5 dicas para preparar os momentos de avaliação

Os bons resultados escolares dependem, entre outros aspetos, do envolvimento do aluno e da sua motivação para os alcançar. Planeamento, estratégia e uma boa organização do estudo transmitirão segurança, ajudarão a diminuir a ansiedade, antes e durante os testes, e aumentarão a confiança dos alunos.

Conheça as nossas dicas para ajudar o seu educando a organizar o estudo e a preparar os momentos de avaliação que se aproximam.

1. Estar atento às aulas

Evitar conversas paralelas que desviem a atenção, estar concentrado e fazer perguntas sempre que não compreenda algum conteúdo é extremamente importante para que as dúvidas não persistam.

2. Definir um horário de estudo

Construir um horário de estudo paralelo às atividades escolares permite fazer uma boa gestão do tempo e do conteúdo. Na verdade, pode ser bem mais eficiente e levar a melhores resultados. O estudo aleatório causa desconcentração, uma vez que não se segue uma rotina. Nesse horário, é importante atribuir mais tempo às disciplinas em que o aluno tem mais dificuldade.

3. Estudar num ambiente organizado e sossegado

Organizar o local de estudo é fundamental. Ter tudo espalhado pode atrapalhar a concentração e há o risco de perder tempo a procurar coisas que estão no meio da confusão. Por isso, convém deixar tudo o que vai ser necessário organizado e separado: livros, cadernos, canetas, computador, e verificar se o local de estudo está livre de estímulos exteriores que impeçam a concentração e um estudo eficaz.

4. Fazer resumos

Ler, apenas, pode não ser uma estratégia de estudo muito eficaz, pois nem tudo o que lemos fica gravado na nossa memória. É importante escrever o resumo do que lemos: escrever à mão exige mais esforço e concentração, ajudando no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do cérebro.

Ao elaborar os resumos, é também importante destacar as informações mais relevantes: utilizar canetas fluorescentes para sublinhar é uma ótima estratégia. As notas aderentes também são uma ferramenta útil para assinalar as páginas que se pretende consultar mais tarde rapidamente.

5. Praticar diariamente

Praticar de forma eficiente, de acordo com as necessidades específicas de cada aluno, pode fazer a diferença. Optar por livros de apoio escolar que sejam direcionados para as disciplinas em que os alunos têm mais dificuldades, deixar que pratiquem de forma autónoma e depois confrontem as suas respostas com as soluções do livro permitirá consolidar as aprendizagens e ultrapassar as dificuldades que possam sentir.

 

Estudar deve ser uma tarefa diária e não apenas para os testes. Os livros do apoio escolar são uma excelente ajuda para praticar durante todo o ano. Conheça as nossas sugestões de livros para que o seu filho se prepare, autonomamente, para as fichas de avaliação que se aproximam.

 

1.o ciclo 

A coleção Fichas de avaliação permite aos encarregados de educação perceberem atempadamente o nível de preparação dos seus educandos, através de fichas-modelo de tipologia semelhante às dos momentos de avaliação.               

Fichas de avaliação - 1.º AnoFichas de avaliação - 2.º AnoFichas de avaliação - 3.º AnoFichas de avaliação - 4.º Ano

 

2.o ciclo 

Vou tirar 100% – Cadernos de Revisão é uma coleção que alia a revisão teórica e a prática, acompanhando os alunos ao longo do ano letivo e nos períodos de férias.

Vou tirar 100% - 5.º AnoVou tirar 100% - 6.º Ano

 

3.o ciclo 

Testes? Estou preparado! orienta os alunos na preparação autónoma dos momentos de avaliação de forma prática, apelativa e motivadora. Com estes livros, os alunos podem:

  • rever as matérias estudadas nas aulas;
  • aprender “como se faz” através de exercícios-modelo;
  • realizar testes-modelo e verificar se estão preparados.

Testes? Estou preparado! - Matemática - 7.º anoTestes? Estou preparado! - Físico-Química - 8.º anoTestes? Estou preparado! - Português - 9.º ano

 

Ensino Secundário  

Desenvolvida para apoiar os alunos no estudo de cada disciplina, a coleção Guias de Estudo orienta-os na aquisição de conhecimentos e na prática das diversas tipologias de questões, preparando-os para os momentos de avaliação.

Guia de Estudo - Matemática A - 10.º AnoGuia de Estudo - Filosofia - 10.º AnoGuia de Estudo - Biologia e Geologia - 10.º anoGuia de Estudo - Português - 11.º Ano