Expressão motora e desporto em idade pré-escolar

A prática de atividades físicas desde cedo é essencial para o desenvolvimento completo das crianças, tanto físico como emocional e social. Jogos e exercícios motores ajudam a melhorar a autoestima, promovem a coordenação e incentivam o gosto pelo movimento – bases importantes para um estilo de vida ativo e saudável no futuro.

A prática regular de desporto, ou de qualquer exercício físico, contribui para o desenvolvimento harmonioso do ser humano, em três domínios de intervenção: a) físico-motor; b) cognitivo; e c) socioemocional.

Em idades pré-escolares é vulgar enquadrar-se este género de atividade no domínio da Expressão Motora. Com efeito, o processo educativo, particularmente nesta faixa etária, deve proporcionar às crianças meios que facilitem a aquisição e o desenvolvimento de diferentes formas de expressividade, melhorando o seu poder de manifestação, expressão e comunicação.

Entrando e compreendendo o mundo das crianças, o adulto deve saber interpretar a sua forma de se expressar e comunicar, a qual inclui gestos, expressões faciais, tom de voz, tipo de olhar, diferentes formas de sorrir e até o seu silêncio e imobilização.

Desenvolver a expressão motora nas crianças é um meio de estimular a aquisição e melhoria de habilidades e destrezas percetivas e de coordenação que lhe permitirão aperfeiçoar as suas capacidades cognitivas e de socialização. Estas aprendizagens podem contribuir para aumentar a autoestima e equilíbrio emocional, proporcionando uma sensação de bem-estar e satisfação pessoal.

Não se tratando, então, de uma prática desportiva organizada, pretende-se proporcionar às crianças a oportunidade de realizarem jogos que lhes permitam desenvolver a sua expressão motora, através da realização de gestos e exercícios psicomotores. Este tipo de expressão motora deve estar sustentado em dois pilares básicos: 1) Técnico – que estimula o conhecimento e a tomada de consciência das possibilidades corporais da criança. Desperta a superação e perseverança na obtenção de um objetivo; 2) Espontaneidade – que desenvolve a criatividade, a libertação, a sensibilidade e a tomada de decisão.

O jogo surge, então, como um meio privilegiado de proporcionar às crianças a prática de exercícios físicos, respeitando a sua natureza. Quando feito em interação com outras crianças, desperta a socialização, respeito pelos outros e espírito de equipa.

A seleção dos jogos obriga a um planeamento meticuloso e adequado à idade e ao desenvolvimento das crianças e a sua aplicação deve respeitar o ritmo e a motivação de cada criança, promovendo a sua desinibição, confiança em si mesma e o gosto pela prática de exercícios físicos, que um dia poderá fortalecer a prática regular de desporto. Quem sabe, um dia, vir a participar nos Jogos Olímpicos!

As sessões devem desenvolver-se em três fases distintas, mas de continuidade: 1) Preparação para a participação nos jogos – aquecimento do corpo e da mente; 2) Participação ativa nos jogos – estímulo e exercitação; 3) Relaxamento e retorno à calma.