentivar os alunos a requisitar livros da biblioteca escolar para lerem em casa. No entanto, em muitas ocasiões os pais apercebem-se de que o livro requisitado fica esquecido na mochila ou é “abandonado” em cima da secretária ou numa prateleira, onde fica à espera do dia da devolução. O que é que os pais podem fazer para que os livros não andem a fazer o circuito escola-casa-escola sem serem lidos pelos filhos?
Socorro! O meu filho só sabe falar calão!

Socorro! O meu filho só sabe falar calão!

Sara de Almeida Leite
Se "ya", "tipo" e "bué" são as palavras que o seu filho mais diz, é natural que sinta alguma apreensão e que já se tenha interrogado sobre a forma como poderá contribuir para ampliar e diversificar o seu vocabulário. Quando os adolescentes revelam dificuldade em abandonar o nível de língua que usam entre si e em empregar uma linguagem mais cuidada e formal, a preocupação dos pais é bem justificada, pois a tendência para abusar do calão pode comprometer o desempenho escolar (e, mais tarde, profissional) dos jovens.