Como melhorar os resultados escolares: a resposta em 7 perguntas
A melhoria dos resultados escolares passa, geralmente, pelo desenvolvimento de estratégias concertadas, em que o envolvimento do aluno na motivação para a melhoria dos seus resultados é uma peça fundamental de um puzzle constituído por muitas peças: do próprio aluno, do contexto familiar e do contexto escolar.
A melhoria dos resultados escolares passa, geralmente, pelo desenvolvimento de estratégias concertadas, em que o envolvimento do aluno na motivação para a melhoria dos seus resultados é uma peça fundamental de um puzzle constituído por muitas peças: do próprio aluno, do contexto familiar e do contexto escolar.
1. O tempo que o seu filho dedica ao estudo é o adequado?
O estabelecimento de um horário de estudo paralelo às atividades escolares e extraescolares revela-se, por vezes, uma importante estratégia na adoção de hábitos de estudo regulares. É importante que o aluno interiorize a importância do estudo regular, mesmo na ausência de trabalhos de casa. Tenha em conta que:
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é importante que este horário de estudo seja feito com o seu filho, para que se envolva na sua realização e lhe faça sentido;
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esteja num local visível, preferencialmente no próprio local de estudo;
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identifique no horário as disciplinas prioritárias (de maior necessidade de estudo);
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contemple, com maior carga de tempo, as disciplinas prioritárias;
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na ausência de trabalhos de casa, sejam escolhidas disciplinas para reforço do estudo;
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o fim de semana deve ser usado no sentido de, igualmente, reforçar o estudo.
2. As disciplinas em que tem maiores dificuldades correspondem àquelas de que gosta menos?
É frequente haver um desinvestimento nas disciplinas em que o nível de interesse é mais baixo. É muito importante ajudar as crianças a lidarem com a frustração e a aprenderem que é nas coisas mais difíceis que precisamos de investir mais. Isto passa por começar o estudo pelas disciplinas em que há mais dificuldades, pois, se deixadas para o fim, o nível de cansaço poderá ser maior e o nível de atenção menor, dificultando a aquisição dos conteúdos. Ao mesmo tempo, os períodos de estudo dedicados a estas disciplinas devem ser maiores, no sentido de “tentar, tentar, até conseguir!”. Este aspeto deve estar muito bem contemplado no horário de estudo.
3. Qual a carga horária dedicada a atividades extraescolares?
As atividades extraescolares do seu filho são ajustadas às suas necessidades e tempo de descanso? Qual é o grau de satisfação para com as mesmas? Discuta com ele as eventuais necessidades de ajustamento destas atividades em prol da necessidade de um maior tempo de estudo.
4. O local de estudo é adequado?
É importante que o local de estudo seja adequado, isento de estímulos exteriores significativos e com o material necessário para o estudo reunido previamente, evitando interrupções constantes da concentração necessária para um estudo eficaz.
5. O que dizem as fichas de avaliação?
Analise sempre com o seu filho as fichas de avaliação, no sentido de compreender os motivos subjacentes aos resultados mais baixos e se se relacionam mais com falta de aquisição dos conteúdos ou com dificuldades de concentração.
Enquanto o seu filho estuda, é natural que surjam dúvidas. Para além dos manuais escolares e materiais fornecidos pelos professores, os livros de apoio escolar são essenciais para consolidar as aprendizagens adquiridas em sala de aula e permitem que os alunos se preparem, autonomamente, para os vários momentos de avaliação.
6. Qual é o grau de satisfação com a escola e com a turma?
Dialogue com o seu filho no sentido de perceber se o contexto da escola e o grupo-turma lhe permitem a tranquilidade emocional para que desenvolva o gosto pelo estudo.
7. Como estão as emoções?
O desempenho cognitivo é fortemente influenciado pelas emoções. Se existirem fatores de ordem emocional que estejam a afetar o seu filho, é fundamental atuar primeiro sobre eles, caso contrário, qualquer estratégia sugerida anteriormente pode revelar-se infrutífera, com prejuízo das dificuldades se agravarem, dado o crescendo no aumento de complexidade das tarefas escolares.
Já levou a cabo todas estas estratégias e os resultados escolares do seu filho são baixos? Tem dúvidas acerca das suas capacidades cognitivas? Neste caso, será importante recorrer a um psicólogo, no sentido de ser realizada uma avaliação especializada que esclareça as suas questões e ajude o seu filho a progredir.
