5 dicas para ser um Ás nos testes do 3.º Período

Neste final de ano letivo já se começa a sentir o cansaço de alunos, pais e professores. Os últimos testes estão aí à porta e, com o ensino à distância, algumas aprendizagens podem não ter ficado bem consolidadas. É importante não descer as notas. Para terminar o ano letivo com todo o sucesso, basta que o/a seu/sua filho/a siga estas 5 dicas.

1. Planear e organizar

Esta dica é fundamental para todo o ano letivo, mas, muitas vezes, a organização e o planeamento do estudo “vão-se perdendo” ao longo do ano escolar, especialmente, no terceiro e último período.

Manter os cadernos organizados e um horário regular de estudo é fundamental para uma aprendizagem mais eficiente.

 

2. Menos é mais!

Aumentar o tempo de estudo no final do ano letivo, em que já há algum cansaço acumulado, não leva a um aumento de rendimento escolar. O nível de concentração desce exponencialmente à medida que o tempo de estudo aumenta, por isso é preferível estudar menos tempo de forma mais consistente para obter melhores resultados.

 

3. Usar apoios visuais e tecnológicos

Fazer esquemas com cores diferentes pode ajudar a memorizar mais facilmente.

Também é muito importante recorrer ao apoio de vídeos para compreender melhor alguns temas que possam parecer mais complexos. Mas, neste caso, é importante garantir que a fonte é segura e credível. Na Escola Virtual existem recursos interativos rigorosos sobre todos os conteúdos.

Vídeo "Como viviam as sociedades recoletoras?", disponível na Escola Virtual.

 

4. Estudar de forma mais lúdica

Optar por formas mais lúdicas de testar os conhecimentos pode ser uma forma divertida de estudar. E os quizzes são uma boa opção.

A coleção Perguntas e respostas para tirar 100% nas Fichas de Avaliação permite fazer essa verificação de forma mais leve e descontraída, através de perguntas sobre os conteúdos escolares de cada ano letivo. Com o apoio de um familiar, colega, ou mesmo sozinho/a,  o/a seu/sua filho/a pode testar as aprendizagens como se de um jogo se tratasse. É também uma excelente opção para recuperar as aprendizagens do ano letivo anterior durante o período de férias.

 

 

5. Descontrair no dia do teste

Não estudar no dia do teste, dormir bem na noite anterior e pensar positivo! São conselhos fundamentais para a criança se sentir confiante e ser um Ás nas avaliações do 3.° Período!