back-to-top

Explore o mundo digital com emoção!

O mundo digital é infinito e apelativo, e as suas maravilhas fascinam os alunos cada vez mais cedo, mas há perigos a que devem estar atentos. Com o emoTICon, conduza os seus alunos nesta jornada emocionante pelo desenvolvimento da literacia digital, incentivando a adoção de práticas responsáveis na utilização das novas tecnologias.

Apresentação online do projeto

Conheça em detalhe os componentes e recursos pedagógicos

Autores

Trabalho colaborativo: da planificação à criação de um sítio

Carmen Figueira

Professora do Ensino Básico e Secundário, desde 1993, é licenciada em Matemática Aplicada – Ramo de Ciência de Computadores, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Realizou a profissionalização em serviço na Escola Superior de Educação do Porto. É mestre em Educação Multimédia, também pela FCUP, com a tese “A escola na sociedade de informação: blended-learning – uma experiência no Ensino Secundário”.
Foi delegada acompanhante à Profissionalização em Serviço, diretora do Curso Profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e, atualmente, é coordenadora do Departamento de Informática e Tecnologias e responsável pelo Clube de Programação e Robótica, no Agrupamento em que leciona.
É formadora de professores nas áreas das Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática) e Multimédia, desde 2002.
Coautora dos livros "Moodle – Criação e Gestão de cursos online", da FCA-Editora de Informática, 2009, e "e-learning: o estado da arte", editado pela Sociedade Portuguesa de Física – SoftCiências, 2004.

César Ferreira

Professor do Ensino Básico e Secundário, desde 1996, é licenciado em Engenharia de Sistemas Informáticos pela Universidade do Minho (UM). Realizou a profissionalização em serviço na Escola Superior de Educação do Porto. É mestre em Educação Multimédia, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), com a tese “Desenho e Concepção de Sistema para a Criação, Avaliação e Gestão de Portfolios Digitais Institucionais”.
É certificado em Microsoft MCSA: Web Applications (Exam 480: Programming in HTML5 with Javascript and CSS3; Exam 486: Developing ASP.NET MVC Web Applications).
É formador de professores nas áreas das Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática), desde 2007.
Foi colaborador e formador de Informática na Universidade Sénior Rotary de Valongo, entre 2012 a 2017.

Gustavo de Carvalho

Professor do Ensino Básico e Secundário, desde 2020, é licenciado em Multimédia pelo Instituto Politécnico de Bragança. É mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação e Formação, também pelo Instituto Politécnico de Bragança, com a dissertação “Criação e exploração de atividades interativas multimédia com um aluno portador da síndrome de Down” e artigo científico na revista: Estudios e Investigación en Psicología y Educación. É mestre em Ensino de Informática, pela Universidade de TrásosMontes e Alto Douro, com a dissertação “As TIC no ensino profissional: a utilização da plataforma MIT APP Inventor no processo de ensino de programação”.
É formador em Cursos Profissionais de Sistema de Aprendizagem para Jovens, desde 2009.
É formador de Professores nas áreas de Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática e Meios Audiovisuais), desde 2015.
Foi consultor pedagógico, de 2015 a 2018.
Trabalha em fotografia e imagem, desde 1999.