Oito dicas para valorizar a escola e os professores junto do seu filho

Compreender a importância da escola é fundamental para incentivar os filhos a valorizarem o ensino e o processo de aprendizagem. Neste artigo, exploramos como os pais podem influenciar positivamente a perceção dos filhos sobre a escola e os professores, destacando a relevância da educação para o seu desenvolvimento.

A forma como encara a escola e os professores pode influenciar a perspetiva que o seu filho tem acerca dos mesmos. Os ideais e os princípios dos pais, como figuras de referência, influenciam significativamente a leitura que os filhos fazem da realidade.

Para poder valorizar a escola, temos de compreender o que ela pode oferecer aos nossos filhos, de forma a influenciar positivamente o seu desenvolvimento social, emocional e académico.

 

Apesar de proporcionar um ambiente favorável à aquisição de conhecimentos, essa não é a função exclusiva da escola.

 

Em que pilares assenta a importância da escola?

A escola é o principal recurso para aceder ao conhecimento em diversas áreas. Será na escola que o seu filho aprenderá a aceder à leitura e à escrita, conhecerá a necessidade do uso da Matemática, estudará História, perceberá a Natureza…

Ao frequentar a escola, o seu filho tem a oportunidade de interagir com crianças da sua faixa etária. Algumas dessas crianças serão apenas colegas de turma, outras poder-se-ão tornar bons colegas ou até amigos para a vida. Se optasse pelo ensino doméstico, ou seja, por um ensino que permite à criança ir à escola apenas para a realização de exames que comprovam a aquisição de conteúdos escolares, mesmo não frequentando o ensino regular, provavelmente teria dificuldades acrescidas no estabelecimento de relações com outras crianças.

Apesar de proporcionar um ambiente favorável à aquisição de conhecimentos, essa não é a função exclusiva da escola. Ao passar, no mínimo, um terço do seu dia na escola, as crianças aprendem muito mais do que os conteúdos curriculares do seu ano de escolaridade.

Além das competências sociais já mencionadas, lidar com o sucesso e a frustração, aprender a cumprir as normas socias, obedecer a horários, respeitar figuras de autoridade, cumprir prazos são outras aptidões que a escola desenvolve no seu filho.

 

Como valorizar a escola junto do seu filho

  • Recorra a referências no quotidiano acerca dos contributos da escola. Por exemplo: ir às compras e fazer contas necessárias, comparar preços e quantidades; visitar museus e confrontar com as aprendizagens de História ou Ciências; ler obras de autores estudados ao longo do ano letivo.
  • O seu filho deve ver em si que aprender é positivo e nada aborrecido. Ser adulto não significa ter de deixar de estudar! Mostre que o que tem aprendido de novo é útil no seu dia a dia e o faz sentir mais capaz. Se estiver a fazer algum curso ou formação, comente com o seu filho e partilhe as aprendizagens de forma positiva.
  • Pergunte como tem corrido a escola. Mostre querer saber as novidades e os problemas relacionados com a escola, sem julgar nem interromper as opiniões do seu filho. Saber ouvir é uma competência que, além de aumentar a empatia, leva a que o se filho perceba que está preocupado e interessado com ele.
  • Vá à escola do seu filho! Participe nas atividades destinadas aos pais: reuniões, formações, festas. É contraditório querer saber o que se passa na escola e não a visitar sempre que surge a oportunidade. Integrar os grupos de pais e conhecer os professores do seu filho transmite uma mensagem de valorização e de reconhecimento da importância da escola.

 

O valor da escola está nos professores!

Um dos maiores cuidados que os pais devem ter, no capítulo da consideração do valor da escola, é a apreciação que fazem dos professores em frente aos filhos.

Sabendo que o professor é o agente promotor do acesso ao conhecimento, da aprendizagem, do sentido crítico e criativo, deve ser valorizado e deve sentir isso por parte dos alunos e respetivos pais. Ele acompanha o seu filho durante a semana e apercebe-se do seu estado emocional, físico e motivacional.

Se, por vezes, não concorda com as atitudes do professor, deve esclarecer o assunto diretamente com o mesmo e não discutir nem ajuizar os atos na presença dos filhos. Isso poderá levar ao distanciamento do seu filho, enquanto aluno, do professor, quebrando uma relação imprescindível para o sucesso escolar e académico.

Como valorizar o professor junto do seu filho:

  • Mostre que está de acordo com as ideias do professor.
  • Marque reuniões com o diretor de turma sempre que necessário.
  • Encare o professor como um aliado na educação do seu filho e mostre isso.
  • Incentive o seu filho a escutar e cumprir as orientações do professor.

Pais e professores devem sempre colocar de parte qualquer tipo de divergência e trabalhar como uma equipa em prol do mesmo resultado: o desenvolvimento das crianças!

 

 SUGESTÃO DE LEITURA 

Através de ferramentas e técnicas de parentalidade consciente, estes livros permitem apoiar o trabalho de professores, terapeutas, psicólogos e pais, ajudando-os a educar crianças mais capazes e confiantes, sem dramas, sem conflitos e com muita conexão!

Educar com MindfulnessComo educar filhos para não serem idiotasO seu filho precisa de siComo aumentar a autoestima das crianças