Água ou refrigerantes? A resposta parece fácil...

Beber água é essencial para que todo o organismo funcione de forma correta. Garantir uma boa hidratação não passa, apenas, por ingerir água, mas serão os refrigerantes um bom complemento?

Cerca de 52% a 66% (dados do Instituto Hidratação e Saúde) do peso corporal é constituído por água, embora a distribuição da água corporal dependa de vários fatores, nomeadamente a idade, o sexo e a quantidade de gordura corporal (isto é, quanto maior for a gordura corporal, menor será a distribuição da água). Assim, a hidratação é fundamental para garantir que todo o organismo funciona de forma correta.

As principais funções da água no organismo incluem o transporte de nutrientes para as células, a excreção através dos rins de substâncias resultantes do metabolismo, a regulação da temperatura corporal e ainda participa na maioria das reações enzimáticas que ocorrem constantemente no organismo.

Deve ter em atenção se o seu filho tem uma boa hidratação diária, uma vez que as necessidades hídricas variam não só com a idade (a percentagem de água corporal vai diminuindo com a idade), mas também com o sexo (as mulheres, normalmente, necessitam de menor percentagem de água, uma vez que possuem maior quantidade de gordura corporal).

A temperatura ambiente, a alimentação e a atividade física também influenciam as necessidades de hidratação. Quando está mais calor ou mais humidade, a taxa de transpiração é maior, logo é necessário beber mais água para recuperar as perdas hídricas. Uma alimentação desequilibrada no teor de sal favorece o aparecimento de sede, assim, precisamos de mais água.

Por estas razões, devemos ter em consideração a idade e o sexo das crianças/adolescentes para podermos ajustar da melhor forma a quantidade de água que deve ser garantida.

 

Ingestão recomendada de água proveniente de bebidas (litro/dia) *

% Consumo água necessária para os jovens

* Valores de referência aproximados recomendados para indivíduos saudáveis. Os valores mais adequados para cada pessoa dependem de vários fatores (atividade física, temperatura ambiente, situações de doença, entre outros).

Fonte: Instituto Hidratação e Saúde

 

Situações que podem alterar a quantidade de líquidos que o seu filho deve beber ao longo do dia:

  • Atividade física

Se for dia de Educação Física ou de alguma atividade extracurricular que exija um gasto energético superior, coloque na mochila do seu filho mais do que uma garrafa de água. Evite refrigerantes e néctares com elevado teor de açúcar.

  • Cor da urina

A cor da urina escura e com odor intenso é um sinal de que a hidratação não tem sido a suficiente.

  • Época de exames

A época de exames é, por si só, um momento de maior desgaste, tanto a nível físico como mental, o que promove um aumento das necessidades energéticas e hídricas dos alunos (saiba mais em Cuidados com a alimentação na altura dos exames: 5 regras de ouro).

 

Água ou refrigerantes?

Garantir uma boa hidratação não passa, apenas, por ingerir água. Existem algumas bebidas no mercado que contêm grandes percentagens de água, mas possuem, igualmente, açúcares (por exemplo, bebidas desportivas e refrigerantes).

Embora esteja comprovado que refrigerantes como colas ou sumos, com concentrações de açúcar superiores a 10%, não influenciam a quantidade de água absorvida, a velocidade de absorção é diminuída, para além do efeito nocivo que o excesso de açúcar provoca.

Deste modo, os refrigerantes hidratam, sim, mas não são substitutos da água.

 

Dicas práticas:

  • Coloque na mochila do seu filho uma ou duas garrafas de água de pelo menos de 0,5L, de acordo com a idade. Aumente esse volume, caso existam atividades físicas nesse dia. Garanta que, no final do dia, elas regressam vazias.
  • Faça pressão na escola do seu filho para que existam bebedouros disponíveis, principalmente perto das zonas onde se pratica desporto (campos de futebol, basquetebol, andebol, pavilhões desportivos, etc.).
  • Desafie o seu filho. Faça um jogo em que todos os dias, caso o consumo de água seja atingido por parte dos dois, organizam uma atividade lúdica de interesse para ambos.

 

Uma alimentação equilibrada influencia as necessidades de hidratação. Conheça algumas receitas para toda a família!

Receitas Saudáveis para toda a FamíliaReceitas Saudáveis