5 dicas para preparar as férias de verão

As férias escolares estão a chegar, oferecendo a oportunidade perfeita para as crianças relaxarem, brincarem e se divertirem. Para garantir férias inesquecíveis, é essencial planeá-las com antecedência.

1. Converse com os seus filhos

Descubra o que eles querem fazer durante as férias. Preferem atividades ao ar livre, viagens, tempo em família ou algo mais tranquilo? Incentive-os também a criarem uma lista de desejos e atividades que querem (mesmo!) realizar. Isto ajudará a gerir as expectativas e a garantir que as férias sejam agradáveis para todos.

 

2. Organize e planeie

Com base na lista de desejos, comece a planear as atividades:

1) pesquise opções de viagens, passeios, eventos e atividades;

2) faça as reservas com antecedência, para garantir disponibilidade e melhores preços;

3) crie um cronograma flexível que inclua tempo para relaxar, brincar e atividades em família.

 

3. Defina um orçamento

As férias podem ser caras, por isso é importante definir um orçamento e manter-se dentro dele. Não se esqueça de incluir os custos de viagens, alojamento, alimentação, atividades e compras extras necessárias. Envolva os seus filhos neste processo e ensine-lhes sobre a importância de poupar e gerir dinheiro.

 

4. Prepare as crianças para a mudança de rotina

As férias representam uma grande mudança na rotina das crianças, pois deixam de ter a rotina escolar. Ajude-as a adaptarem-se gradualmente à nova rotina. Estabeleça regras básicas, como horários de dormir e acordar, limite de tempo em ecrãs (computador, televisão, telemóvel, entre outros), e mantenha horários regulares para as refeições. Incentive a leitura, a prática de desporto e outras atividades que não envolvam ecrãs.

Sugira também que mantenham contato com colegas da escola: promova encontros ou chamadas de vídeo para que não percam o vínculo social durante as férias. Seja flexível e compreensivo, pois as crianças podem precisar de tempo para se ajustar.

 

5. Relaxe e divirta-se

As férias são um momento de diversão, para relaxar , divertir-se e criar boas memórias em família. Desligue o telefone e o computador, e aproveite o tempo com os seus filhos; façam atividades de que todos gostem, experimentem coisas novas e criem tradições familiares. E, o mais importante, aproveitem as férias ao máximo!

 

As férias de verão são um período relaxante e descontraído, ideal para quebrarmos um pouco as nossas rotinas. Os dias longos permitem mais tempo para brincadeiras e, para muitos, é a oportunidade ideal para colocar as leituras em dia. Conheça algumas sugestões de leitura para todas as idades!

Para as crianças...

Livros infantis e juvenis

 

Para os educadores...

Livros infantis e juvenis