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto e pós-graduada pela mesma instituição, conta com especializações em consulta psicológica e intervenção psicológica com crianças, jovens e adultos. Do seu currículo fazem parte várias formações nos domínios da avaliação cognitiva e da personalidade, orientação vocacional, educação sexual e especialização em igualdade de género. Exerce funções de psicóloga clínica e atualmente colabora com o centro CRIAR, atendendo, sobretudo, casos relacionados com situações de adaptação/mudança de escola, escolhas vocacionais e profissionais, avaliação cognitiva e situações relacionadas com aspetos de personalidade (dificuldades de autoestima, ansiedade, problemas de relacionamento interpessoal e gestão comportamental).
A melhoria dos resultados escolares passa, geralmente, pelo desenvolvimento de estratégias concertadas, em que o envolvimento do aluno na motivação para a melhoria dos seus resultados é uma peça fundamental de um puzzle constituído por muitas peças: do próprio aluno, do contexto familiar e do contexto escolar.
1. O tempo que o seu filho dedica ao estudo é o adequado?
O estabelecimento de um horário de estudo paralelo às atividades escolares e extraescolares revela-se, por vezes, uma importante estratégia na adoção de hábitos de estudo regulares. É importante que o aluno interiorize a importância do estudo regular, mesmo na ausência de trabalhos de casa. Tenha em conta que:
- é importante que este horário de estudo seja feito com o seu filho, para que se envolva na sua realização e lhe faça sentido;
- esteja num local visível, preferencialmente no próprio local de estudo;
- identifique no horário as disciplinas prioritárias (de maior necessidade de estudo);
- contemple, com maior carga de tempo, as disciplinas prioritárias;
- na ausência de trabalhos de casa, sejam escolhidas disciplinas para reforço do estudo;
- o fim de semana deve ser usado no sentido de, igualmente, reforçar o estudo.
2. As disciplinas em que tem maiores dificuldades correspondem àquelas de que gosta menos?
É frequente haver um desinvestimento nas disciplinas em que o nível de interesse é mais baixo. É muito importante ajudar as crianças a lidarem com a frustração e a aprenderem que é nas coisas mais difíceis que precisamos de investir mais. Isto passa por começar o estudo pelas disciplinas em que há mais dificuldades, pois, se deixadas para o fim, o nível de cansaço poderá ser maior e o nível de atenção menor, dificultando a aquisição dos conteúdos. Ao mesmo tempo, os períodos de estudo dedicados a estas disciplinas devem ser maiores, no sentido de “tentar, tentar, até conseguir!”. Este aspeto deve estar muito bem contemplado no horário de estudo.
3. Qual a carga horária dedicada a atividades extraescolares?
As atividades extraescolares do seu filho são ajustadas às suas necessidades e tempo de descanso? Qual é o grau de satisfação para com as mesmas? Discuta com ele as eventuais necessidades de ajustamento destas atividades em prol da necessidade de um maior tempo de estudo.
4. O local de estudo é adequado?
É importante que o local de estudo seja adequado, isento de estímulos exteriores significativos e com o material necessário para o estudo reunido previamente, evitando interrupções constantes da concentração necessária para um estudo eficaz.
5. O que dizem as fichas de avaliação?
Analise sempre com o seu filho as fichas de avaliação, no sentido de compreender os motivos subjacentes aos resultados mais baixos e se se relacionam mais com falta de aquisição dos conteúdos ou com dificuldades de concentração.
Enquanto o seu filho estuda, é natural que surjam dúvidas. Para além dos manuais escolares e materiais fornecidos pelos professores, os livros de apoio escolar são essenciais para consolidar as aprendizagens adquiridas em sala de aula e permitem que os alunos se preparem, autonomamente, para os vários momentos de avaliação.
6. Qual é o grau de satisfação com a escola e com a turma?
Dialogue com o seu filho no sentido de perceber se o contexto da escola e o grupo-turma lhe permitem a tranquilidade emocional para que desenvolva o gosto pelo estudo.
7. Como estão as emoções?
O desempenho cognitivo é fortemente influenciado pelas emoções. Se existirem fatores de ordem emocional que estejam a afetar o seu filho, é fundamental atuar primeiro sobre eles, caso contrário, qualquer estratégia sugerida anteriormente pode revelar-se infrutífera, com prejuízo das dificuldades se agravarem, dado o crescendo no aumento de complexidade das tarefas escolares.
Já levou a cabo todas estas estratégias e os resultados escolares do seu filho são baixos? Tem dúvidas acerca das suas capacidades cognitivas? Neste caso, será importante recorrer a um psicólogo, no sentido de ser realizada uma avaliação especializada que esclareça as suas questões e ajude o seu filho a progredir.