Parentalidade: 16 livros que todos os pais deveriam ler

Fica com os nervos em franja com as atitudes do seu filho adolescente? Sabe quando dizer não? Devemos elogiar ou castigar? Sabe como gerir a chegada de um novo irmão? O que é normal em cada idade?

A parentalidade não é uma tarefa fácil e ninguém nos dá a fórmula mágica quando nos tornamos pais. Não importa se é o primeiro ou o terceiro filho – os pais nunca sabem se estão a agir corretamente.

Pensando nisso, selecionámos 16 livros que partilham alguns métodos, ferramentas e estratégias de coaching familiar para lidar com os desafios diários na educação de crianças e adolescentes.

 

 Para lidar com os desafios diários 

Para a maioria dos pais, as 19:00 não são o fim da tarde, são o começo do segundo turno.

A educação dos filhos é um trabalho a tempo inteiro e ninguém nos dá a fórmula mágica nem um manual que nos ensine a lidar com os desafios diários, como as birras, o sono e as refeições.

Através de ferramentas e técnicas de parentalidade consciente, estes livros permitem apoiar o trabalho de professores de educação especial e do ensino regular, bem como de terapeutas, psicólogos ou pais, ajudando-os a educar crianças mais capazes e confiantes, sem dramas, sem conflitos e com muita conexão!

Educar com MindfulnessEducar com mindfulness na adolescênciaFerramentas de Coaching EducativoPais em Hora de Ponta

 

 Para cuidar dos mais pequenos 

Sabe como reagir se presenciar uma convulsão febril? O seu bebé tem dificuldade em adormecer? Sabe como gerir a chegada de um novo irmão?

Ser mãe ou pai é das experiências mais gratificantes, mas pode também ser extenuante, frustrante e, por vezes, suscitar dúvidas em relação às melhores opções.

Nestes livros, encontrará técnicas e estratégias para compreender melhor as necessidades do seu filho e as respostas às principais dúvidas dos primeiros anos de vida da criança.

O sono do meu bebéPrimeiros socorros pediátricosSocorro! O meu bebé não dormeSOS PAIS

 

 Para cuidar de si 

Segundo Kristin Neff, especialista mundial na área da autocompaixão, as pessoas que lidam melhor com os fracassos são mais felizes do que aquelas que se julgam e avaliam permanentemente.

Para todos os pais e educadores que se sentem sobrecarregados por tudo aquilo que têm de fazer e que, ainda assim, temem não fazer o “suficiente”, partilhámos alguns livros para ajudar a minimizar o stress, a combater a fadiga e a libertar-se de sentimentos de insegurança, culpa e frustração.

É OK não estar OKBurnoutAutocompaixãoCura-te

 

 Para toda a família 

Melhores pais, melhores filhos, melhores companheiros. Sermos melhores não significa sermos perfeitos.

Estes livros ajudarão todos os membros da família a refletirem sobre comportamentos, aprofundando a conexão, o diálogo e a cumplicidade. Descubra os segredos que o farão viver mais em família!

Como aumentar a autoestima das criançasFamílias Felizes Sem SegredosO seu filho precisa de siCaderno da Família Feliz