8 atividades (dentro e fora de casa) para as férias de Natal

O Natal é a altura do ano mais aguardada pelas crianças, que, desde cedo, iniciam a contagem decrescente para o grande dia. Para tornar esta efeméride ainda mais especial, reunimos algumas ideias e atividades para fazer em família.

O que fazer em casa?

 1  Jogar em família

Jogar em família ajuda a estreitar laços, a criar memórias e proporciona oportunidades para que os pais e as crianças possam passar momentos agradáveis e divertidos juntos.

Desde os jogos de tabuleiro aos mais tradicionais, todos eles proporcionam momentos de descontração e diversão. Para este Natal, partilhamos algumas sugestões de jogos que vão animar a noite em família.

Divertidos Jogos de Família para Miúdos desafiarem GraúdosVamos jogar?O divertido jogo de NatalO Novelo de Emoções - Jogo de Tabuleiro

 

 

 2  Sessão de cinema no sofá

Nesta época do ano não podem faltar sessões de cinema no sofá! Existem alguns clássicos adequados para toda a família, mas o filme Sozinho em casa já é uma tradição de Natal. Antes de verem o filme, espreitem o livro, que permitirá dar asas ao imaginário dos mais novos.

 

 

 3  Fazer uma receita de Natal

O Natal é sinónimo de receitas deliciosas, e desde cedo os mais novos podem ajudar na cozinha.

Deixe os seus filhos participarem na confeção de doces simples e típicos da quadra. Para este momento, partilhamos uma receita de deliciosas bolachas.

 VER RECEITA 

 

Explore também outras receitas...

Sabores da épocaDocesReceitas Saudáveis para toda a FamíliaRamsay em 10 minutos

 

 

 4  Fomentar a solidariedade 

Crianças e jovens generosos são, no futuro, cidadãos mais humanos e cientes das responsabilidades para com os outros. Aproveite este tempo em família para promover pequenos gestos de generosidade e cuidado com o outro, o meio ambiente e os animais.

  • Doe brinquedos e roupa a uma instituição

Envolva a sua criança neste processo. Pesquise com ela instituições de caridade (como, por exemplo, a Lisboa Acolhe, a Cruz Vermelha Portuguesa ou a Humana Portugal) e deixe que ela decida quais dos seus brinquedos e roupa quer doar. Preparem todos os bens e reservem uma tarde para fazerem esta doação pessoalmente.

  • Apadrinhe um animal

Esta prática é feita por várias associações, como a MIDAS, a Associação Animais sem Fronteiras ou a Associação Animais de Rua, podendo ser uma excelente atividade para desenvolver o cuidado e respeito pelos animais.

  • Limpeza de florestas e praias

Participe em limpezas de florestas, praias ou rios. Muitas vezes, associações locais organizam estas ações, mas pode também fazê-lo, de forma mais informal, em família ou com amigos.

 

 

 5   Recordar os momentos mais importantes do ano

Os últimos dias do ano são a altura ideal para recordar os momentos mais relevantes de 2022. Num caderno em branco, incentive as crianças a desenharem, escreverem ou colarem fotografias e recortes de jornais dos momentos que as marcaram este ano.

Para além de incentivar à escrita, tão importante nesta era de comunicação digital, é uma excelente recordação!

 

 

 6  Hora do conto

Se sente que os seus pequenos têm alguma relutância em ler, porque não começar a ler-lhes histórias? 

Eu, Pedro Palito

Pedro é um rapaz de 11 anos que frequenta o 6.º ano numa escola atormentada pelas agressões constantes de um grupo temível a que ele chama Os Simonetos.

Magro e franzino, mas muito corajoso, não se deixa intimidar facilmente e vai usando a sua inteligência para enfrentar as situações mais complicadas e resolver os problemas que vão surgindo.

Felizmente, conta com a solidariedade dos seus melhores amigos, a Jô, o Jorge e a Ema, com quem descobre novas formas de olhar a vida e partilha muitos dos seus fracassos e vitórias.

