Resultados da pesquisa para autor "Adriana Campos"

Adriana Campos
| Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto, na área da Consulta Psicológica de Jovens e Adultos e mestre em Psicologia Escolar. Detentora da especialidade em Psicologia da Educação e das especialidades avançadas em Necessidades Educativas Especiais e Psicologia Vocacional e de Desenvolvimento da Carreira atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Atualmente desenvolve a sua atividade profissional no Agrupamento de Escolas do padrão da Légua em Matosinhos.
Como gerir a ansiedade do seu filho numa altura de exames

Como gerir a ansiedade do seu filho numa altura de exames

Adriana Campos
| 23-03-2016
No final do 11.º e do 12.º ano, os estudantes que frequentam os cursos científicos e humanísticos têm de realizar obrigatoriamente quatro exames, sendo dois deles após a finalização do 11.º ano e os outros dois após o 12.º. Os resultados são introduzidos numa fórmula e ditarão, em grande parte, o acesso ao Ensino Superior. Resta acrescentar que, embora o peso dado aos exames varie de faculdade para faculdade, a maioria atribuiu-lhes 50%. Um valor tão elevado irá, certamente, contribuir para o aumento da ansiedade neste período.
Exames do 9.º ano: saiba como ajudar o seu filho a gerir este momento

Exames do 9.º ano: saiba como ajudar o seu filho a gerir este momento

Adriana Campos
Tenho constatado que os alunos, ao longo do 3.º Ciclo, de uma forma geral, apresentam um decréscimo de aproveitamento. Quando confrontados com este facto e questionados sobre os motivos, os alunos habitualmente encolhem os ombros e dizem: “este ano baldei-me um bocado” ou “este ano não estudei tanto”. Independentemente das razões apontadas, o certo é que a quebra de aproveitamento é notória, de uma forma geral.