Como gerir a ansiedade dos alunos antes e durante os testes

Com o aproximar das primeiras avaliações é importante que os alunos O problema surge quando os níveis de ansiedade são muito elevados e interferem na e com a realização da tarefa de forma negativa, neste caso, nos testes.

A ansiedade poderá ser considerada positiva no sentido em que, geralmente, motiva e ajuda a realizar melhor as tarefas. É uma resposta emocional de adaptação, antecipadora e normal perante situações cujos resultados desconhecemos. O problema surge quando os níveis de ansiedade são muito elevados e interferem na realização da tarefa de forma negativa, neste caso, nos testes. Vamos, assim, dar sugestões para a gestão adequada desta ansiedade antes e durante os testes.

 

Antes dos testes

Num primeiro momento, a palavra de ordem é organização. Para isso é imprescindível fazer um horário de estudo semanal, que contemple todas as disciplinas, independentemente de ter ou não testes e as atividades de tempos livres que saiba, antecipadamente, que vai ocupar. Deve ser um horário realista e passível de ser cumprido.

A seguir é a planificação. Para esta ser eficaz é necessário:

  • ter todo o material de que vai necessitar num sítio acessível (mesa/secretária);
  • listar a matéria que sai no teste;
  • distribuí-la pelos dias que faltam para o teste - pelo menos cinco ou seis dias antes. Esta distribuição deve ser o mais realista possível, dado que não se podem descurar as outras disciplinas;
  • em cada dia começar por fazer uma breve revisão e depois estudar novos objetivos. No final, responder a questões sobre o que estudou. Se for necessário, voltar a estudar ou colocar as dúvidas ao professor;
  • no último dia, fazer uma revisão de toda a matéria, responder a questões por escrito ou oralmente, para efetuar a autoavaliação e se necessário estudar melhor determinadas matérias.

Quanto ao local de estudo, este deve ser arejado, com luz natural e, de preferência, junto a uma mesa ou secretária, com temperatura adequada, sem ruídos incomodativos, assim como sem distratores como TV, telemóvel, etc. Deve sentar-se numa cadeira confortável mas não na cama ou no sofá.

A seguir as palavras de ordem são atenção e concentração.

Começar por identificar os objetivos mais importantes e selecionar por onde começar a estudar. O tempo seguido de estudo deve situar-se entre os 20 e os 40 minutos (o tempo depende da idade e do ano de escolaridade). Fazer um breve intervalo (cerca de 10 minutos) e retomar de novo. Durante o tempo de estudo não permitir interrupções, deve focar-se ao máximo no que está a fazer. No intervalo poderá fazer qualquer atividade que não seja muito interessante e que não exceda o tempo estipulado para o descanso. Se necessário, reajustar o horário, para que seja o mais exequível possível.

 

Dia do teste

No dia do teste, não estudar, isto só faz com que a ansiedade aumente e, quando isso acontece, parece que tudo o que estudámos foi em vão, não nos lembramos de nada, o que, por sua vez, vai aumentar ainda mais a ansiedade. É também importante:

  • chegar a horas às aulas, não faltar às aulas anteriores para estudar;
  • ouvir com muita atenção as indicações do professor e ler o teste todo, rapidamente, antes de começar a responder;
  • se tiver dúvidas e se o(a) professor(a) autorizar, colocá-las;
  • começar pelas perguntas mais fáceis e só depois as mais difíceis;
  • pensar sempre que se é capaz, que se está muito bem preparado(a) e que por isso não há nada a temer;
  • antes de responder às questões de desenvolvimento fazer um pequeno esquema para se responder a tudo o que é perguntado. Para isso, ler com muita atenção toda a pergunta;
  • controlar o tempo para poder responder a tudo sem pressas ou aflições.

Após terminar o teste, voltar a lê-lo e fazer as correções que forem consideradas pertinentes.

 

Para diminuir a ansiedade é importante que o aluno se sinta preparado para a tarefa. Conheça as nossas sugestões de apoio escolar para começar agora a preparar os testes e garantir bons resultados.

1.º Ciclo

Fichas de Avaliação - 1.º Ano Fichas de Avaliação - 2.º Ano Fichas de Avaliação - 3.º Ano Fichas de Avaliação - 4.º Ano

 

2.º e 3.º Ciclos

Testes? Estou preparado! - Português - 5.º ano Testes? Estou preparado! - Inglês - 6.º ano Testes? Estou preparado! - Físico-Química - 7.º ano Testes? Estou preparado! - Matemática - 8.º ano Testes? Estou preparado! - Ciências Naturais - 9.º ano

Conheça toda a coleção Testes Estou Preparado!

Ensino Secundário

Guia de Estudo - Filosofia - 10.º Ano Guia de Estudo - Biologia e Geologia - 10.º ano Guia de Estudo - Matemática A - 11.º Ano Guia de Estudo - Português - 11.º Ano