Comprar livro >>

 

 

 

O Estranhão – Olha quem veio para o jantar!

Fred está fechado em casa, para escapar ao vírus que mudou o mundo, e, mesmo assim, vive aventuras perigosas quase sem sair do sítio. Além disso, arrisca-se a ser cortado ao meio num truque complicado de ilusionismo, chega à Cidade Invisível, que ninguém alcança, e está convencido de que vê gente morta, o que o leva ao coração de mais uma história de terror. E ele que só queria ter uma vida normal, sem sobressaltos... Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?

Imaginação sem limites e muito humor na coleção mais estranhamente divertida de Álvaro Magalhães.

Comprar livro >>

 

 

Onde ir com toda a família?

 7  Ver iluminações de Natal

Nesta altura do ano, são muitas as localidades que enfeitam as ruas com luzes coloridas e árvores de Natal gigantes. Para crianças ou jovens, as luzes de Natal são sempre um espetáculo mágico. Espreite as nossas sugestões de autênticas cidades de Natal!

  • Árvore de Natal gigante (Valongo) – Já imaginou uma árvore com 55 metros de altura? Esta é a maior árvore de Natal do país e está instalada no Parque Urbano de Ermesinde. Mas os motivos para se deslocar até ao concelho de Valongo não ficam por aqui. Além da árvore gigante, visite também as Aldeias Natal que criam o ambiente perfeito para as famílias, com a Casa Mágica do Pai Natal e os duendes. Há também espetáculos de dança, teatro, concertos, ateliers de artes e carrosséis.
  • Águeda é Natal (Águeda) – O “Maior Pai Natal do Mundo” é já uma marca natalícia de Águeda, e este ano volta a ter a companhia de um pequeno, muito pequeno, Pai Natal: é apenas observável ao microscópio.
  • Palácio de Natal (Porto) – Este ano, as portas dos Jardins do Palácio de Cristal vão estar abertas para momentos de muita diversão! Ao deambular por aquele que é um dos espaços verdes mais bonitos da cidade do Porto, pode encontrar várias atrações, tais como: Tenda de Neve, Tenda de Cristal, Mercado de Natal, Casa do Pai Natal e concertos gratuitos.
  • Cascais Christmas Village ( Cascais) – De 30 de novembro a 1 de janeiro de 2023, o Parque Marechal Carmona, irá transformar-se na Cascais Christmas Village, com a temática “Jardim Mágico”. Este será o espaço do Natal de 2022 e no qual serão recriados diversos ambientes natalícios, cruzando o universo do Pai Natal com o imaginário de todos os visitantes.

 

 

 8  Visitar vilas e mercados de Natal

As luzes de Natal, o cheiro a chocolate quente, o encontro com o Pai Natal e as rodas gigantes. Quem não gosta de visitar um mercado de Natal?

  • Wonderland (Lisboa) – O evento natalício mais popular de Lisboa está de volta ao Parque Eduardo VII, até 2 de janeiro. Além de animação itinerante e do habitual mercado de Natal, a programação conta com carrosséis, a famosa roda gigante com visão de 360º e pista de gelo.
  • Óbidos Vila Natal (Óbidos) – Uma das “vilas” de Natal mais conhecidas do país está aberta ao público de 30 de novembro a 31 de dezembro. A edição deste ano tem um programa recheado de diversões para uma verdadeira festa em família: pista de gelo, roda gigante, air bungee, comboios, trampolins… sem esquecer a neve artificial e as banquinhas com doces, chocolates e ginjinhas.
  • Perlim (Santa Maria da Feira) – O mais original parque temático de Natal do país volta a invadir Santa Maria da Feira até 30 de dezembro! Para além de concertos, espetáculos e muita música, o slide e o arvorismo estão à disposição dos mais aventureiros.
  • Reino do Natal (Sintra) – Até 23 de dezembro, o Parque da Liberdade é a casa de fadas, duendes, bonecos de neve e renas, proporcionando a todos os visitantes momentos inesquecíveis.