ARTIGOS DA CATEGORIA "Português"

4 dicas para recordar durante mais tempo os textos lidos

4 dicas para recordar durante mais tempo os textos lidos

Sara de Almeida Leite
Regra geral, a finalidade das leituras escolares é que os alunos consigam guardar na memória pelo menos o essencial daquilo que leram. Assim, é importante que recorram a estratégias que os ajudem a fixar as principais ideias dos textos, quer sejam informativos, quer sejam literários. E os pais podem ter uma função adjuvante nesse processo, sobretudo se mostrarem aos filhos alguns “truques” que eles podem usar para recordar durante mais tempo os textos lidos.
5 estratégias de motivação para as leituras obrigatórias

5 estratégias de motivação para as leituras obrigatórias

Sara de Almeida Leite
As leituras obrigatórias são, regra geral, leituras que os alunos não querem fazer. E a falta de motivação, como se sabe, pode ser um entrave à boa compreensão do que se lê, quando não constitui o motivo que impede a própria leitura do texto. Por conseguinte, os pais podem e devem ajudar os seus filhos a encontrarem boas razões para quererem fazer as leituras que lhes são solicitadas pelos professores.
5 formas de ajudar o seu filho a escrever bons textos

5 formas de ajudar o seu filho a escrever bons textos

Sara de Almeida Leite
Desde o início do ano letivo que os alunos dos 1.º e 2.º ciclos têm de redigir composições. Estas permitem diagnosticar e aferir o nível de competências de expressão escrita, mas também treinar e desenvolver essas competências. Porém, mesmo quando têm a oportunidade de relatar as suas experiências de vida e de dar asas à imaginação, as crianças resistem muitas vezes a essa tarefa e nem sempre o resultado é o desejável.
5 maneiras de levar o seu filho a ler os livros que requisita na biblioteca

5 maneiras de levar o seu filho a ler os livros que requisita na biblioteca

Sara de Almeida Leite
Nos primeiros anos de escolaridade, os professores costumam incentivar os alunos a requisitar livros da biblioteca escolar para lerem em casa. No entanto, em muitas ocasiões os pais apercebem-se de que o livro requisitado fica esquecido na mochila ou é “abandonado” em cima da secretária ou numa prateleira, onde fica à espera do dia da devolução. O que é que os pais podem fazer para que os livros não andem a fazer o circuito escola-casa-escola sem serem lidos pelos filhos?