6 razões para oferecer livros às crianças no Natal

É cada vez mais difícil escolher um presente satisfatório para todas as partes: ao nosso gosto, ao gosto da criança, com uma componente ludodidática e para utilização duradoura. Difícil de encontrar? Claro que não. Ofereça livros!

Com o aproximar da época festiva, é fácil sentirmo-nos confusos com todas as opções à nossa disposição no que toca a prendas para crianças. Desde as extravagantes publicidades que se impõem diariamente nos mais diversos canais de comunicação, até às sugestões que nos chegam pelas próprias, fruto, também, do bombardeamento publicitário, é normal que nos sintamos incapazes de escolher o presente ideal: ao nosso gosto, ao gosto da criança, com uma componente ludodidática e para utilização duradoura.

É cada vez mais difícil escolher um presente satisfatório para todas as partes. Quantas vezes já lhe aconteceu oferecer algo muito desejado que, em poucos dias, foi posto de lado ou que ficou aquém das expectativas?

Então, porque não investir numa prenda prática, fácil de adquirir, pouco dispendiosa, educativa e que pode ser partilhada por toda a família?

Difícil de encontrar? Claro que não. Ofereça livros!

 

Eis algumas razões pelas quais deve oferecer livros às crianças:

 1. Aumentam a concentração 

Todas as crianças, desde tenra idade, sentem fascínio por livros, especialmente se forem ilustrados, e nenhuma se nega a sentar-se para os folhear. Se lhes explicar o conteúdo ou contar a história, cuja dimensão deverá naturalmente corresponder à faixa etária, terá, com certeza, uma assistência embevecida. A leitura de livros aumenta, por isso, a concentração.

 

 2. Desenvolvem a compreensão 

Ao descodificarem o que leem e o que observam nas ilustrações, as crianças desenvolvem o pensamento lógico, a compreensão, aprendem a reter informação, gerando um sentimento de autonomia fundamental para um crescimento equilibrado. Os livros promovem, sem dúvida, o desenvolvimento cognitivo.

 

 3. Incentivam a criatividade e a imaginação 

Recheados de aventuras e fantasia, os livros infantis são riquíssimos em histórias que estimulam e exercitam a imaginação.

As crianças fingem ser as personagens e viver as suas aventuras, passeando em universos imaginários ou realidades diferentes da que conhecem, e muitas vezes reproduzem as histórias nas suas brincadeiras. Os livros proporcionam novas experiências, ainda que fictícias, altamente benéficas para o desenvolvimento criativo e artístico.

 

 4. Desenvolvem a fala, o vocabulário e a leitura 

A interpretação do que se ouve ou lê e a expressão de ideias de forma clara e sem erros, quer na oralidade quer na escrita, devem ser trabalhadas desde muito cedo, pois disso dependerão, sem dúvida, as capacidades de comunicação das crianças e o seu sucesso académico.

Ouvir ler e ler desde muito cedo proporcionará o contacto com ideias e situações diversas, transmitidas por vocabulário vasto e enriquecedor, que facilmente e naturalmente fixam.

Para aqueles que já aprenderam a ler, quanto mais lerem, mais ágeis se tornarão na maravilhosa viagem da leitura autónoma, com amplos reflexos na autoestima.

 

 5. Auxiliam na compreensão do mundo 

Uma das atividades que mais promovem a reflexão crítica é a leitura. Ao confrontarem as suas vivências com as histórias que leem, as crianças refletem, necessariamente, sobre si e os outros, questionando, muitas vezes, ideias preconcebidas. Através do contacto com outras realidades e circunstâncias, conseguem organizar o seu mundo de um modo claro, num processo de autoconhecimento que muito contribuirá para que cresçam mais confiantes e seguras.

 

 6. Promovem o conhecimento de sentimentos e emoções  

A inteligência emocional é a base para um desenvolvimento equilibrado. Ter a capacidade de reconhecer, avaliar e lidar com os seus sentimentos e os dos outros é um trabalho contínuo, e os livros são excelentes auxiliares nessa tarefa.

Colocar-se no lugar do outro, viver as suas experiências, experimentar contextos distintos dos seus permitirá que as crianças constatem e aceitem a diferença, tornando-as mais tolerantes e empáticas, o que se revelará altamente benéfico nas suas relações interpessoais.

 

Ler torna, sem dúvida, o mundo num lugar melhor. Faça também parte desse grande projeto. Ofereça livros!

Subscrever Newsletter